Laser Fracionado Ablativo
É o tipo de laser mais indicado para o tratamento do envelhecimento.
Dizemos que um laser é fracionado, porque ele mistura numa mesma pequena área, partes da pele tratadas e partes da pele preservadas. A vantagem disso é que conseguimos dar meios para que a pele se recupere de forma mais rápida, com muito menos risco de efeitos adversos. A área sã também vai melhorar, devido ao calor gerado.
O nome ablativo significa que a epiderme, camada mais superficial da pele, é removida.
É um laser que trata então a profundidade, e também a parte superficial. O laser atua na superfície da pele tratando manchas, poros, cicatrizes e imperfeições. Na profundidade vai gerar um estímulo à neocolagênese, ou seja, síntese de um novo colágeno.
Quais as principais indicações?
- Rejuvenescimento: rugas, manchas e flacidez
- Cicatrizes de acne
- Outros tipos de cicatrizes
- Estrias
Quais os cuidados antes da realização do laser?
- Não pegar sol
- Utilização de cremes que preparam a pele e evitam complicações, de preferência por 15 dias
- Profilaxia para herpes simples. Mesmo quem nunca teve herpes, pode ter o vírus e ter uma crise desencadeada pelo laser.
Quantas sessões são necessárias?
Vai depender da intensidade que optarmos por fazer. Podemos fazer mais sessões de forma mais branda para evitar complicações em cidades muito quentes ou com hábitos de vida ao ar livre, como o Rio de Janeiro.
Vai depender também do que estamos tratando. Para rejuvenescimento, o número de sessões pode variar de 1 a 3. Para cicatrizes de acne e estrias, às vezes são necessárias acima de 5 sessões.
O laser fracionado ablativo dói?
Na hora, a aplicação é bem tolerável. Porém imediatamente após, a pele fica com bastante ardência, que dura em torno de 2 horas. Para aliviar a ardência utilizamos um aparelho para resfriar a pele durante a sessão e máscaras calmantes logo em seguida. É possível também, colocar o paciente no multiwaves, outro aparelho, que ajuda a acalmar a pele.
Como fica a pele após o laser ablativo?
Na hora fica vermelha. Essa vermelhidão dura de 3 a 7 dias. Pode ocorrer inchaço e ficam visíveis na pele pontos como se fossem carimbos ou grãos de areia escuros.
Que cuidados preciso tomar após o laser ablativo?
- Não pegar sol
- Usar filtro solar
- Aplicar os cremes calmantes prescritos
- Compressas frias podem ser feitas somente após 12 horas. Quando realizadas na tentativa de amenizar a ardência imediata, geram piora. O alívio imediato pode ser feito com vento ou ar gelado, mas não com água.
Os resultados com laser ablativo são excelentes, mas como demandam um tempo de recuperação, nem todos os pacientes conseguem interromper suas atividades. Nesse caso, sugerimos o Laser Fracionado Não Ablativo ou o Endymed. As 3 tecnologias podem ser combinadas entre si, gerando um resultado muito superior.