Apesar de algumas pessoas não saberem disso, existem vários tipos de urticárias e, apesar de serem bem parecidas, as suas causas podem divergir bastante.

Quem diria, por exemplo, que existe uma urticária que acontece por causa dos exercícios físicos? Porém, é a verdade e ela se chama urticária colinérgica, sendo motivo para que muitos esportistas profissionais e amadores levem alguns sustos.

O incômodo que ela causa na pele, entretanto, pode ser bem desagradável, em alguns casos, sendo obrigatório buscar atendimento em clínicas de alergia e dermatologia.

A seguir, todas as explicações sobre esse tipo bem peculiar de urticária e algumas instruções sobre como praticar esportes com mais tranquilidade e sem correr o risco de ficar com a pele cheia de vergões inchados.

O que é urticária colinérgica?

É um dos vários tipos de urticária que existem. É classificada como uma urticária física. Ela é desencadeada pela prática de atividades físicas e nem é preciso que seja exercício em academia: qualquer esforço físico mais vigoroso pode fazer com que essa urticária apareça.

De acordo com o alergista no RJ, Dr Andre Aguiar, o principal motivo é o aumento da temperatura corporal que leva a células da pele (mastócitos) a liberar histamina e assim aparece a urticária.

Normalmente, a vermelhidão associada à urticária colinérgica acomete uma área extensa e é mais comum que os seus sintomas apareçam na nuca e em toda a área das costas, o que pode dificultar o uso de roupas, por exemplo.

Infelizmente não existe cura para a urticária colinérgica porém com o tratamento adequado pode-se dar qualidade de vida e controle da doença.

Sintomas da urticária colinérgica

Não são diferentes dos sintomas das outras urticárias, incluindo placas vermelhas sobre a pele. Em alguns pontos, tem-se a impressão de que vergões se formaram e eles costumam arder.

No geral, a pele com esse tipo de urticária fica bastante irritada e é muito importante que as pessoas com esse problema consigam contornar a coceira. Aliás, esta é mais um sintoma desse problema de pele.

Cabe reforçar que, para ter certeza de que se trata de urticária colinérgica, uma saída é verificar onde a vermelhidão e os vergões apareceram: se for na nuca ou nas costas, as chances de ser esse tipo de condição ficam maiores.

Para resumir, os sintomas são:

  • Placas vermelhas
  • Coceira
  • Ardência na pele

Tratamento da urticária colinérgica

Há tratamentos naturais e tratamentos farmacológicos para controlar a urticária colinérgica. No primeiro caso, a camomila é uma das melhores aliadas porque tem como propriedade a sua ação calmante.

É indicado fazer chás bem fortes de camomila e, com um pano limpo, fazer compressas usando o chá frio. Há também quem goste de tomar banho em uma banheira com a camomila e é muito comum ainda uma pastinha feita de linhaça.

A base do tratamento clínico é o uso de antialérgicos. Esses medicamentos podem inibir a ação da histamina, o principal causador da urticária, e assim aliviam os sintomas.

Os antialérgicos podem ser usados para tratar a crise já instalada ou até mesmo antes da crise para prevenir o aparecimento dela.

Por exemplo, se você vai correr, tome um antialérgico 1 hora antes para prevenir a crise de urticária colinérgica

Como evitar?

Levando em conta que esse é um tipo de urticária que tem a ver com a realização de atividades físicas, é claro que uma maneira de a evitar seria evitando também o esforço. Porém, não é preciso agir dessa forma.

O uso de antialérgico como dito anteriormente ajuda a prevenir as crises

Uma dica é evitar fazer atividades físicas em ambientes abafados e, claro, não deixar de tomar um banho assim que os exercícios acabam. Tudo isso faz com que se diminua a temperatura corporal, a liberação de histamina e consequentemente a coceira

22 Comentários

  • por
    Ivomar

    Quando acabo de tomar banho meu corpo todo coça, e da uns calombos, vários pra ser 3xato, trabalho dirigindo e durante o dia não dá nada, só quando tomo meu banho a tarde, tomei ante alergico e melhorou, mas se parar de tomar volta

    • por
      Alessandra Drummond

      Você deveria investigar com um dermatologista ou alergista. Parece ser urticária. Talvez pelo calor (colinérgica) ou dermografismo.

  • por
    Milena

    Eu também estou com manchas vermelhas que ardem e coçam muito eu faço bastante esforço ao longo do dia

    • por
      Alessandra Drummond

      AS doencas de pele sao muitas. Por isso dar qualquer tipo de orientacao apenas com essa informacao e muito dificil. O ideal e que voce busque uma avaliacao medica.

      • por
        Manassés Teixeira

        Doutora qd sou picado por uma formiga lava pé ficou todo empolado com alergia por semana o que posso fazer pra se tratar dessa alergia

        • por
          Alessandra Drummond

          Quando tiver edema exagerado após picada por insetos deve sempre buscar ajuda médica. Para quem tem de forma repetida, existe a opção de vacina

  • por
    Jordania pontes Sales

    Meus olhos estão vermelhos coçando, pescoço e perto da boca como se fosse uma impigem mais não e parece fica uns 30 dias coçando e arde e a cada dia vai cresce do onde Corsa depois some.. com um tempo aparece novamente queria um medicamento pra trata

    • por
      Alessandra Drummond

      Infelizmente não consigo te ajudar sem avaliar clinicamente. Pela historia parece ser um caso de urticária

  • por
    Waldemar

    Prezada Dra Alessandra,
    Muito esclarecedor o seu texto.
    Tenho urticária crônica que se manifesta geralmente pela madrugada/manhã, com mãos edemaciadas, placas de urticária, em tronco e antebraços e , às vezes, com angioedema. Utilizo a bilastina que me dá uma certa “qualidade de vida”. Mas confesso que desanima viver a casa 3 dias com estes sintomas. Já procurei inúmeros alergologistas que me disseram que era uma urticária idiopática.

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu entendo que é desanimador. Algumas pessoas precisam tomar antialergico todos os dias. Hoje já existem medicações chamadas imunobiológicos que são utilizadas para urticária crônica ( omalizumabe). É um tratamento feito por alergistas. Procure algum e converse se no seu caso não poderia ser indicado

  • por
    eliane

    usei o ultraformer no rosto e no dia seguinte apareceu varias bolinhas inchadas no meu rosto? foi uma reação alérgica? nao doem, nem coçam. posso tomar antialérgico?

    • por
      Alessandra Drummond

      Costuma ser um efeito colateral temporário. Sempre é importante relatar de forma imediata qualquer efeito colateral para o dermatologista que realizou o procedimento

  • por
    MATHEUS DE SOUZA

    NO MEU CASO, FUI AO DERMATOLOGISTA E ALERGISTA TAMBÉM, ME DISSERAM QUE EU TINHA URTICÁRIO COLINÉGICA, PORÉM HIDROXIZINA E OUTROS MEDICAMENTOS NÃO RESOLVERAM, OS REMÉDIOS NÃO FAZEM EFEITO, O QUE FAZER NESSA SITUAÇÃO?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode ser que a dose necessária para o seu caso seja muito maior que o que está em bula. Nos casos de urticária muitas vezes é preciso utilizar doses altas

  • por
    Neilza

    Fui ao dermatologista hoje e a 2 semanas tenho tido uma alergia que vai e volta e hoje o demartologista disse que urticária eu já desconfia pesquisando e ela me deu alguma descrição alimentar que não posso comer principalmente fruta cítricas mas gostaria de saber se posso comer banana

    • por
      Alessandra Drummond

      Se não for detectado q a causa é ela, pode sim

  • por
    THIAGO

    A minha ataca forte quando faço alguma atividade física ou quando estou em situação de stress. Porém quando começo a suar para imediatamente a crise e me sinto bem. Há algo relacionado ao suor que melhora a sensação da Uurticaria colinérgica.

    • por
      Alessandra Drummond

      Interessante porque em geral a urticária e o suor acontecem juntos. No seu caso a sua temperatura do corpo deve se elevar bem antes de você começar a suar. Quando começa o suor, já é um mecanismo de regulação da temperatura, de resfriamento, e assim vc sente um alívio.

      • por
        Dalva

        Sabe uma coisa simples e barato? Compressa de água gelada com vinagre. Melhora na hora da crise. Quem me ensinou foi um guarda vidas da praia, disse que eles usam este método em queimadura com algas marinha.

        • por
          Alessandra Drummond

          O efeito maior é pela água gelada! Mas se misturar com o vinagre te traz alívio, não tem nenhum problema. Em relação a agua viva, o vinagre ajuda a neutralizar as toxinas. E, para curiosidade, em caso de queimadura com água viva, o local precisa ser lavado imediatamente com água salgada! A água doce pode aumentar a liberação das toxinas!

  • por
    Elizangela

    A minha filha de 10 anos no ano passado desenvolveu uns caroços nas articulações durante todo o verão, este ano ela ela já desenvolveu uma alergia muito grande com coceira e vermelhidão por tudo o corpo ao ser submetia a temperatura elevada.

    • por
      Alessandra Drummond

      Leve ela a um alergista! Pode ser necessário um tratamento de prevenção das crises

Deixe um comentário