A acne é uma doença muito comum em adolescentes, mas também em adultos, principalmente mulheres.

Mulheres com espinhas persistentes, que respondem pouco aos tratamentos e tem espinhas principalmente na parte inferior do rosto e no pescoço, podem ter acne hormonal.

Mesmo que não se consiga demonstrar nos exames alguma alteração hormonal, elas podem se beneficiar da terapia hormonal para acne. Chamamos esse tipo de acne, de acne da mulher adulta.

O que é a terapia hormonal para acne?

Qualquer medicamento que atue em nossos hormônios é chamado de terapia hormonal. Duas terapias hormonais que podem efetivamente eliminar ou ajudar a controlar a acne em mulheres são:

  • Pílulas anticoncepcionais orais
  • Espironolactona

Hoje vou falar aqui sobre a espironolactona no tratamento da acne, que ainda tem seu manejo desconhecido ate mesmo por alguns dermatologistas.

O que é Espironolactona?

É uma medicação oral usada principalmente para tratar pressão alta. Ela é um diurético, ou seja, aumenta a frequência urinária. Apesar de ainda não oficializado na bula, na dermatologia já é prescrita há muitos anos para tratar acne e crescimento excessivo de pelos nas mulheres.

A espironolactona não costuma ser utilizada para tratamento de acne em homens, pois pode estimular desenvolvimento de caracteres sexuais femininos, como seios.

Também não pode ser utilizada durante a gestação, devido ao risco de feminilização do feto masculino. Ou seja, no caso do bebê ser menino pode desenvolver características sexuais de menina. Assim, toda mulher tomando espironolactona deve estar em uso de um método contraceptivo confiável.

Para mulheres saudáveis, ela é considerada segura.

Como a espironolactona pode ajudar numa acne hormonal?

A espironolactona pode bloquear os efeitos dos hormônios andrógenos e progesterona na pele.

Esses hormônios são hormônios masculinos, responsáveis por desencadear acne na mulher adulta. Eles podem estar em níveis elevados, como na síndrome dos ovários policísticos ou podem estar em níveis normais, mas algumas pessoas são mais sensíveis a eles e respondem com acne mesmo com hormônios em níveis normais.

Os principais hormônios andrógenos envolvidos na acne são:

  • Testosterona
  • Di-hidrotestosterona
  • Progesterona.

Quem pode se beneficiar do uso da espironolactona para tratar acne?

A espironolactona pode ajudar em problemas de acne e cabelo, que são causados ou agravados por hormônios andrógenos:

  • Acne hormonal em mulheres entre 30 a 40 anos
  • Acne na perimenopausa
  • Aumento excessivo de pelos no corpo
  • Alopecia androgenética padrão femininos

Que benefícios a espironolactona pode trazer para a pele com acne?

A medicação vai reduzir a atividade dos hormônios andrógenos no folículo capilar e nas glândulas sebáceas. Esses hormônios fazem com que a pele produza mais sebo e obstrua os poros.

Assim, teremos:

  • Redução de lesões inflamadas
  • Redução de cravos
  • Redução da oleosidade da pele

A espironolactona para tratamento da acne é eficaz?

Mesmo quando tomada sozinha, a espironolactona pode ser bastante eficaz.

Mais de 60% das mulheres terão uma resposta muito boa ao usar espironolactona para tratamento de acne.

Dra Alessandra Drummond

Aquelas que não respondem, fazem parte de uma minoria.

Em um terço das pessoas pode ocorrer até 100% de melhora.

Mas porque isso não parece ser o que vemos na prática clínica?

Em geral, o paciente com acne espera uma resposta muito rápida e quando isso não ocorre, acaba abandonando o tratamento.

A espironolactona pode começar a mostrar um bom efeito logo nas primeiras semanas de uso, porém isso pode levar até 6 meses para ocorrer. Isso precisa ser bem explicado durante a consulta, para não haver frustração.

Qual a dose de espironolactona tomar?

Como ela ainda não é oficialmente indicada para tratar acne, ainda não há um consenso sobre seu uso.

A dose diária vai variar de 25mg a 200mg ao dia. Em geral, iniciamos com doses mais baixas, entre 25 e 50mg e aumentamos ou mantemos de acordo com o resultado e feitos colaterais. Essa reavaliação para aumento da dose é feita a cada 6 a 8 semanas, até atingir a dose com bom resultado e mantê-la, desde que não haja efeito colateral.

O ideal é tomar sempre no mesmo horário e evitar tomar próximo a hora de dormir, devido ao aumento da frequência urinária.

Por quanto tempo tomar a espironolactona no tratamento da acne?

Mais uma vez, ainda não temos uma resposta concreta. Costumo dizer, que faremos pelo tempo necessário.

É importante aguardar pelo menos 6 meses para considerar uma falha na resposta. Se após esse período ainda não houver nenhum benefício na pele, é prudente suspendê-la.

Por outro lado, se a resposta ao tratamento estiver boa, pode ser necessário manter por muitos anos. De um modo geral, a maioria das mulheres fará o tratamento por 1 a 2 anos.

O importante é saber que ela vai funcionar durante o uso. Ao suspender, a acne pode retornar. Por isso, algumas mulheres precisarão fazer uso por muitos anos.

Quais são os efeitos colaterais da espironolactona?

É importante esclarecer na consulta os efeitos colaterais que podem surgir. Eles costumam acometer 1 em cada 20 mulheres, sendo que em algumas vezes basta a redução da dose para resolver.

Entre os efeitos colaterais temos:

  • Ir muito ao banheiro para urinar
  • Mudanças no seu ciclo menstrual
  • Dor nas mamas
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Menor desejo sexual
  • Feminilização do feto do sexo masculino (por isso gestantes não podem fazer uso)
  • Elevação dos níveis de potássio

Sobre a elevação dos níveis de potássio, é preciso ter cuidado e monitorar, pois pode gerar uma condição que chama-se hiperpotassemia.

Níveis elevados de potássio causam fraqueza muscular e toxicidade cardíaca. Em geral, essa monitorização dos níveis de potássio só é feita em mulheres acima de 45 anos.

Alguns médicos não se preocupam em pedir exame para avaliar valor de potássio nem antes de iniciar o tratamento em mulheres menores de 45 anos.

Preciso fazer algum exame antes de iniciar o uso de espironolactona para tratar acne? E durante o tratamento?

Para mulheres acima de 45 anos é sempre prudente pedir níveis de potássio e função renal.

Esses exames devem ser repetidos sempre que for feito aumento de dose e mensal no primeiro semestre do uso. Após esse período, repetir a cada 3 a 4 meses. Para menores de 45 anos, o acompanhamento pode ser semestral.

Quaisquer efeitos colaterais geralmente desaparecem após você parar de tomar espironolactona. Certifique-se de conversar com seu médico se sentir algum efeito colateral que o incomode.

Espironolactona e potássio:

Conforme mencionado acima a espironolactona pode aumentar níveis de potássio e isso pode ser perigoso.

Evite a água de coco e suplementos que contenham potássio. Sempre informe a outros médicos que prescrevam medicações para outras condições, que está fazendo uso de espironolactona, pois pode haver interação entre os medicamentos.

Posso associar pílula anticoncepcional com espironolactona?

Pode

E é uma excelente associação. Entretanto, hoje em dia, há uma grande preocupação com o uso de pílula devido aos efeitos colaterais.

Os principais efeitos colaterais relatados com uso de pílula são: coágulos no sangue, ataque cardíaco e aumento da pressão.

Porém, apesar do medo em torno do risco de trombose, é muito mais provável ocorrer trombose na gestação e no puerpério do que com o uso de pílula.

O risco hoje das pílulas é menor que antigamente, pois a concentração de estrogênio é menor. Se for decidido fazer a associação com a pílula, é importante praticar atividade física pois já ajuda a reduzir risco de trombos.

A associação da pílula com espironolactona também ajuda a reduzir as cólicas e irregularidade menstruais que a espironolactona pode causar.

De qualquer forma, como a medicação não pode ser feita em gestantes, sempre deve ser combinada a algum método contraceptivo.

Para o tratamento de acne, posso usar outros medicamentos associados a espironolactona?

Sim

Pode associar a antibióticos tópicos ou orais, além dos cremes comumente utilizados já para tratar acne.

Também é possível fazer o tratamento hormonal sem outros associados. Com o tempo de uso, costumamos ir retirando os tópicos para avaliar se é possível manter apenas com os tratamentos hormonais em comprimidos.

Quem não pode usar espironolactona para tratar acne?

Gestantes não podem usar pois o que ela faz é bloquear hormônios masculinos.

Na gestante isso seria um problema se o bebê for menino, pois bloqueando os hormônios masculinos, ocorre o que chamamos de feminilização do feto, ou seja, surgimento de características sexuais femininas.

Também pelo fato de reduzir a ação da testosterona, é uma medicação que só deve ser indicada para homens quando os riscos compensam o uso, o que não ocorre no caso de tratamento de acne.

A espironolactona também é contraindicada a pacientes com insuficiência renal aguda ou redução significativa da função renal

O que devemos considerar e explicar na consulta ao prescrever espironolactona para tratar acne?

  • A resposta de cada mulher ao tratamento é imprevisível. Algumas podem ficar totalmente sem acne, algumas podem apenas melhorar e outras podem não responder;
  • Apesar de não ser eficaz para todas, os trabalhos mostram uma resposta favorável em no mínimo 65% das mulheres;
  • O resultado pode demorar até 6 meses para aparecer;
  • Ao suspender o tratamento, a acne pode voltar
  • Existem efeitos colaterais, que apesar de infrequentes, precisam ser explicados
  • Pacientes principalmente acima de 45 anos devem ter os níveis séricos de potássio monitorados
  • A medicação não pode ser feita em gestantes

Por fim, para aumentar o sucesso do tratamento, é importante ter paciência e seguir as orientações de associação terapêuticas dadas pelo dermatologista.

A combinação da terapia hormonal com medicações tópicas e procedimentos no consultório costuma ser muito eficaz.

Os procedimentos incluem:

Retorne periodicamente às consultas e comunique seu médico imediatamente caso sinta qualquer efeito colateral.

E lembre-se, se a terapia hormonal falhar, ela não é sua única opção! Então, não desanime!

Caso queira saber mais sobre suas opções de tratamento para acne, alem da espironolactona, marque uma consulta.

203 Comentários

  • por
    Nicoly

    Pode fazer micro labial tomando esse remédio ? Mancha os lábios

    • por
      Alessandra Drummond

      não tem contra indicação por causa da espironolactona

      • por
        Mari

        Que maravilha suas explicações, esclareceu todas as minhas dúvidas. Amei!!! Parabéns!

        • por
          Alessandra Drummond

          Muito obrigada pelo incentivo! fico muito feliz em ajudar mais pessoas!!

      • por
        Adriane

        Tem contra indicação para ingerir bebida alcoólica?

        • por
          Alessandra Drummond

          não tem interação entre espironolactona e alcool, mas pode aumentar a frequencia urinaria, ou seja, numero de idas ao banheiro para urinar

  • por
    Laís

    Excelente explicação, muito esclarecedora. Obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Muito obrigada! Que bom que pude ajudar!

  • por
    Emilly

    Que texto completo. Esclareceu totalmente minhas dúvidas e ajudou no entendimento dessa medicação. Parabéns

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom! Obrigada! É uma excelente opção e muitas vezes esquecida

      • por
        Aleciana

        Muito obrigada pelo esclarecimento, foi o melhor que encontrei, vou até salvar nos favoritos.

        • por
          Alessandra Drummond

          Muito obrigada por vir aqui pra escrever um elogio!! Isso nos motiva a continuar. Fico feliz de ter ajudado. bjs

  • por
    Luiza

    Fiz tratamento com Espironolactona durante 4 meses e tive resultados excelentes, a oleosidade da minha pele diminuiu muito e não tenho mais nenhuma acne, devo continuar o tratamento por mais uns 6 meses mesmo já tendo o resultado desejado?

    • por
      Alessandra Drummond

      O tratamento em geral é mantido por um tempo longo, desde que não haja nenhum efeito colateral

    • por
      Elaine

      Tenho pressão um pouco baixa e faço academia de manhã, tô com receio de tomar essa medicação que a derma receitou de 50 mg, pra questão da acne e passar mal! Já estou com 50 anos, parei a reposição hormonal, mas estou com acne somente no queixo, inflama, fica feio, pele tá bem oleosa. O q faço pra melhorar essa acne? Esse medicamento não trata a causa?

      • por
        Alessandra Drummond

        Esse medicamento é otimo para essa acne mesmo. Pode iniciar com doses baixas. Acima de 40 anos costumo pedir exames de sangue antes de liberar o uso

  • por
    Thays

    Posso fazer tatuagem tomando esse medicamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não tem contraindicação

  • por
    Ludmila

    Já tinha usado vários medicamentos até antibióticos e nada adiantou. Me indicaram o espilactona e realmente funcionou. Minha acne é adulta e sempre tive muita acne desde a adolescência.

    • por
      Alessandra Drummond

      Funciona para a maioria das mulheres, mas é preciso paciência pois nem sempre a resposta é rápida. Que bom que funcionou pra voce!

      • por
        Priscila

        Tenho 40 anos e a 1 ano coloquei o diu. Comecei a ter espinhas e a pele mais oliosa. Com está medição melhor bem. Mas ainda tenho um pouco. Estou tomando a 3 meses. Espero melhorar mais.

        • por
          Alessandra Drummond

          Algumas mulheres só começam a apresentar alguma resposta após 3 meses de uso, então pode ser

    • por
      MAIRA

      Olá! Escuto muito falar que o Aldactone apresenta os melhores resultados. Existe isso realmente, algumas marcas são mais eficazes?

      • por
        Alessandra Drummond

        Aldactone é o nome comercial da espironolactona

  • por
    Luci

    Parabéns pelo conteúdo! Muito explicativo, esclareceu toda as minhas dúvidas.

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom! fico muito feliz em saber disso!

      • por
        Larissa

        Dra, devo suspender o uso da espironolactona quanto tempo antes de engravidar?

        • por
          Alessandra Drummond

          A espironolactona é rapidamente eliminada. Recomendo que quando começar as tentativas para engravidar, já suspenda. Só faça uso de espironolactona enquanto estiver com algum método contraceptivo

          • por
            Juliana

            Dra. Minha médica prescreveu 100mg por dia. Eu tomo junto ou faço 2x ao dia ?

          • por
            Alessandra Drummond

            A dose pode ser única ou dividida. A desvantagem a meu ver de dividir a dose e tomar a noite também é que o remédio é um diurético, ou seja, aumenta a frequencia de fazer xixi a noite.

      • por
        Luciana

        Oi! Tem duas semanas que comecei o tratamento com 50mg (indicado pela Dermato), porém, minha pele está com mais espinhas que o comum, inclusive no pescoço que nunca tive antes. É normal?

        • por
          Alessandra Drummond

          Em 2 semanas ainda não é possível avaliar o efeito da medicação. Use os tratamentos tópicos e espere um pouco mais. A piora pode não ter nada a ver com o uso, mas com alguma alteração no ciclo menstrual, por exemplo

  • por
    thaynanda

    Ótima explicação! Clara e objetiva. Estou usando a 3 meses e o remédio tem me ajudado desde do primeiro mês. As acnes sumiram!

  • por
    Taís

    Como ela diminui os níveis da testosterona ela pode atrapalhar no ganho de massa para quem malha? tem algum suplemento q indicaria que possa ser usado junto ?

    • por
      Alessandra Drummond

      No caso de acne, a dose utilizada costuma ser baixa e não interfere. Além disso, a maior parte dos suplementos podem desencadear acne, então não faz sentido usar uma medicação para melhorar e outras coisas que podem piorar a pele

  • por
    Lari

    Estava tomando Espironolactona e em um exame de rotina minha creatinina deu um valor acima do valor de referência em duas ocasiões, sendo que nos exames anuais sempre vinha normal. O único medicamento diferente que tomei nos últimos meses foi ele; é possível que ele tenha esse efeito colateral? Com relação a pele, ele ajudou muito

    • por
      Alessandra Drummond

      Primeiro é preciso avaliar o quanto seria esse aumento. Não é um efeito colateral comum da medicação e a suspensão dela no caso de alteraç~sao de função renal é para valores mais altos de creatinina e não aqueles proximos do limite

  • por
    Lika

    Posso continuar com meu diu e começar o tratamento com este medicamrntov

    • por
      Alessandra Drummond

      O DIU hormonal tende a piorar a acne. Mas pode tentar associar a espironolactona e ver se consegue equilibrar. De qualquer forma, ela deve ser feita sempre com um método contraceptivo, para evitar engravidar durante o uso

  • por
    Schirley

    Para quem faz uso de inibidor de hormônio pode tomar pois tive câncer de mama hoje tomo aromazim

    • por
      Alessandra Drummond

      Não é recomendado.

  • por
    LETCIA

    Olá. Seu conteúdo foi muito esclarecedor, obrigada por dividir esse conhecimento!!

    Eu tomo Espironolactona faz 6 meses. Desde que comecei a tomar minha menstruação desregulou imediatamente nos 4 primeiros meses(que era bem regulada). A dermaro sugeriu que eu tomasse 100mg dia sim e dia não. No quinto mês menstruei. Só que no meio do quinto mês tive alopecia, foi uma queda pequena de cabelo. Mas ainda sim era alopecia. Apesar de saber que muitas vezes alopecia é acompanhada de um evento emotivo, eu descobri agora que é um dos efeitos colaterais da Espironolactona.

    Eu normalmente tenho muitos efeitos colaterais em quase todos remédios que consumo infelizmente.

    Você acredita que está se fato relacionado? A alopecia
    É possível eu cessar ou preciso tomar por 1~2 anos como comentou no seu conteúdo para melhor eficácia?

    • por
      Alessandra Drummond

      Existem diversas causas de alopecia. Inicialmente teria que saber qual o tipo da sua. Infelizmente, é descrito em bula que a espironolactona poderia provocar alopecia. Se foi algo temporário e o resultado para a pele estiver benefico, não suspenderia. Mas se a queda se mantiver, talvez seja necessário suspender para avaliar

    • por
      Ravena

      Uso DIU Kyleena há 2 anos, estou tendo muitas espinhas e consequentemente manchas. Iniciei o uso do medicamento tem 3 dias.
      Por se tratar de hormônios, esse medicamento não interfere na ação contraceptiva do DIU, certo?

      • por
        Alessandra Drummond

        Não interfere

  • por
    Ilana

    Texto esclarecedor.
    Faço uso de remédio losartana posso usar mais espironolactona?!
    Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Associação de medicações anti-hipertensivas podem provocar queda exagerada na pressão, então somente se for feito em conjunto com o cardiologista.

  • por
    Silvana Machado Cavaleiro de Sousa

    Quem faz o uso de levotiroxina sódica de 62,5 mg pode fazer o uso de espironolactona??

    • por
      Alessandra Drummond

      Sim, não há interação entre as medicações

      • por
        Patricia

        Excelente conteúdo. Estou passando pela acne adulta e me foi recomendada a espironolactona. Logo iniciarei e espero ver bom resultado. Muito obrigada pelas explicações.

        • por
          Alessandra Drummond

          Tomara que te traga beneficios. De qualquer forma, tenha calma, porque pode demorar um pouquinho para ver os resultados, ok?

  • por
    Sara

    No meu caso pra acnes posso tomar o comprimido de 100 mg 2 vezes ao dia totalizando os 200 mg ao dia??

    • por
      Alessandra Drummond

      A dose diária para acne varia de 25 a 200mg/dia. Então, até poderia. Mas em geral, faço doses mais baixas para acne. Não costumo ultrapassar 100mg ao dia, pois os efeitos colaterais são dose-dependente.

  • por
    Eunice

    Estou tomando para hipertensão arterial.mas faço uso de pregabalina tb, tenho sentindo muita dor no joelho e coluna depois passei a usa.lo…ja teve algum relato

    • por
      Alessandra Drummond

      Desconheço esse efeito colateral, mas converse com o médico que te prescreveu. Na dúvida, troque a medicação para testar…

  • por
    Bass

    Uso o slinda sou hipertensa posso fazer uso do espironolactona para tratamento da acne adulta?

    • por
      Alessandra Drummond

      Somente com consentimento do seu cardiologista, pois dependendo do seu nível de pressão, a associação de ambas, pode baixar demais a pressão

  • por
    talita

    posso fazer uso anticoncepcional e espirolactona

    • por
      Alessandra Drummond

      Sim, excelente associação, inclusive. Para o uso de espironolactona o ideal é sempre estar com algum método contraceptivo mesmo

      • por
        Brenda

        Não tenho acne mais Tenho excesso de pelos no rosto, minha médica passou espirolactona, tenho 1 mês tomando , mais ainda não vi resultado, posso continuar com o tratamento ou acha que para meu problema não irá resolver ?

        • por
          Alessandra Drummond

          Uma das indicações da espironolactona é hirsutismo ( aumento dos pelos), mas precisa aguardar ao menos 3 meses para avaliar se realmente não teve resposta

  • por
    Maria Eduarda

    Ótimo explicação!

  • por
    Adriana

    Quem teve câncer de mama pode usar esse medicamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Alguns trabalhos inicialmente sugeriram que a espironolactona poderia aumentar níveis de estrógenos, hormônio que poderia aumentar o risco de cancer de mama. Depois outros estudos não mostraram essa relação. Então, considerando mulheres de forma geral, não haveria problema. Porém, quando já existe o histórico, e ainda não temos certeza absoluta, o mais prudente é evitar o uso.

      • por
        Sabrina

        Quem teve mioma deve evitar uso de espironolactona para acne adulta?

        • por
          Alessandra Drummond

          Em bula não consta nenhuma interação

          • por
            Sandrielle

            Estou fazendo o uso do espironolactona para acne faz 2 meses, já melhorou bastante, porém vejo que vem uma espinha ou outra e acaba manchando, tenho Diu. Será que é melhor retirá-lo ou esperar no mínimo 3 meses? Pois vi q com 3 meses o remédio tem que ter melhorado bastante e conforme vai passando o tempo a melhora tende a se estender

          • por
            Alessandra Drummond

            Se remover o DIU vai precisar de outro metodo contraceptivo porque não pode engravidar tomando a medicação. Alguns pacientes demoram mais de 3 meses para ver melhora e depois fica controlado

  • por
    leya

    fazendo uso da Espironolactona, posso fazer depilação com cera? e a laser?

    obrigada pelo conteúdo, esclarecedor!

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim. a medicação que deixa a pele sensível a esses procedimentos é isotretinoina e não a espironolactona

  • por
    Maria Gabriela

    Muito bom esse texto! Ótima explicação! Obrigada pelas informações!

    • por
      Alessandra Drummond

      muito obrigada!

  • por
    Karoline

    Pode tomar amamentando?

    • por
      Alessandra Drummond

      não é recomendado. Melhor buscar outros métodos

  • por
    Leticia

    Olá, tudo bem?
    Eu estou tomando a medição e já estou entrando no 2° mês. Tenho 24 anos. Ando sentindo muita cãibra e minha menstruação voltou a descer com 10 dias de intervalo da anterior. Paro com a medição ou procuro um profissional pra esclarecer tudo?

  • por
    Leticia

    Olá, tudo bem?
    Eu estou tomando a medição e já estou entrando no 2° mês. Tenho 24 anos. Ando sentindo muita cãibra e minha menstruação voltou a descer com 10 dias de intervalo da anterior. Paro com a medição ou procuro um profissional pra esclarecer tudo??

    • por
      Alessandra Drummond

      O ideal é procurar o médico que te prescreveu. Caimbras podem indicar alteração nos níveis de potássio. Pode ser apenas uma questão de ajuste de dose. Se por acaso não conseguir retornar logo, sugiro por enquanto, suspender a medicação

  • por
    Élida

    É normal após iniciar o tratamento aparecer muita acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      Em geral com a espironolactona isso nao acontece…

  • por
    MARIANA

    Que texto maravilhoso! Muitas informações, muito esclarecedor! Comecei a pouco tempo a tomar espirolactona, finasterida e minoxidil para tratamento de acne e alopecia, gostaria de saber sua opinião sobre depilação a laser. O local aonde faço recomendou interromper as sessões até finalizar o tratamento com esses medicamentos, me colocaram bastante medo dizendo que não ía diminuir o pelo e a região poderia escurecer. No entanto fico na dúvida se não estão exagerando e apenas não querendo que eu continue o tratamento, uma vez que pode ser que eu não veja tanto efeito já que tomo minoxidil?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não vejo nenhum problema em fazer a depilaçao a laser. Mas realmente o minoxidil pode dificultar o resultado, se estiver tomando em comprimidos

  • por
    Flavia

    Para quem já teve alopecia, pode ser que volte? Tenho 38 anos, é recomendado o uso de 50 mg?

    • por
      Alessandra Drummond

      Depende do tipo de alopecia. Uma alopecia androgenética deve ser tratada para sempre. A dose é muito variavel, em geral entre 25 e 100mg ap dia

  • por
    Flavia

    Fiz o uso de predsin, pode ser a causa de espinhas? Ou seria problema hormonal mesmo?

    • por
      Alessandra Drummond

      predsin pode causar acne, ainda mais se usado por um período maior que 7 dias

  • por
    Roberta

    Ótima explicação, Dra! Obrigada pelos esclarecimentos.

    • por
      Alessandra Drummond

      muito obrigada!! bjs

  • por
    Kamila

    Então a Espironolactona dificulta o ganho de massa muscular em praticantes de musculação? Devido a baixa dos hormônios masculinos?

    • por
      Alessandra Drummond

      Apesar de atuar reduzindo os hormônios androgênicos, não há ainda nenhuma comprovação que dificulte ganho de massa muscular. Pode iniciar com dose mais baixa e observar

  • por
    Amanda

    Ótimo texto muito esclarecedor…minha dermatologista passou essa medicação e estava com algumas dúvidas..
    Obgda pelo esclarecimento..
    Parabéns

    • por
      Alessandra Drummond

      Na maioria das vezes não conseguimos mesmo explicar tudo na consulta. Eu mesma peço para que minhas pacientes leiam o texto e me tragam as dúvidas antes de começarmos. Que bom que pude te ajudar!

  • por
    Paula

    Olá tomava selene para acne porém parei por efeitos.apos parar meu cabelo está caindo muito a médica me endicou espirolactona posso fazer uso de óleo de prímula e de linhaça ouvir dizer q é bom?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode usar, sim. A espironolactona vai te ajudar nessa questão do desequilibrio hormonal com a suspensão da pilula. Só cuidado porque não pode engravidar tomando ela.

  • por
    ANDRIELI

    Estou tomando há 4 meses e que milagre, estou muito feliz com o resultado. No início me deu tonturas, mas agora estou acostumada, não sinto mais nada. Minha pele “limpou”.

    • por
      Alessandra Drummond

      Exatamente o que falo para minhas pacientes quando os sintomas de efeitos colaterais são leves. Eles costumam desaparecer com o uso, o organismo vai acostumando! Que bom que esta fazendo efeito para você. Mas não desanime, se às vezes apresentar alguma piora. Ela não é uma cura para acne, é um controle, e podem ocorrer alguns surtos contornáveis.

    • por
      Amanda Estevam

      Olá!!! Posso utilizar essa medicação tendo o implanon?

      • por
        Alessandra Drummond

        Pode sim!

        • por
          Ana

          Olá, gostaria de saber se é seguro o uso em adolescente (12 anos). Teve sua menarca em março e está com muita acne, principalmente na região frontal e mento. A endocrinologista que receitou 25mg/dia. Obrigada.

          • por
            Alessandra Drummond

            para adolescentes, eu particularmente prefiro outras medicações antes

  • por
    Kenia

    Que texto maravilhoso, conseguiu me prender do começo ao fim
    E olha que é tópico que considero chato kkkk

    • por
      Alessandra Drummond

      kkkk é um tema difícil de escrever mesmo. Tentei não fazer de forma muito técnica que fica mais chato né. Muito obrigada por vir aqui elogiar!! Isso nos motiva, né? Bjs

  • por
    Caroline

    Tenho pressão baixa , será que posso fazer o uso do espironolactona ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Ela pode reduzir mais ainda sua pressao, mas não é uma regra. Quando eu inicio em pacientes que tem a pressao baixa, peço que acompanhem a pressão com um aparelho em casa e nunca aumento mais que 25mg ao dia. Qualquer sintoma de pressão baixa, tem que suspender. Faça isso com algum médico te acompanhando.

  • por
    Fabíola

    Estou tentando engravidar e tomo espironolactona 100mg ao dia. Minha pele está muito boa, mas basta eu parar que as espinhas voltam com tudo. Posso parar de tomar a espironolactona quando eu descobrir uma possível gravidez?? Desde já agradeço a atenção

    • por
      Alessandra Drummond

      NÃO!!!! Gestante não pode tomar espironolactona. Se já está tentando engravidar, o ideal é que já suspenda…

      • por
        Fabíola

        Muito obrigada por responder Dra.
        Me tira mais uma dúvida? O espironolactona impede a gravidez? Estava tentando engravidar tomando o mesmo, porém faz 3 meses que parei de tomar para tentar engravidar, fiz exames e está tudo ok. Tenho 39 anos.

        • por
          Alessandra Drummond

          Não pode tentar engravidar tomando espironolactona!!! existem estudos em animais que demonstraram uma redução da fertilidade durante o uso, porém não há confirmação que isso ocorra em mulheres. De qq forma, todas as mulheres que desejem engravidar, precisam suspender seu uso. ainda bem que você não conseguiu durante o uso, porque poderia trazer problemas para o bebê.

  • por
    Flávia

    Dra,fiz o uso por muitos anos e decidi parar por ficar preocupada de fazer mau tomar por tanto tempo e tb começou aparecer manchas de melasma no meu rosto vc acha que tem alguma ligação?E só pra deixar registrado minha pele piorou muito depois que parei de tomar estou com muita acne e a pele extremamente oleosa

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona é considerada uma medicação segura para ser tomada por longos períodos. Só precisa ser suspensa qdo surge um efeito colateral, inclusive em exame de sangue. Existem alguns trabalhos que ja tentaram até relacionar ela com a melhora no melasma, porém nada muito conclusivo. Ou seja, não acho que a piora do melasma tenha a ver com ela

  • por
    Ana

    Dra estou tomando espironolactona há 6 meses por causa da acne adulta.No entanto notei redução da libido .É possível q tenha a ver com o remédio? Att. Ana

    • por
      Alessandra Drummond

      Infelizmente, sim. Apesar de não ser tão comum, ela pode sim, causar redução da libido

  • por
    Ana

    Corrigindo o comentário anterior….Dra estou tomando espironolactona há 6 semanas e notei redução da libido.Pode ser por causa do remédio?

    • por
      Alessandra Drummond

      Infelizmente, redução da libido pode ser um efeito colateral da espironolactona, apesar de pouco comum. Ela atua reduzindo hormônios androgênicos e em algumas mulheres pode ocorrer disfunção sexual. Se tiver tomando dose maior que 25mg ao dia, pode tentar reduzir para essa dose antes de suspender e observar se o efeito permanece

  • por
    Ruth

    olá, texto ótimo!
    gostaria de saber qual o melhor horário para tomar o remédio, tem problema tomar antes de dormir?

    • por
      Alessandra Drummond

      O melhor horario é durante o dia, porque é um remedio diurético, ou seja, aumenta a vontade de fazer xixi. Se tomar a noite, pode precisar levantar varias vezes para ir ao banheiro

  • por
    Poliana

    Pode ser usado junto com metformina?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim! pra quem tem resistencia insulinica é uma otima associação!

  • por
    Remedia

    Este é um dos melhores posts que já li sobre o assunto. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • por
      Alessandra Drummond

      Muito obrigada! Me dedico bastante pra escrever um post legal, tentando esclarecer sem uar uma linguagem muito medica. E fico feliz quando alguém vem escrever só pra elogiar. Me incentiva a escrever outros! bjs

  • por
    Fer

    Olá! Suas explicações sõo bem esclarecedoras, obrigada por publicizar! Tenho 41 anos e faço reposição com os bioidênticos testosterora e progesterona, além da crisina via oral. Posso usar a espironolactona ou ela vai bloquear a ação da testosterona bioidêntica?

    • por
      Alessandra Drummond

      Primeiro precisa avaliar se realmente essa reposição é indicada para você. Hoje o que mais vejo na minha prática são pessoas fazendo hormonios sem a menor indicação de fazer. Exame de sangue não serve para dosar testosterona. Se estiver baixa no exame, não tem NENHUM valor diagnóstico. É preciso avaliar sintomas!

  • por
    Gislane Bessa

    A espirolactona pode piorar a acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não é comum. Mas a espironolactona demora um tempo para fazer efeito, as vezes alguns meses. Então o que pode ocorrer também é uma piora por outros motivos e a ação dela ainda não ter começado na pele. Reveja a dose e as associações de produtos tópicos e sistêmicos que está fazendo

  • por
    Bianca

    Posso associar o uso de espironolactona com tetralysal pra acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim!

  • por
    Monique

    Eu tomo espirilactona a 3 anos minha pele sempre foi maravilhosa, longe de oleosidade e acne, porém percebi que de uns meses pra cá as acnes estão evoluindo como se o remédio não estivesse mais fazendo efeito , pode ocorre essse fato ??

    • por
      Alessandra Drummond

      Não pelo remédio não estar mais fazendo efeito, mas pode estar ocorrendo algum desequilibrio hormonal. Além disso, outros desencadeantes de acne podem ser: estresse, medicações, uso de cosméticos no rosto. Pode ser necessária uma avaliação laboratorial. Dependendo da dose que esteja usando, pode aumenta-la, ou nesse periodo da crise associar outras medicações, como antibioticos para acne.

  • por
    Tuani

    Eu fiz uma nefrectomia há quase 2 anos e a dermatologista me passou esse remédio estou com receio de tomar

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu tentaria outros tratamentos porque a espironolactona pode afetar a função renal…

  • por
    Aline

    Olá Dra. Excelente explicação.
    Eu faço o tratamento por uns 6 meses e paro por uns 3 meses.
    Gostaria de saber se há algum problema eu realizar desta forma? Se em algum momento meu corpo possa apresentar resistência ao medicamento e parar de funcionar?
    Chá de hortelã também ajuda neste tipo de acne?
    Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Você ja tentou fazer uso por mais tempo seguido? Algumas vezes conseguimos usar por uns 2 anos e ao suspender, a acne fica controlada com as medicações tópicas.

  • por
    Karoline Silva

    Posso associar com tetraciclina?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim. Mas ja atendi pessoas fazendo tetraciclina por longos periodos. Os antibioticos para acne devem de preferencia, ser feitos por um periodo de 1 a 3 meses.

  • por
    Adriane Siqueira

    Texto esclarecedor!
    Já tomei e foi ótimo.
    Tenho uma filha de 15 anos que sofre com as espinhas. Ela iniciou com anticoncepcional mas parou devido ganho de peso.
    A espironolactona pode ser usada em adolescentes?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim! Mas se já tiver relação sexual, é importante fazer algum metodo contraceptivo pois não pode engravidar

  • por
    Layanne

    Posso usar tetraciclina e espironolactona?