A acne é uma doença muito comum em adolescentes, mas também em adultos, principalmente mulheres.

Mulheres com espinhas persistentes, que respondem pouco aos tratamentos e tem espinhas principalmente na parte inferior do rosto e no pescoço, podem ter acne hormonal.

Mesmo que não se consiga demonstrar nos exames alguma alteração hormonal, elas podem se beneficiar da terapia hormonal para acne. Chamamos esse tipo de acne, de acne da mulher adulta.

O que é a terapia hormonal para acne?

Qualquer medicamento que atue em nossos hormônios é chamado de terapia hormonal. Duas terapias hormonais que podem efetivamente eliminar ou ajudar a controlar a acne em mulheres são:

  • Pílulas anticoncepcionais orais
  • Espironolactona

Hoje vou falar aqui sobre a espironolactona no tratamento da acne, que ainda tem seu manejo desconhecido ate mesmo por alguns dermatologistas.

O que é Espironolactona?

É uma medicação oral usada principalmente para tratar pressão alta. Ela é um diurético, ou seja, aumenta a frequência urinária. Apesar de ainda não oficializado na bula, na dermatologia já é prescrita há muitos anos para tratar acne e crescimento excessivo de pelos nas mulheres.

A espironolactona não costuma ser utilizada para tratamento de acne em homens, pois pode estimular desenvolvimento de caracteres sexuais femininos, como seios.

Também não pode ser utilizada durante a gestação, devido ao risco de feminilização do feto masculino. Ou seja, no caso do bebê ser menino pode desenvolver características sexuais de menina. Assim, toda mulher tomando espironolactona deve estar em uso de um método contraceptivo confiável.

Para mulheres saudáveis, ela é considerada segura.

Como a espironolactona pode ajudar numa acne hormonal?

A espironolactona pode bloquear os efeitos dos hormônios andrógenos e progesterona na pele.

Esses hormônios são hormônios masculinos, responsáveis por desencadear acne na mulher adulta. Eles podem estar em níveis elevados, como na síndrome dos ovários policísticos ou podem estar em níveis normais, mas algumas pessoas são mais sensíveis a eles e respondem com acne mesmo com hormônios em níveis normais.

Os principais hormônios andrógenos envolvidos na acne são:

  • Testosterona
  • Di-hidrotestosterona
  • Progesterona.

Quem pode se beneficiar do uso da espironolactona para tratar acne?

A espironolactona pode ajudar em problemas de acne e cabelo, que são causados ou agravados por hormônios andrógenos:

  • Acne hormonal em mulheres entre 30 a 40 anos
  • Acne na perimenopausa
  • Aumento excessivo de pelos no corpo
  • Alopecia androgenética padrão femininos

Que benefícios a espironolactona pode trazer para a pele com acne?

A medicação vai reduzir a atividade dos hormônios andrógenos no folículo capilar e nas glândulas sebáceas. Esses hormônios fazem com que a pele produza mais sebo e obstrua os poros.

Assim, teremos:

  • Redução de lesões inflamadas
  • Redução de cravos
  • Redução da oleosidade da pele

A espironolactona para tratamento da acne é eficaz?

Mesmo quando tomada sozinha, a espironolactona pode ser bastante eficaz.

Mais de 60% das mulheres terão uma resposta muito boa ao usar espironolactona para tratamento de acne.

Dra Alessandra Drummond

Aquelas que não respondem, fazem parte de uma minoria.

Em um terço das pessoas pode ocorrer até 100% de melhora.

Mas porque isso não parece ser o que vemos na prática clínica?

Em geral, o paciente com acne espera uma resposta muito rápida e quando isso não ocorre, acaba abandonando o tratamento.

A espironolactona pode começar a mostrar um bom efeito logo nas primeiras semanas de uso, porém isso pode levar até 6 meses para ocorrer. Isso precisa ser bem explicado durante a consulta, para não haver frustração.

Qual a dose de espironolactona tomar?

Como ela ainda não é oficialmente indicada para tratar acne, ainda não há um consenso sobre seu uso.

A dose diária vai variar de 25mg a 200mg ao dia. Em geral, iniciamos com doses mais baixas, entre 25 e 50mg e aumentamos ou mantemos de acordo com o resultado e feitos colaterais. Essa reavaliação para aumento da dose é feita a cada 6 a 8 semanas, até atingir a dose com bom resultado e mantê-la, desde que não haja efeito colateral.

O ideal é tomar sempre no mesmo horário e evitar tomar próximo a hora de dormir, devido ao aumento da frequência urinária.

Por quanto tempo tomar a espironolactona no tratamento da acne?

Mais uma vez, ainda não temos uma resposta concreta. Costumo dizer, que faremos pelo tempo necessário.

É importante aguardar pelo menos 6 meses para considerar uma falha na resposta. Se após esse período ainda não houver nenhum benefício na pele, é prudente suspendê-la.

Por outro lado, se a resposta ao tratamento estiver boa, pode ser necessário manter por muitos anos. De um modo geral, a maioria das mulheres fará o tratamento por 1 a 2 anos.

O importante é saber que ela vai funcionar durante o uso. Ao suspender, a acne pode retornar. Por isso, algumas mulheres precisarão fazer uso por muitos anos.

Quais são os efeitos colaterais da espironolactona?

É importante esclarecer na consulta os efeitos colaterais que podem surgir. Eles costumam acometer 1 em cada 20 mulheres, sendo que em algumas vezes basta a redução da dose para resolver.

Entre os efeitos colaterais temos:

  • Ir muito ao banheiro para urinar
  • Mudanças no seu ciclo menstrual
  • Dor nas mamas
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Menor desejo sexual
  • Feminilização do feto do sexo masculino (por isso gestantes não podem fazer uso)
  • Elevação dos níveis de potássio

Sobre a elevação dos níveis de potássio, é preciso ter cuidado e monitorar, pois pode gerar uma condição que chama-se hiperpotassemia.

Níveis elevados de potássio causam fraqueza muscular e toxicidade cardíaca. Em geral, essa monitorização dos níveis de potássio só é feita em mulheres acima de 45 anos.

Alguns médicos não se preocupam em pedir exame para avaliar valor de potássio nem antes de iniciar o tratamento em mulheres menores de 45 anos.

Preciso fazer algum exame antes de iniciar o uso de espironolactona para tratar acne? E durante o tratamento?

Para mulheres acima de 45 anos é sempre prudente pedir níveis de potássio e função renal.

Esses exames devem ser repetidos sempre que for feito aumento de dose e mensal no primeiro semestre do uso. Após esse período, repetir a cada 3 a 4 meses. Para menores de 45 anos, o acompanhamento pode ser semestral.

Quaisquer efeitos colaterais geralmente desaparecem após você parar de tomar espironolactona. Certifique-se de conversar com seu médico se sentir algum efeito colateral que o incomode.

Espironolactona e potássio:

Conforme mencionado acima a espironolactona pode aumentar níveis de potássio e isso pode ser perigoso.

Evite a água de coco e suplementos que contenham potássio. Sempre informe a outros médicos que prescrevam medicações para outras condições, que está fazendo uso de espironolactona, pois pode haver interação entre os medicamentos.

Posso associar pílula anticoncepcional com espironolactona?

Pode

E é uma excelente associação. Entretanto, hoje em dia, há uma grande preocupação com o uso de pílula devido aos efeitos colaterais.

Os principais efeitos colaterais relatados com uso de pílula são: coágulos no sangue, ataque cardíaco e aumento da pressão.

Porém, apesar do medo em torno do risco de trombose, é muito mais provável ocorrer trombose na gestação e no puerpério do que com o uso de pílula.

O risco hoje das pílulas é menor que antigamente, pois a concentração de estrogênio é menor. Se for decidido fazer a associação com a pílula, é importante praticar atividade física pois já ajuda a reduzir risco de trombos.

A associação da pílula com espironolactona também ajuda a reduzir as cólicas e irregularidade menstruais que a espironolactona pode causar.

De qualquer forma, como a medicação não pode ser feita em gestantes, sempre deve ser combinada a algum método contraceptivo.

Para o tratamento de acne, posso usar outros medicamentos associados a espironolactona?

Sim

Pode associar a antibióticos tópicos ou orais, além dos cremes comumente utilizados já para tratar acne.

Também é possível fazer o tratamento hormonal sem outros associados. Com o tempo de uso, costumamos ir retirando os tópicos para avaliar se é possível manter apenas com os tratamentos hormonais em comprimidos.

Quem não pode usar espironolactona para tratar acne?

Gestantes não podem usar pois o que ela faz é bloquear hormônios masculinos.

Na gestante isso seria um problema se o bebê for menino, pois bloqueando os hormônios masculinos, ocorre o que chamamos de feminilização do feto, ou seja, surgimento de características sexuais femininas.

Também pelo fato de reduzir a ação da testosterona, é uma medicação que só deve ser indicada para homens quando os riscos compensam o uso, o que não ocorre no caso de tratamento de acne.

A espironolactona também é contraindicada a pacientes com insuficiência renal aguda ou redução significativa da função renal

O que devemos considerar e explicar na consulta ao prescrever espironolactona para tratar acne?

  • A resposta de cada mulher ao tratamento é imprevisível. Algumas podem ficar totalmente sem acne, algumas podem apenas melhorar e outras podem não responder;
  • Apesar de não ser eficaz para todas, os trabalhos mostram uma resposta favorável em no mínimo 65% das mulheres;
  • O resultado pode demorar até 6 meses para aparecer;
  • Ao suspender o tratamento, a acne pode voltar
  • Existem efeitos colaterais, que apesar de infrequentes, precisam ser explicados
  • Pacientes principalmente acima de 45 anos devem ter os níveis séricos de potássio monitorados
  • A medicação não pode ser feita em gestantes

Por fim, para aumentar o sucesso do tratamento, é importante ter paciência e seguir as orientações de associação terapêuticas dadas pelo dermatologista.

A combinação da terapia hormonal com medicações tópicas e procedimentos no consultório costuma ser muito eficaz.

Os procedimentos incluem:

Retorne periodicamente às consultas e comunique seu médico imediatamente caso sinta qualquer efeito colateral.

E lembre-se, se a terapia hormonal falhar, ela não é sua única opção! Então, não desanime!

Caso queira saber mais sobre suas opções de tratamento para acne, alem da espironolactona, marque uma consulta.

333 Comentários

  • por
    Nicoly

    Pode fazer micro labial tomando esse remédio ? Mancha os lábios

    • por
      Alessandra Drummond

      não tem contra indicação por causa da espironolactona

      • por
        Mari

        Que maravilha suas explicações, esclareceu todas as minhas dúvidas. Amei!!! Parabéns!

        • por
          Alessandra Drummond

          Muito obrigada pelo incentivo! fico muito feliz em ajudar mais pessoas!!

          • por
            Liliane

            Pode tomar ele e tomar creatina?

          • por
            Alessandra Drummond

            Não há interação nem contraindicação para o uso de creatina com espironolactona

          • por
            Iara

            A Dermato indicou pra mim, mas fico pensando, quando parar vai voltar e ainda pode alterar meu ciclo, tenho 43 anos aí fico toda insegura, mas a minha dermatologista explicou tudo direitinho, só estou resistente mesmo. De qualquer forma, sua explicação foi ainda mais rica e esclarecedora, preciso só decidir. Obrigada

          • por
            Alessandra Drummond

            Nem sempre irá voltar. As alterações no ciclo também costumam ser temporárias

          • por
            Débora

            Parabéns pelo texto tão explicativo. Estou tomando espironolactona vai fazer um mês. Estou amamentando e meu ginecologista liberou pra tomar pq estou com muita acne inflamada. Já que não posso fazer uso de outras medicações devido a amamentação. Já usava antes de engravidar.

          • por
            Alessandra Drummond

            Que bom que ele liberou!

          • por
            Carolina

            Dra, usei espironolactona junto com minoxidil por muitos anos e meu cabelo ficou realmente mais denso, nao sei qual dos dois foi, mas parei a espironolactona a 4 meses e não tive queda, mas meu cabelo começou a quebrar muito nas pontas. Pode ser o efeito da falta dele?

          • por
            Alessandra Drummond

            A espironolactona também é usada para alopecia androgenética em alguns casos

      • por
        Adriane

        Tem contra indicação para ingerir bebida alcoólica?

        • por
          Alessandra Drummond

          não tem interação entre espironolactona e alcool, mas pode aumentar a frequencia urinaria, ou seja, numero de idas ao banheiro para urinar

      • por
        Lisandra

        Oi
        Tomo espironolactona 2x 25mg dia.
        Porém, vem um sintoma muito ruim no terceiro quarto dia de uso contínuo. Minha barriga fica enorme. Barriga incorpora água. Parece que é nos intestinos. Sensação de barriga dura de grávida. Daí tenho que ficar dois dias sem ele. Para sumir e voltar minha barriga negativa. Por favor… Pq isso está acontecendo???? Oq me indica?

        • por
          Alessandra Drummond

          Indico que você relate esse efeito ao médico que te prescreveu e avalie suspensão ou redução da dose

    • por
      Rosângela

      Dra adorei seus esclarecimentos aqui, uma dúvida tenho utilizado testosterona manipulada 5% com a finalidade de segurar massa muscular, pois já tenho 47 anos o médico me passou protetor que contém na fórmula espironolactulona é mesmo assim estou a meses c acne inflamando o meu rosto e são muito avermelhadas e doloridas. Se eu fizer o uso do comprimido de espironolactulona vai bloquear a ação da testosterona? Ou posso associar o uso?

      • por
        Alessandra Drummond

        Pensa comigo…se você tiver uma reação adversa a qualquer remédio, o que precisaria fazer para melhorar? Suspender o remédio, certo? No seu caso, há uma reação adversa ao uso de testosterona…

  • por
    Laís

    Excelente explicação, muito esclarecedora. Obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Muito obrigada! Que bom que pude ajudar!

      • por
        Juliana

        Parabéns dra, muito bem explicado, tirou todas as minhas duvidas.

        • por
          Alessandra Drummond

          Que bom! Fico feliz em ajudar!

  • por
    Emilly

    Que texto completo. Esclareceu totalmente minhas dúvidas e ajudou no entendimento dessa medicação. Parabéns

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom! Obrigada! É uma excelente opção e muitas vezes esquecida

      • por
        Aleciana

        Muito obrigada pelo esclarecimento, foi o melhor que encontrei, vou até salvar nos favoritos.

        • por
          Alessandra Drummond

          Muito obrigada por vir aqui pra escrever um elogio!! Isso nos motiva a continuar. Fico feliz de ter ajudado. bjs

        • por
          Adriana

          Estou fazendo o uso do medicamento há 19 dias e bem desesperada,pois continua nascendo as espinhas.Eu fiz exames e não apresentei nenhuma alteração hormonal, mesmo assim, o médico indicou essa medicação.Com sua explicação fiquei mais tranquila.Já estava pensando em procurar outro profissional mas vou aguardar alguns meses até o retorno.Obrigada!

          • por
            Alessandra Drummond

            Precisa ter paciência mesmo e considerar uma falha apenas após 3 a 6 meses do uso

  • por
    Luiza

    Fiz tratamento com Espironolactona durante 4 meses e tive resultados excelentes, a oleosidade da minha pele diminuiu muito e não tenho mais nenhuma acne, devo continuar o tratamento por mais uns 6 meses mesmo já tendo o resultado desejado?

    • por
      Alessandra Drummond

      O tratamento em geral é mantido por um tempo longo, desde que não haja nenhum efeito colateral

    • por
      Elaine

      Tenho pressão um pouco baixa e faço academia de manhã, tô com receio de tomar essa medicação que a derma receitou de 50 mg, pra questão da acne e passar mal! Já estou com 50 anos, parei a reposição hormonal, mas estou com acne somente no queixo, inflama, fica feio, pele tá bem oleosa. O q faço pra melhorar essa acne? Esse medicamento não trata a causa?

      • por
        Alessandra Drummond

        Esse medicamento é otimo para essa acne mesmo. Pode iniciar com doses baixas. Acima de 40 anos costumo pedir exames de sangue antes de liberar o uso

        • por
          Flavia

          Dra. Estou com queda de cabelo e acne hormonal. Posso usar espironolactona com minoxidil?? Um não irá afetar ou prejudicar a ação do outro??

          • por
            Alessandra Drummond

            Pode tomar, mas com cautela e acompanhamento do médico que prescreveu, pois ambos podem baixar a pressão

  • por
    Thays

    Posso fazer tatuagem tomando esse medicamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não tem contraindicação

  • por
    Ludmila

    Já tinha usado vários medicamentos até antibióticos e nada adiantou. Me indicaram o espilactona e realmente funcionou. Minha acne é adulta e sempre tive muita acne desde a adolescência.

    • por
      Alessandra Drummond

      Funciona para a maioria das mulheres, mas é preciso paciência pois nem sempre a resposta é rápida. Que bom que funcionou pra voce!

      • por
        Priscila

        Tenho 40 anos e a 1 ano coloquei o diu. Comecei a ter espinhas e a pele mais oliosa. Com está medição melhor bem. Mas ainda tenho um pouco. Estou tomando a 3 meses. Espero melhorar mais.

        • por
          Alessandra Drummond

          Algumas mulheres só começam a apresentar alguma resposta após 3 meses de uso, então pode ser

        • por
          ß5⁵ê1rr1rrrrddrrwr

          Doutora comecer a ler o seu texto e estou pensando em tomar esse remedio(me auto medicar) pode tomar suplemento como termogenico e creatina usando a medicação?

          • por
            Alessandra Drummond

            Jamais faça uso de auto medicação. Você precisará de um médico para orientar e te “socorrer” caso tenha algum efeito adverso, ok? O objetivo do artigo é apenas orientar. Além disso, suplementos termogênicos podem interferir na pressão e aumentar chance de efeito colateral

    • por
      MAIRA

      Olá! Escuto muito falar que o Aldactone apresenta os melhores resultados. Existe isso realmente, algumas marcas são mais eficazes?

      • por
        Alessandra Drummond

        Aldactone é o nome comercial da espironolactona

        • por
          Valéria

          Melhor e mais completa explicação que consegui , parabéns !

          • por
            Alessandra Drummond

            Muito obrigada!

  • por
    Luci

    Parabéns pelo conteúdo! Muito explicativo, esclareceu toda as minhas dúvidas.

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom! fico muito feliz em saber disso!

      • por
        Larissa

        Dra, devo suspender o uso da espironolactona quanto tempo antes de engravidar?

        • por
          Alessandra Drummond

          A espironolactona é rapidamente eliminada. Recomendo que quando começar as tentativas para engravidar, já suspenda. Só faça uso de espironolactona enquanto estiver com algum método contraceptivo

          • por
            Juliana

            Dra. Minha médica prescreveu 100mg por dia. Eu tomo junto ou faço 2x ao dia ?

          • por
            Alessandra Drummond

            A dose pode ser única ou dividida. A desvantagem a meu ver de dividir a dose e tomar a noite também é que o remédio é um diurético, ou seja, aumenta a frequencia de fazer xixi a noite.

      • por
        Luciana

        Oi! Tem duas semanas que comecei o tratamento com 50mg (indicado pela Dermato), porém, minha pele está com mais espinhas que o comum, inclusive no pescoço que nunca tive antes. É normal?

        • por
          Alessandra Drummond

          Em 2 semanas ainda não é possível avaliar o efeito da medicação. Use os tratamentos tópicos e espere um pouco mais. A piora pode não ter nada a ver com o uso, mas com alguma alteração no ciclo menstrual, por exemplo

  • por
    thaynanda

    Ótima explicação! Clara e objetiva. Estou usando a 3 meses e o remédio tem me ajudado desde do primeiro mês. As acnes sumiram!

  • por
    Taís

    Como ela diminui os níveis da testosterona ela pode atrapalhar no ganho de massa para quem malha? tem algum suplemento q indicaria que possa ser usado junto ?

    • por
      Alessandra Drummond

      No caso de acne, a dose utilizada costuma ser baixa e não interfere. Além disso, a maior parte dos suplementos podem desencadear acne, então não faz sentido usar uma medicação para melhorar e outras coisas que podem piorar a pele

  • por
    Lari

    Estava tomando Espironolactona e em um exame de rotina minha creatinina deu um valor acima do valor de referência em duas ocasiões, sendo que nos exames anuais sempre vinha normal. O único medicamento diferente que tomei nos últimos meses foi ele; é possível que ele tenha esse efeito colateral? Com relação a pele, ele ajudou muito

    • por
      Alessandra Drummond

      Primeiro é preciso avaliar o quanto seria esse aumento. Não é um efeito colateral comum da medicação e a suspensão dela no caso de alteraç~sao de função renal é para valores mais altos de creatinina e não aqueles proximos do limite

  • por
    Lika

    Posso continuar com meu diu e começar o tratamento com este medicamrntov

    • por
      Alessandra Drummond

      O DIU hormonal tende a piorar a acne. Mas pode tentar associar a espironolactona e ver se consegue equilibrar. De qualquer forma, ela deve ser feita sempre com um método contraceptivo, para evitar engravidar durante o uso

      • por
        Nathalia

        Por quanto tempo dura o tratamento pra tratar a acne? Ou é de uso vitalício? Tenho medo pq dizem que quando para de tomar, a acne volta tudo de novo.

        • por
          Alessandra Drummond

          O período de tratamento com espironolactona para acne pode variar dependendo da gravidade da acne, da resposta individual ao medicamento e de outros fatores, como histórico médico e saúde geral. Em muitos casos, a espironolactona é prescrita como um tratamento de longo prazo, mas não necessariamente vitalício. Vários pacientes fazem uso por até 2 a 3 anos e quando retiram, conseguem manter a acne controlada.

          Quando a espironolactona é interrompida, a acne pode retornar em alguns casos, especialmente se a causa subjacente da acne (como desequilíbrios hormonais) não foi abordada de forma adequada. No entanto, isso não significa que seja necessário tomar espironolactona indefinidamente. Em vez disso, os médicos geralmente monitoram a condição do paciente e podem ajustar o tratamento conforme necessário.

          É importante discutir suas preocupações sobre a duração do tratamento com espironolactona com seu médico. Eles podem oferecer informações específicas com base em sua situação individual e ajudar a desenvolver um plano de tratamento que seja mais adequado para você. Além disso, é essencial entender que a acne pode ser tratada de várias maneiras, e seu médico pode recomendar diferentes abordagens dependendo de sua resposta ao tratamento.

          • por
            CIBELLE

            Oi Dr.Estava tomando isotretinoina mais o resultado persistia então a minha dermo acrescentou espironolactona se 100 mg e azitromicina ,estou com um pouco de medo mais creio que agora vai melhorar ,o que vc acha disso Dr? Obrigada .

          • por
            Alessandra Drummond

            Não tem problema associar os 2, mas eu costumo antes tentar otimizar a dose da isotretinoina. Também prefiro começar a espironolactona com doses mais baixas.

  • por
    Schirley

    Para quem faz uso de inibidor de hormônio pode tomar pois tive câncer de mama hoje tomo aromazim

    • por
      Alessandra Drummond

      Não é recomendado.

  • por
    LETCIA

    Olá. Seu conteúdo foi muito esclarecedor, obrigada por dividir esse conhecimento!!

    Eu tomo Espironolactona faz 6 meses. Desde que comecei a tomar minha menstruação desregulou imediatamente nos 4 primeiros meses(que era bem regulada). A dermaro sugeriu que eu tomasse 100mg dia sim e dia não. No quinto mês menstruei. Só que no meio do quinto mês tive alopecia, foi uma queda pequena de cabelo. Mas ainda sim era alopecia. Apesar de saber que muitas vezes alopecia é acompanhada de um evento emotivo, eu descobri agora que é um dos efeitos colaterais da Espironolactona.

    Eu normalmente tenho muitos efeitos colaterais em quase todos remédios que consumo infelizmente.

    Você acredita que está se fato relacionado? A alopecia
    É possível eu cessar ou preciso tomar por 1~2 anos como comentou no seu conteúdo para melhor eficácia?

    • por
      Alessandra Drummond

      Existem diversas causas de alopecia. Inicialmente teria que saber qual o tipo da sua. Infelizmente, é descrito em bula que a espironolactona poderia provocar alopecia. Se foi algo temporário e o resultado para a pele estiver benefico, não suspenderia. Mas se a queda se mantiver, talvez seja necessário suspender para avaliar

    • por
      Ravena

      Uso DIU Kyleena há 2 anos, estou tendo muitas espinhas e consequentemente manchas. Iniciei o uso do medicamento tem 3 dias.
      Por se tratar de hormônios, esse medicamento não interfere na ação contraceptiva do DIU, certo?

      • por
        Alessandra Drummond

        Não interfere

  • por
    Ilana

    Texto esclarecedor.
    Faço uso de remédio losartana posso usar mais espironolactona?!
    Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Associação de medicações anti-hipertensivas podem provocar queda exagerada na pressão, então somente se for feito em conjunto com o cardiologista.

      • por
        Thamyris

        Ótimas explicações Dra!
        Na amamentação é possível fazer o uso da espironolactona?

        • por
          Alessandra Drummond

          Ela é considerada segura na amamentação, mas SEMPRE com aval do pediatra ok? E não faça por conta própria

  • por
    Silvana Machado Cavaleiro de Sousa

    Quem faz o uso de levotiroxina sódica de 62,5 mg pode fazer o uso de espironolactona??

    • por
      Alessandra Drummond

      Sim, não há interação entre as medicações

      • por
        Patricia

        Excelente conteúdo. Estou passando pela acne adulta e me foi recomendada a espironolactona. Logo iniciarei e espero ver bom resultado. Muito obrigada pelas explicações.

        • por
          Alessandra Drummond

          Tomara que te traga beneficios. De qualquer forma, tenha calma, porque pode demorar um pouquinho para ver os resultados, ok?

  • por
    Sara

    No meu caso pra acnes posso tomar o comprimido de 100 mg 2 vezes ao dia totalizando os 200 mg ao dia??

    • por
      Alessandra Drummond

      A dose diária para acne varia de 25 a 200mg/dia. Então, até poderia. Mas em geral, faço doses mais baixas para acne. Não costumo ultrapassar 100mg ao dia, pois os efeitos colaterais são dose-dependente.

  • por
    Eunice

    Estou tomando para hipertensão arterial.mas faço uso de pregabalina tb, tenho sentindo muita dor no joelho e coluna depois passei a usa.lo…ja teve algum relato

    • por
      Alessandra Drummond

      Desconheço esse efeito colateral, mas converse com o médico que te prescreveu. Na dúvida, troque a medicação para testar…

  • por
    Bass

    Uso o slinda sou hipertensa posso fazer uso do espironolactona para tratamento da acne adulta?

    • por
      Alessandra Drummond

      Somente com consentimento do seu cardiologista, pois dependendo do seu nível de pressão, a associação de ambas, pode baixar demais a pressão

  • por
    talita

    posso fazer uso anticoncepcional e espirolactona

    • por
      Alessandra Drummond

      Sim, excelente associação, inclusive. Para o uso de espironolactona o ideal é sempre estar com algum método contraceptivo mesmo

      • por
        Brenda

        Não tenho acne mais Tenho excesso de pelos no rosto, minha médica passou espirolactona, tenho 1 mês tomando , mais ainda não vi resultado, posso continuar com o tratamento ou acha que para meu problema não irá resolver ?

        • por
          Alessandra Drummond

          Uma das indicações da espironolactona é hirsutismo ( aumento dos pelos), mas precisa aguardar ao menos 3 meses para avaliar se realmente não teve resposta

  • por
    Maria Eduarda

    Ótimo explicação!

  • por
    Adriana

    Quem teve câncer de mama pode usar esse medicamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Alguns trabalhos inicialmente sugeriram que a espironolactona poderia aumentar níveis de estrógenos, hormônio que poderia aumentar o risco de cancer de mama. Depois outros estudos não mostraram essa relação. Então, considerando mulheres de forma geral, não haveria problema. Porém, quando já existe o histórico, e ainda não temos certeza absoluta, o mais prudente é evitar o uso.

      • por
        Sabrina

        Quem teve mioma deve evitar uso de espironolactona para acne adulta?

        • por
          Alessandra Drummond

          Em bula não consta nenhuma interação

          • por
            Sandrielle

            Estou fazendo o uso do espironolactona para acne faz 2 meses, já melhorou bastante, porém vejo que vem uma espinha ou outra e acaba manchando, tenho Diu. Será que é melhor retirá-lo ou esperar no mínimo 3 meses? Pois vi q com 3 meses o remédio tem que ter melhorado bastante e conforme vai passando o tempo a melhora tende a se estender

          • por
            Alessandra Drummond

            Se remover o DIU vai precisar de outro metodo contraceptivo porque não pode engravidar tomando a medicação. Alguns pacientes demoram mais de 3 meses para ver melhora e depois fica controlado

  • por
    leya

    fazendo uso da Espironolactona, posso fazer depilação com cera? e a laser?

    obrigada pelo conteúdo, esclarecedor!

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim. a medicação que deixa a pele sensível a esses procedimentos é isotretinoina e não a espironolactona

  • por
    Maria Gabriela

    Muito bom esse texto! Ótima explicação! Obrigada pelas informações!

    • por
      Alessandra Drummond

      muito obrigada!

  • por
    Karoline

    Pode tomar amamentando?

    • por
      Alessandra Drummond

      não é recomendado. Melhor buscar outros métodos

  • por
    Leticia

    Olá, tudo bem?
    Eu estou tomando a medição e já estou entrando no 2° mês. Tenho 24 anos. Ando sentindo muita cãibra e minha menstruação voltou a descer com 10 dias de intervalo da anterior. Paro com a medição ou procuro um profissional pra esclarecer tudo?

  • por
    Leticia

    Olá, tudo bem?
    Eu estou tomando a medição e já estou entrando no 2° mês. Tenho 24 anos. Ando sentindo muita cãibra e minha menstruação voltou a descer com 10 dias de intervalo da anterior. Paro com a medição ou procuro um profissional pra esclarecer tudo??

    • por
      Alessandra Drummond

      O ideal é procurar o médico que te prescreveu. Caimbras podem indicar alteração nos níveis de potássio. Pode ser apenas uma questão de ajuste de dose. Se por acaso não conseguir retornar logo, sugiro por enquanto, suspender a medicação

  • por
    Élida

    É normal após iniciar o tratamento aparecer muita acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      Em geral com a espironolactona isso nao acontece…

  • por
    MARIANA

    Que texto maravilhoso! Muitas informações, muito esclarecedor! Comecei a pouco tempo a tomar espirolactona, finasterida e minoxidil para tratamento de acne e alopecia, gostaria de saber sua opinião sobre depilação a laser. O local aonde faço recomendou interromper as sessões até finalizar o tratamento com esses medicamentos, me colocaram bastante medo dizendo que não ía diminuir o pelo e a região poderia escurecer. No entanto fico na dúvida se não estão exagerando e apenas não querendo que eu continue o tratamento, uma vez que pode ser que eu não veja tanto efeito já que tomo minoxidil?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não vejo nenhum problema em fazer a depilaçao a laser. Mas realmente o minoxidil pode dificultar o resultado, se estiver tomando em comprimidos

  • por
    Flavia

    Para quem já teve alopecia, pode ser que volte? Tenho 38 anos, é recomendado o uso de 50 mg?

    • por
      Alessandra Drummond

      Depende do tipo de alopecia. Uma alopecia androgenética deve ser tratada para sempre. A dose é muito variavel, em geral entre 25 e 100mg ap dia

      • por
        Diane

        Dra descobri há 1 mês que sofro de alopecia androgenética, meu cabelo teve uma queda severa. Estou fazendo tratamento com uma tricologista e tomando biotina. Esse medicamento é indicado nesse caso ? Ou ele pode fazer o cabelo cair mais ainda?

        • por
          Alessandra Drummond

          Alopecia androgenética é tratada com associação de vários medicamentos. A escolha entre minoxidil, finasterida e espironolactona é feita caso a caso, considerando idade e efeitos colaterais. Espero que sua tricologista seja médica e dermatologista para conduzir de forma apropriada seu diagnóstico e tratamento

  • por
    Flavia

    Fiz o uso de predsin, pode ser a causa de espinhas? Ou seria problema hormonal mesmo?

    • por
      Alessandra Drummond

      predsin pode causar acne, ainda mais se usado por um período maior que 7 dias

  • por
    Roberta

    Ótima explicação, Dra! Obrigada pelos esclarecimentos.

    • por
      Alessandra Drummond

      muito obrigada!! bjs

  • por
    Kamila

    Então a Espironolactona dificulta o ganho de massa muscular em praticantes de musculação? Devido a baixa dos hormônios masculinos?

    • por
      Alessandra Drummond

      Apesar de atuar reduzindo os hormônios androgênicos, não há ainda nenhuma comprovação que dificulte ganho de massa muscular. Pode iniciar com dose mais baixa e observar

  • por
    Amanda

    Ótimo texto muito esclarecedor…minha dermatologista passou essa medicação e estava com algumas dúvidas..
    Obgda pelo esclarecimento..
    Parabéns

    • por
      Alessandra Drummond

      Na maioria das vezes não conseguimos mesmo explicar tudo na consulta. Eu mesma peço para que minhas pacientes leiam o texto e me tragam as dúvidas antes de começarmos. Que bom que pude te ajudar!

  • por
    Paula

    Olá tomava selene para acne porém parei por efeitos.apos parar meu cabelo está caindo muito a médica me endicou espirolactona posso fazer uso de óleo de prímula e de linhaça ouvir dizer q é bom?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode usar, sim. A espironolactona vai te ajudar nessa questão do desequilibrio hormonal com a suspensão da pilula. Só cuidado porque não pode engravidar tomando ela.

  • por
    ANDRIELI

    Estou tomando há 4 meses e que milagre, estou muito feliz com o resultado. No início me deu tonturas, mas agora estou acostumada, não sinto mais nada. Minha pele “limpou”.

    • por
      Alessandra Drummond

      Exatamente o que falo para minhas pacientes quando os sintomas de efeitos colaterais são leves. Eles costumam desaparecer com o uso, o organismo vai acostumando! Que bom que esta fazendo efeito para você. Mas não desanime, se às vezes apresentar alguma piora. Ela não é uma cura para acne, é um controle, e podem ocorrer alguns surtos contornáveis.

      • por
        Ingrid

        Iniciei com uma dosagem de 50mg ao dia e já senti melhora, agora após um mês de uso o médico quer que eu tome 100mg ao dia, mesmo eu tendo bons resultados. É indicado?

        • por
          Alessandra Drummond

          Cada médico tem a sua conduta. Eu costumo manter na menor dose necessária, mas ele não está errado em fazer assim tb e monitorar efeitos adversos

    • por
      Amanda Estevam

      Olá!!! Posso utilizar essa medicação tendo o implanon?

      • por
        Alessandra Drummond

        Pode sim!

        • por
          Ana

          Olá, gostaria de saber se é seguro o uso em adolescente (12 anos). Teve sua menarca em março e está com muita acne, principalmente na região frontal e mento. A endocrinologista que receitou 25mg/dia. Obrigada.

          • por
            Alessandra Drummond

            para adolescentes, eu particularmente prefiro outras medicações antes

  • por
    Kenia

    Que texto maravilhoso, conseguiu me prender do começo ao fim
    E olha que é tópico que considero chato kkkk

    • por
      Alessandra Drummond

      kkkk é um tema difícil de escrever mesmo. Tentei não fazer de forma muito técnica que fica mais chato né. Muito obrigada por vir aqui elogiar!! Isso nos motiva, né? Bjs

  • por
    Caroline

    Tenho pressão baixa , será que posso fazer o uso do espironolactona ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Ela pode reduzir mais ainda sua pressao, mas não é uma regra. Quando eu inicio em pacientes que tem a pressao baixa, peço que acompanhem a pressão com um aparelho em casa e nunca aumento mais que 25mg ao dia. Qualquer sintoma de pressão baixa, tem que suspender. Faça isso com algum médico te acompanhando.

  • por
    Fabíola

    Estou tentando engravidar e tomo espironolactona 100mg ao dia. Minha pele está muito boa, mas basta eu parar que as espinhas voltam com tudo. Posso parar de tomar a espironolactona quando eu descobrir uma possível gravidez?? Desde já agradeço a atenção

    • por
      Alessandra Drummond

      NÃO!!!! Gestante não pode tomar espironolactona. Se já está tentando engravidar, o ideal é que já suspenda…

      • por
        Fabíola

        Muito obrigada por responder Dra.
        Me tira mais uma dúvida? O espironolactona impede a gravidez? Estava tentando engravidar tomando o mesmo, porém faz 3 meses que parei de tomar para tentar engravidar, fiz exames e está tudo ok. Tenho 39 anos.

        • por
          Alessandra Drummond

          Não pode tentar engravidar tomando espironolactona!!! existem estudos em animais que demonstraram uma redução da fertilidade durante o uso, porém não há confirmação que isso ocorra em mulheres. De qq forma, todas as mulheres que desejem engravidar, precisam suspender seu uso. ainda bem que você não conseguiu durante o uso, porque poderia trazer problemas para o bebê.

  • por
    Flávia

    Dra,fiz o uso por muitos anos e decidi parar por ficar preocupada de fazer mau tomar por tanto tempo e tb começou aparecer manchas de melasma no meu rosto vc acha que tem alguma ligação?E só pra deixar registrado minha pele piorou muito depois que parei de tomar estou com muita acne e a pele extremamente oleosa

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona é considerada uma medicação segura para ser tomada por longos períodos. Só precisa ser suspensa qdo surge um efeito colateral, inclusive em exame de sangue. Existem alguns trabalhos que ja tentaram até relacionar ela com a melhora no melasma, porém nada muito conclusivo. Ou seja, não acho que a piora do melasma tenha a ver com ela

  • por
    Ana

    Dra estou tomando espironolactona há 6 meses por causa da acne adulta.No entanto notei redução da libido .É possível q tenha a ver com o remédio? Att. Ana

    • por
      Alessandra Drummond

      Infelizmente, sim. Apesar de não ser tão comum, ela pode sim, causar redução da libido

  • por
    Ana

    Corrigindo o comentário anterior….Dra estou tomando espironolactona há 6 semanas e notei redução da libido.Pode ser por causa do remédio?

    • por
      Alessandra Drummond

      Infelizmente, redução da libido pode ser um efeito colateral da espironolactona, apesar de pouco comum. Ela atua reduzindo hormônios androgênicos e em algumas mulheres pode ocorrer disfunção sexual. Se tiver tomando dose maior que 25mg ao dia, pode tentar reduzir para essa dose antes de suspender e observar se o efeito permanece

  • por
    Ruth

    olá, texto ótimo!
    gostaria de saber qual o melhor horário para tomar o remédio, tem problema tomar antes de dormir?

    • por
      Alessandra Drummond

      O melhor horario é durante o dia, porque é um remedio diurético, ou seja, aumenta a vontade de fazer xixi. Se tomar a noite, pode precisar levantar varias vezes para ir ao banheiro

  • por
    Poliana

    Pode ser usado junto com metformina?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim! pra quem tem resistencia insulinica é uma otima associação!

  • por
    Remedia

    Este é um dos melhores posts que já li sobre o assunto. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • por
      Alessandra Drummond

      Muito obrigada! Me dedico bastante pra escrever um post legal, tentando esclarecer sem uar uma linguagem muito medica. E fico feliz quando alguém vem escrever só pra elogiar. Me incentiva a escrever outros! bjs

  • por
    Fer

    Olá! Suas explicações sõo bem esclarecedoras, obrigada por publicizar! Tenho 41 anos e faço reposição com os bioidênticos testosterora e progesterona, além da crisina via oral. Posso usar a espironolactona ou ela vai bloquear a ação da testosterona bioidêntica?

    • por
      Alessandra Drummond

      Primeiro precisa avaliar se realmente essa reposição é indicada para você. Hoje o que mais vejo na minha prática são pessoas fazendo hormonios sem a menor indicação de fazer. Exame de sangue não serve para dosar testosterona. Se estiver baixa no exame, não tem NENHUM valor diagnóstico. É preciso avaliar sintomas!

  • por
    Gislane Bessa

    A espirolactona pode piorar a acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não é comum. Mas a espironolactona demora um tempo para fazer efeito, as vezes alguns meses. Então o que pode ocorrer também é uma piora por outros motivos e a ação dela ainda não ter começado na pele. Reveja a dose e as associações de produtos tópicos e sistêmicos que está fazendo

  • por
    Bianca

    Posso associar o uso de espironolactona com tetralysal pra acne?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim!

  • por
    Monique

    Eu tomo espirilactona a 3 anos minha pele sempre foi maravilhosa, longe de oleosidade e acne, porém percebi que de uns meses pra cá as acnes estão evoluindo como se o remédio não estivesse mais fazendo efeito , pode ocorre essse fato ??

    • por
      Alessandra Drummond

      Não pelo remédio não estar mais fazendo efeito, mas pode estar ocorrendo algum desequilibrio hormonal. Além disso, outros desencadeantes de acne podem ser: estresse, medicações, uso de cosméticos no rosto. Pode ser necessária uma avaliação laboratorial. Dependendo da dose que esteja usando, pode aumenta-la, ou nesse periodo da crise associar outras medicações, como antibioticos para acne.

  • por
    Tuani

    Eu fiz uma nefrectomia há quase 2 anos e a dermatologista me passou esse remédio estou com receio de tomar

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu tentaria outros tratamentos porque a espironolactona pode afetar a função renal…

  • por
    Aline

    Olá Dra. Excelente explicação.
    Eu faço o tratamento por uns 6 meses e paro por uns 3 meses.
    Gostaria de saber se há algum problema eu realizar desta forma? Se em algum momento meu corpo possa apresentar resistência ao medicamento e parar de funcionar?
    Chá de hortelã também ajuda neste tipo de acne?
    Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Você ja tentou fazer uso por mais tempo seguido? Algumas vezes conseguimos usar por uns 2 anos e ao suspender, a acne fica controlada com as medicações tópicas.

  • por
    Karoline Silva

    Posso associar com tetraciclina?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim. Mas ja atendi pessoas fazendo tetraciclina por longos periodos. Os antibioticos para acne devem de preferencia, ser feitos por um periodo de 1 a 3 meses.

  • por
    Adriane Siqueira

    Texto esclarecedor!
    Já tomei e foi ótimo.
    Tenho uma filha de 15 anos que sofre com as espinhas. Ela iniciou com anticoncepcional mas parou devido ganho de peso.
    A espironolactona pode ser usada em adolescentes?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim! Mas se já tiver relação sexual, é importante fazer algum metodo contraceptivo pois não pode engravidar

  • por
    Layanne

    Posso usar tetraciclina e espironolactona?

  • por
    Rita

    Bom dia Dra, tive trombose cerebral e foram feitos vários exames e testes que constataram que o causador foi o anticoncepcional. Meu dermato me recomendou esse espironolactona para minja acne adulta na pré menopausa, mas antes de tomar, procurar saber se por causa da trombose seria adequado tomar. Oq a Dra tem a dizer sobre isso? Posso tomar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não existe nenhum relato de espironolactona associada ao risco de trombose. Só tome cuidado pq não pode engravidar fazendo uso dessa medicação

  • por
    Erica

    Adolescente que tem indicação para tomar 50mg, mas a pressão é normal, corre o risco de ficar com a pressão muito baixa?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode baixar a pressão sim, mas 50mg não é uma dose alta. Na maioria das vezes não ocorrerá nenhum efeito colateral. Basta ir acompanhando. E a pressão caso baixe, volta ao normal após suspender o remedio

  • por
    Suhellen

    Olá, qual o efeito esperado no controle da acne com espirolonactina combinado com Doxiclina e metformina?
    É realmente eficaz essa combinação?
    Obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Sim, é eficaz. A metformina é usada para quem tem resistencia insulinica associada. doxiciclina pode ser usada por curtos periodos, nas crises.

    • por
      Vanessa

      Bom dia, doutora? O uso de espironolactona pode piorar o melasma?

  • por
    Danielle Silva

    Doutora, muito esclarecedor. Parabéns por seu trabalho!

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom que gostou! Eu que agradeço ter vindo aqui pra elogiar, porque saber que podemos ajudar as pessoas, nos incentiva!

  • por
    Michelle

    Tenho 40 anos e com o uso do anticoncepcional Slinda estou apresentado acne, a combinação com espironolactona seria boa? Anteriormente tomava anticoncepcional combinado, mas foi necessário interromper o uso.

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona pode ser associada ao uso de anticoncepcionais. Sua pilula é a base de drospirenona, que também possui atividade antiandrogenica, ou seja, ação contra acne. Mas é menos eficaz que as pilulas combinadas e por isso pode não estar segurando. Talvez a espironolactona seja uma boa opção. Converse com a sua médica

  • por
    Karina

    Muito obrigada pelo conteúdo. Gostaria de saber se além do potássio tem mais algum suplemento proibido a tomar junto com esse medicamento. Omega 3,6 … vitamina C… Magnésio quelado, zinco, vitamina D… tem algum problema?

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona pode aumentar os níveis de potassio mesmo em pacientes que não tomam suplementos com potassio. Não é o problema de suplementar, mas sim acompanhar com exame de sangue alguns pacientes, principalmente que tenham algum problema cardiaco. Sobre suplementação, não sou a favor de repor tudo de forma desorganizada. Suplementos vitaminicos em excesso podem gerar inclusive intoxicações e sobrecarga do seu organismo. Pòndere sempre se o uso é realmente necessário.

  • por
    Roberta

    Dra faço uso de estradiol gel , pq tirei 2 ovários e útero e tenho 42 anos, estou com acne adulta , quando tomo 100 mg aldactone o colo do útero q ficou sangra pouquinho por causa das celulazinhas de endométrio q ficaram no colo. Tem algum problema continuar usando? E sinto seio maior. Já tentei 50 mg mas não é suficiente pra diminuir a acne, com 100 mg fica perfeita minha pele. O q faço? Me ajuda

    • por
      Alessandra Drummond

      Muitos desses efeitos de sangramento são apenas temporários. Alterações menstruais e dores mamárias podem ocorrer no inicio do uso e depois se reequilibrar. No seu caso, acho bom conversar tanto com a ginecologista quanto a dermatologista, para avaliar a intensidade do que vem sentindo

  • por
    Giovana

    Excelente conteúdo! Me ajudou muito, muito obrigada!
    Parabéns pelo trabalho

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom que pude te ajudar!! bjs

  • por
    Caroline

    Olá,
    Vou começar a tomar espironolactona 100mg ao dia, e estou fazendo academia cedinho, faço o uso somente de whey concentrado, posso continuar tomando?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não tenho experiência com uso de whey protein, mas ele pode piorar a acne e causar disfunção renal. Então é sempre bom ter acompanhamento nutricional para avaliar quantidade e se o uso é realmente necessário. é bom aferir sua pressão antes de iniciar o uso e acompanhar com uma curva caso apresente efeitos colaterais

  • por
    Juliana

    Estou tomando espironolactona para acne a 1 semana, desde então tenho sentido um pouco de dor de cabeça (nuca) e hoje medi minha pressão estava 9×6. Devo suspender o uso do medicamento e retornar a médica?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não acredito que a dor na nuca seja pela pressão, pois não é um sintoma de pressão baixa. 9X6 pode ser normal para muitas mulheres. É preciso saber qual é o seu normal. A maioria dos pacientes que apresentam algum efeito colateral, ocorre mais nas primeiras semanas do uso e depois normaliza. Mas qualquer dúvida, é melhor entrar em contato com a sua médica e avaliar a dose

  • por
    Bianca

    Olá Dra,

    Minha médica receitou esse medicamento e fiquei um pouco receosa por se tratar de um remédio para controle de pressão, mas sua explicação foi excelente, ficou muito bem entendido.
    Eu utilizo o DIU Mirena , e posso iniciar com esse medicamento? Tenho algum risco de engravidar?
    Outra pergunta é, eu tive pré eclampsia na gestação, que se normalizou logo após o nascimento do meu filho , a algum risco essa medicação?

    • por
      Alessandra Drummond

      O DIU apresenta uma boa proteção contra gravidez, se tiver bem colocado. Quanto a pré eclampsia, seria bom avaliar em conjunto com a sua médica

  • por
    Priscila

    Qual a quantidade de água devo consumir usando este medicamento? Estou tomando umas 3 semanas e estou tendo muita sede, já bebi em torno de 2,5lit de água, agora estou tomando bem mais por causa da secura que está minha boca, devo suspender o uso, tenho medo de beber muita água e derreprnte fazer mal ou tomar pouca e tb fazer mal, qual seria a quantidade correta de consumo

    • por
      Alessandra Drummond

      Converse com uma nutricionista sobre isso. E reavalie se a dose que esta usando da espironolactona não precisa ser reajustada. Os efeitos colaterais costumam ocorrer só no inicio do tratamento. Se mantiver os efeitos colaterais, pode ser necessário suspender.

  • por
    Rafaela

    Parabéns pelo texto! Muito esclarecedor e de fácil entendimento.
    Dra., a senhora acredita que que a espironolactona pode ser eficaz contra a foliculite?
    Obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Muito obrigada! Não costumo usar espironolactona para foliculite. Existem outras opções.

  • por
    Lorrane

    Faço uso de minoxidil 1,5mg, finasterida5mg para alopecia. Com o DIU de mirena minha pele ficou muito oleosa e a Dermato prescreveu Isotretinoína 20mg em dias alternados. Mudei de cidade e a nova Dermato sugeriu uso de 100mg de Espironolactona onde reforçaria o tratamento da alopecia e ajudaria na oleosidade. Segui dessa forma, mas nao percebi muita melhora em relação a oleosidade como a Isotretinoína e desejo voltar. Estou sem uso da Espiro e percebi hirsutismo e a pele bastante oleosa. Fico com receio de usar Isotretinoina por muito tempo, qual opinião da senhora sobre esse caso? Seria possível associar Isotretinoina e Espironolactona e as para alopecia?Tenho 34 anos.

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona é uma ótima opção para tratar acne e alopecia associadas, e em geral, a dose para alopecia é mais alta mesmo. O tempo de resposta é lento. Precisa aguardar ao menos 3 meses para ver uma resposta ao tratamento. espironolatona tb ajuda na questao do hirsutismo. Mas a causa do hirsutismo também pode ser o minoxidil. Algumas mulheres com doses acima de 1mg, ja começam a relatar mto incomodo. converse com a dermato se vale a pena reduzir um pouco e acompanhar se melhora isso. Isotretinoina não deve ser usada de forma contínua e não é tratamento para alopecia.

  • por
    Michelle

    tenho 31 anos, a Dermato me receitou Espironolactona 100 mg, para a melhora das acnes, porém tenho pressão baixa normalmente 10 por 6.
    Devo tomar 100 mg mesmo, ou uma dosagem menor

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu prefiro começar com doses mais baixas, mas não está errado fazer 100mg. Ainda assim, os efeitos colaterais não são tão comuns. Se estiver insegura, converse com sua dermato sobre começar aos poucos

  • por
    Gabriela Posteraro

    Dra, comecei a usar essa semana por recomendação da gineco (tive que trocar o iume pelo slinda e deu muita acne), 5 dias usando e estou indo muuuuito ao banheiro para urinar, parece que minha bexiga não aguenta mais nada, é perigoso? E pelo fato de aumentar o potássio eu deveria beber mais água que de costume?

    • por
      Alessandra Drummond

      As vezes é necessário começar com doses mais baixas até o corpo se acostumar. Converse com a sua ginecologista e evite tomar a medicação à noite

  • por
    Aline Barra

    Ótimo texto, Dra.! Até quanto tempo é normal ter algum efeito colateral?

    • por
      Alessandra Drummond

      Efeitos colaterais leves podem aparecer nas primeiras semanas de tratamento, mas relate tudo para sua dermatologista

  • por
    Sâmia

    Olá Dra , sua explicação é muito esclarecedora , estou a quase duas semanas tomando esse medicamento, confesso que antes de lê seu texto eu ia desistir desse tratamento rs . Na primeira semana deu até uma acalmada nas minhas acnes .. agora na segunda semana está apresentando algumas é isso me desaminou um pouco … mas ao lê sua explicação me uma certa força p/ não desistir . Fiz o uso por 2 meses de corticoide e tomava o anticoncepcional contracep minha dermo falou que isso que talvez tenha causado . O que você acha Dra ? Aah já troquei meu anticoncepcional p da uma ajudada . Obrigada pela explicação e me ajudar a não desistir.

    • por
      Alessandra Drummond

      corticóide pode provocar acne sim e algumas anticoncepcionais são mais direcionados para melhora da pele. Precisa ter paciência para ver resultados da espironolactona. E se foi causada pelo corticóide, a própria suspensão dele já vai te ajudar

  • por
    Renatha

    Ótimo conteúdo, parabéns.
    A ginecologista me indicou espironolactona 50mg, tomar um comprimido por dia, para tratamento de acne. Não seria uma dose baixa ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu sempre prefiro doses mais baixas. É mais seguro, com menos efeitos colaterais e quase sempre 50mg já demonstra resultados bons. Caso isso não esteja ocorrendo, aí sim reavalio a paciente e a necessidade de aumento da dose

  • por
    Carla

    Maravilhosa explicação…. Amei!!
    Dra coloquei o DIU de mirena a 4 meses e estou com muita acne na região do pescoço, tenho 42 anos e faço uso de aradois, atenolol e indapem. As medicações locais q a dermato passou ñ estão melhorando em nada. Posso iniciar com a Espirolactona por conta própria?

    • por
      Alessandra Drummond

      Jamais inicie qualquer medicação por conta própria, porque você vai precisar recorrer ao seu médico se tiver algum efeito colateral. E vai ser importante também a avaliação do seu clínico/cardiologista pois a espironolactona é um diurético. Além disso, se antes de colocar o DIU você não tinha acne, pode ser que seja algo temporário e a pele em breve se estabilize

  • por
    Elaine

    Para mulheres que estão no processo de ganho de massa muscular a espironolactona pode atrapalhar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Atrapalharia muito pouco. Pra mim o benefício compensaria. Desde que esteja num ganho de massa muscular natural, sem uso de anabolizantes. Nesse caso, seria enxugar gelo. Não recomendo uso de nenhum anabolizante para melhora corporal pois os danos que podem causar às vezes são irreversíveis

  • por
    Daniela

    Olá! Quem possui ovário policístico pode usar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode sim. Inclusive a associação dele com píluas é oq mostra melhores resultados para pele e cabelo de mulheres com ovário policístico

  • por
    KELY

    Que maravilha explicação. Comecei hj o uso da espironolactona de 50mg. Minha pressão é baixa,.Coloquei diu mirena a 6mese e minha acne piorou muito no queijo . Minha dermatologista quer eu eu use Rocutam, eu que dei a ideia do espironolactona por amigas ter usado e gostado. Na sua opinião, o rocutam seria melhor ? Lembrando que uso diu mirena e preciso pois tenho endometriose ele é o tratamento para doença , tenho 39 anos . Obrigada.

    • por
      Alessandra Drummond

      Ambos são opções. O roacutan tem uma resposta mais rápida, mas também um índice de recidiva maior quando termina o tratamento. Normalmente minha decisão vai depender da intensidade do problema. Se tem espinhas muito inflamadas já deixando cicatriz, opto pelo roacutan para tentar secá-las mais rapidamente

  • por
    Edicleia

    Tenho Trombofilia e faço uso contínuo de xarelto, como não posso usar pílula sofro muito com a acne, uso diu mirena que foi o único contraceptivo que meu ginecologista recomendou mas ele não tem efeito quanto a acne, eu posso fazer o uso desse medicamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não há nenhuma contraindicação de tomar espironolactona junto com xarelto. Mas não faça isso por conta própria. Sempre acompanhe com seu médico

  • por
    Camila Santos

    Tenho 31 anos, a Dermato me receitou o Espironolactona 50 mg, não tenho nenhum tipo de hipertensão ou questões cardíacas, mas fico com receio em tomar o remédio para tratar minha questão de acne que tem sido muito frequente e principalmente próximo do período menstrual e de repente causar algo pior e que eu não tinha, corro esse risco ou posso fazer o uso sem me preocupar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Olha, quando tomamos qualquer tipo de medicação, ou até vitaminas, corremos o risco de ter efeitos adversos. Então seria impossível eu te garantir que nada vai acontecer. O que posso dizer é que o risco, nessa concentração, é baixo.

  • por
    Maiara rodeigues

    Sou atleta e faço uso de hormônios derivados de testosterona, um dos colaterais é pele oleosa e consequentemente aparecimento de espinhas, posso utilizar a espirolactona para controlar a oleosidade?
    E se usar não vai atrapalhar o ciclo hormonal q estarei fazendo?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não faz muito sentido você tomar testosterona e usar a espironolactona…

  • por
    Catarina

    Pode beber álcool tomando a espironolactona ?

    • por
      Alessandra Drummond

      não tem interação entre espironolactona e alcool, mas pode aumentar a frequencia urinaria, ou seja, numero de idas ao banheiro para urinar

  • por
    Mariana

    Devo nao tomar a medicação no dia que decidir beber alcool?

    • por
      Alessandra Drummond

      não tem interação entre espironolactona e alcool, mas pode aumentar a frequencia urinaria, ou seja, numero de idas ao banheiro para urinar

  • por
    Daniela

    Olá. Minha filha de 11 anos tem puberdade acelerada, portanto faz bloqueio. Ela está cheia de acne. Pode tomar espironolactona? Qual a dose?

    • por
      Alessandra Drummond

      Ela pode tomar espironolactona, mas a dose tem q ser decidida com o médico dela e acompanhado

  • por
    hellen

    Muito obrigada pelas explicações doutora!!

    Dei início no tratamento para acne agora com este medicamento, porém estou com um pouco de medo pois minha pressão é baixa, esqueci de comentar com a minha médica sobre esse detalhe, será que teria algum problema?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode baixar sua pressão principalmente no inicio do uso, mas na grande maioria das pessoas são efeitos transitórios e quase todos toleram muito bem o uso na dose feita para acne

    • por
      Ana

      Comecei o remédio com 25mg. Faço uso de whey e creatina, além de ter a pressão um pouco baixa (tenho traço talassemico). Ao fazer academia notei que o meu fôlego deu uma diminuída. Seria melhor fazer exame de sangue antes de dar continuidade no tratamento?

      • por
        Alessandra Drummond

        Primeiro entenda que whey e creatina podem piorar a acne. Sempre sugiro suspender. Se está se sentindo cansada, a pressão pode estar baixando demais. Monitore sua pressão em casa e converse com o médico que prescrever se é motivo de preocupação.

  • por
    Pollyane

    Oi minha ginecologista me passou este medicamento. Porém vi wue que ele serve pra pressão e eu não tenho nenhum problema com pressão. Caso eu tome esse remédio pode alterar minha pressão ?

    • por
      Alessandra Drummond

      pode sim, quem tem pressão muito baixa pode sobrer mais os efeitos colaterais. mas as doses usadas para acne são menores e as vezes os sintomas de baixa da pressão são transitórios

  • por
    Larissa

    Faço uso da injeção de proverá e tenho muita espinha a espironolactona pode me ajudar a controlar a espinha? E quanto tempo devo tomar? Depois que controlar posso interromper ou voltaria as espinha caso ajude a controla-las??

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode te ajudar, mas a dose e tempo de uso precisa ser conversada com seu dermatologista. Não faça a medicação por conta própria

      • por
        Sabrina

        Tem 1 mês que eu estou tomando espironolactona e as minhas acnes piorou muito estou dando acne como eu nunca tive no início do tratamento é normal esse grande surgimento de acne ?

        • por
          Alessandra Drummond

          Pode ocorrer no início sim

  • por
    Ana Clara

    Quanto tempo após parar o remédio, posso engravidar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Assim que parar. A espironolactona é rapidamente eliminada do organismo

  • por
    Gizeli

    Olá Dr!
    Tenho SOP, suspendi o anticoncepcional pois quero engravidar. Não estou conseguindo eficácia em tratamentos alternativos para solucionar a questão da acne. Tem mexido muito com minha auto estima, a concentração da acne é muito grande no rosto.
    Qual remédio seria ideal ? Me ajude !!!

    • por
      Alessandra Drummond

      Se está tentando engravidar, não pode tomar espironolactona. Consulte um dermatologista para uma prescrição adequada para você

  • por
    Larisse

    Estou usando a 1 ano. Espironolactona e maravilhosa. Pra mim a melhora começou apartir dos 6 meses. Tem q ter paciência e não desistir. Ela melhora muito a acne. Mas os resultados demoram um pouco.

    • por
      Alessandra Drummond

      Obrigada por compartilhar sua experiência!

  • por
    Ana Clara

    Quanto tempo após parar a espirolactona posso engravidar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Assim que parar, pode engravidar. A espironolactona é rapidamente eliminada

  • por
    Raquel

    Olá gostaria de saber se espirolacona reduz a oleosidade da pele?

  • por
    Nathalia

    Parabéns pelo post Dra., Estava com muitas dúvidas e todas foram esclarecidas! Amei.

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom! Obrigada!

  • por
    Paula

    Quero agradecer pela matéria, seu conteúdo ajudou bastante!

    Estou tomando spironolactona a 3 meses e não obtive melhora, a e pra piorar o ginecologista pediu para eu suspender o anticoncepcional selene, pois tomo a muitos anos já tenho 39 anos.

    Será que vai piorar ainda mais a minha acne suspendendo o uso do selene? Estou bem desanimada com o tratamento, parece não estar surtindo efeito!

  • por
    Paula

    Quero agradecer pela matéria, seu conteúdo ajudou bastante!

    Estou tomando spironolactona a 3 meses e não obtive melhora, a e pra piorar o ginecologista pediu para eu suspender o anticoncepcional selene, pois tomo a muitos anos já tenho 39 anos.

    Será que vai piorar ainda mais a minha acne suspendendo o uso do selene? Estou bem desanimada com o tratamento, parece não estar surtindo efeito!

    • por
      Alessandra Drummond

      Com a suspensao do Selene, a acne tende a piorar sim. E tome cuidado porque não pode engravidar tomando espironolactona

  • por
    Géssica

    Dra muito obrigada pelas informações. São muito valiosas. Tomo ac iumi há 14 anos…muito tempo, e não posso dizer que fiquei maia de 1 semana sem acne. Sofro com acne hormonal. Já fiz de tudo, menos o uso da isotretinoina pq acho um medicamento mto invasivo e perigoso. Tentei tomar espironolactona e, não consegui dar continuidade, senti uma secura vaginal e as vezes até algumas fissuras (pequenos cortes), aqui pelos comentários não vi ninguém falando desse efeito colateral e na Internet tbm não…quando suspendi o uso, tudo voltou ao normal. O que poderia ser, pois gostaria de voltar a tomar a medicação.
    Agradeço se puder me responder

    • por
      Alessandra Drummond

      Não é um efeito colateral descrito. Converse com sua dermatologista sobre a possibilidade de retomar com baixas doses e não faça auto medicação

  • por
    Marcela

    Ótimo texto Dra, os esclarecimentos ficam ainda melhores com as respostas aos comentários.
    Tenho lipedema e fiz a troca do anticoncepcional pois a doença melhora se evitar a ingestão de estrogênio e com isso surgiram as espinhas, você acha que a espironolactona pode ser um agravante para o lipedema?

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona é um diurético e tem descrito que diuréticos poderiam piorar o lipedema. Converse com seu médico antes.

  • por
    Bruna

    Dra, faço o uso de 1 comprimido de escitalopram pela manhã e 1 comprimido a noite de amitriptalina e o anticoncepcional, posso fazer o uso da espironolactona mesmo tomando esses medicamentos?

    • por
      Alessandra Drummond

      Consulte o médico que prescreveu as medicações para voce, ok? Em relação ao anticoncepcional, poderia fazer

  • por
    Tatiane

    Excelente explicação, iniciei agora na medicação meu 1 dia, gostaria de da rede ele ajuda no tratamento da rosácea no rosto?

    • por
      Alessandra Drummond

      Ele é indicado para acne, mas muitas mulheres tem acne e rosacea misturadas

  • por
    N.

    Olá Dra.,
    Estava sem tomar espirolactona há uns 4 meses, aí iniciei e tomei por 12 dias, período em que estaria menstruada, mas aí desconfiei de gravidez e parei. Fiz o teste e descobri uma gravidez de 1-2 semanas, bem inicial, mas foi justamente qd comecei o remédio. Avisei o médico, que disse que foi por pouco tempo e como era de 20mg/dia, não era para me preocupar. No entanto, estou preocupada. Acha que devo mesmo me preocupar? Devo fazer algum exame específico? Agora devo estar de 3 semanas.
    Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Não vi a mensagem antes, mas espero que tenha corrido tudo bem.

  • por
    Auri

    Muito obrigada! Explicou melhor até mesmo que minha Dermato. Gratidão!

    • por
      Alessandra Drummond

      Não culpe sua dermato. As vezes na consulta não temos o tempo que gostaríamos para uma explicação bem completa

  • por
    Rocio Paladines

    Muito obrigado por toda a explicação super clara. Tenho uma pergunta: minha filha está em tratamento com espirolactona há 7 meses. Ela tomou 100 mg por dia e correu bem, embora tenha demorado muito para ver os resultados. Quando o dr viu a melhora, baixou para 50 mg e há alguns dias a acne voltou a aparecer. Isso é normal e vai desaparecer mais tarde ou ela precisará voltar para a dose de 100mg?

    • por
      Alessandra Drummond

      Tenho pacientes que tomam 25mg, 50mg e 100mg. Cada caso é um…

  • por
    Lidiane Sousa

    Excelente texto, muito esclarecedor… Obrigada Dra

    • por
      Alessandra Drummond

      Obrigada!! bjs

  • por
    Carla

    Amei a explicação!
    Tenho 27 anos, não tenho alergia a medicamentos, não tenho doenças e vou completar 1 ano usando o DIU Mirena no dia 17/10, e desde que fiz a inserção, minha pele está cada vez mais feia. 🙁
    Bochechas, queixo e descendo pro pescoço. E não é só cravos. Estão surgindo várias espinhas internas e bem inflamadas. Meu rosto era e sempre foi limpo e a pele linda.
    Estou triste demais e não consigo ignorar… catuco tudooo. Estão ficando algumas manchinhas nos lugares onde eu espremo.
    Ainda não passei por uma dermato. Estou querendo começar a usar a medicação por conta própria em doses pequenas, e acompanhar o resultado a longo prazo.
    Eu sei que uma consulta seria o ideal, mas aqui onde eu moro as consultas são caríssimas. 🙁

    • por
      Alessandra Drummond

      Tem vários outros tratamentos que podem ser iniciados antes da espironolactona. Em alguns casos falo até para considerar a troca do DIU…nem todos se adaptam ao Mirena

  • por
    LAIS

    Posso usar enquanto tento engravidar? Ao descobrir a gravidez suspender imediatamente.
    Dessa forma é seguro para o feto?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não. Se estiver tentando engravidar, suspenda, pois existe um risco naquele periodo que estiver tomando sem saber ainda que está grávida

  • por
    Cintia

    Pessoas com cardiopatia congênita podem da ser uso desse medicamento? Existe alguma contraindicação?

    • por
      Alessandra Drummond

      Consulte seu cardiologista , principalmente se fizer uso de outras medicações

  • por
    Melissa

    Obrigada por todas as informações passadas. Post muito esclarecedor e linguagem fácil para quem é leigo no tema. Sanou todas as dúvidas. Parabens doutora!

    Uma dúvida: Tenho dermatite atópica que controlo com uso de hidratantes e diprogenta. O uso do espironolactona pode piorar a dermatite?

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom que o texto te ajudou! A espironolactona não costuma piorar a dermatite como ocorre com a isotretinoina orak

  • por
    Luciana

    Boa noite Dra, excelente texto.
    Mas estou com algumas dúvidas. Tomo amitriptilina para fibromialgia na dosagem 25mg, pois tenho dores musculares e um pouco de fraqueza. Poderia estar tomando espironolactona de 25 mg para acne? Minha dermato receitou, porém ainda não tinha iniciado o tratamento com amitriptilina. Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Converse com o médico que receitou a amitriptilina, ok?

  • por
    Vitória

    Olá Dr, iniciei o tratamento com a espironolactona, pois a minha acne pior ao ingerir leite e derivados, evito esse tipo de alimento. Mas eu gostaria de saber se o suplemento vegano pode piorar a acne ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode piorar também

  • por
    Denielly Vargas

    Olá, meu médico prescreveu espironolactona + Doxiciclina + epiduo + acido azelaico para tratar acne/hinsurtismo, porem faço depilação com luz pulsada. Preciso para de usar algum desses medicamentos alguns dias antes e depois de fazer a luz pulsada ou posso continuar o uso normalmente?

    • por
      Alessandra Drummond

      O Epiduo pode deixar a pele mais sensivel no local que é aplicado. Seria bom parar seu uso alguns dias antes se estiver fazendo no rosto

  • por
    Paula

    Bom dia minha sobrinha com 14 anos está a tomar este medicamento à dois meses para o acne, tem muita fraqueza muscular, o período menstrual atrasou, tem muito corrimento vaginal, tem um crescimento anormal dos pelos corporais parece um rapaz muito grossos, a própria esteticista se assustou, gostaria de saber se tem que voltar no derma, ou pode parar de tomar a medicação assim mesmo.
    Obrigado cumprimentos
    Paula Moreira

    • por
      Alessandra Drummond

      Com certeza precisa voltar ao dermatologista dela!

  • por
    Júnior

    A Espirolactona atua diminuindo a atividade androgênica apenas na produção de sebo da pele, ou bloqueia a testosterona de um modo geral na mulher?
    Grato

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona causa um bloqueio periférico nos receptores androgênicos.Não afeta a produção da testosterona mas vai diminuir a ação dela em diversos locais, como a pele

  • por
    Juliana

    estou usando espiralactona 100mg ao dia, estou tendo o efeito colateral da menstruação desregulada (o ciclo está estendendo mais dias do que o normal), isso afeta de alguma forma o tratamento?

    • por
      Alessandra Drummond

      Na maioria das vezes isso se ajusta com o tempo de uso, só acompanhar se está gerando algum tipo de anemia ou outros problemas antes de decidir suspender. Eu costumo iniciar com doses mais baixas para monitorar os efeitos adversos

  • por
    Luk

    Tenho 22 anos e problemas com acne. Não tenho nenhum problema de pressão ou algo do tipo. Vi que esse remédio serve pra acnes e resolvi comprar em uma farmácia sem prescrição médica, mesmo sabendo que seria imprudente tomar por conta própria. Sou um rapaz e estou tomando a 5 dias 50mg e até agora não senti nenhum efeito colateral. Vi os possíveis efeitos colaterais em seu post Dra. Não me preocupo baixar a testosterona. Devo procurar um médico para fazer acompanhamento certinho e continuar usando.

    • por
      Alessandra Drummond

      Para tratar acne em homens, costumo usar outras medicações e não espironolactona. Seria bom você buscar uma ajuda medica

  • por
    Kethelyn

    Dra,

    Eu tenho 23 anos.

    A senhora foi super esclarecedora, a forma que abordou o conteúdo foi incrível, pois o Dr. me receitou e não explicou exatamente, como não tenho conhecimento, pesquisei na internet e vi que era para uma outra coisa.

    Sendo que, através de sua página, achei a resposta que precisava e o médico poderia ter dito de forma mais clara.

    Gostaria demais de tratar da minha pele com a senhora, pois a minha acne hormonal têm me atrapalhado bastante e eu não quero voltar ao uso do anticoncepcional, pela a questão das dores de cabeça que estava sentindo e mal estar.

    Fiquei feliz por nos proporcionar alternativas para o tratamento da acne adulta.

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom que pude te ajudar! Só fique atenta a questao de não poder engravidar, ok? bjs

  • por
    Simone

    Olá Dra Tudo Bem? Espero que sim!

    Parabéns pela matéria. Realmente um guia completo sobre o uso da espironolactona.

    Tenho 41 anos, pele negra e sofro coma acne adulta há anos. A época que a pele ficou melhor foi quando cortei todos os alimentos que continham leite.
    Mas com a menstruação (irregular e abundante) vinham as espinhas e manchava o rosto. Eu faço tratamento tópico, mas é enxugar gelo, por conta da fase menstrual.

    Não posso fazer uso de terapia hormonal, pois tenho parente de primeiro grau que teve duas tromboses, uma embolia pulmonar, descobriu que tem SAF.

    As medicações que uso diariamente são Pregabalina 75 mg e Sertralina 50 mg. Minha acne é moderada, em um caso clínico semelhante a senhoria começaria o tratamento com dose de 25mg ou 50 mg? E faria exame de potássio com que periodicidade?

    Agradeço imensamente a atenção e os esclarecimentos. Que Deus possa recompensar o esforço da senhora Dra Alessandra. Muito Obrigada.

    • por
      Alessandra Drummond

      Precisaria de uma avaliação e conversa mais detalhada para conduzir seu caso. Desculpa não poder ajudar mais por aqui

  • por
    Rayane

    Olá estou a 3 mês usando tomando roacutan sinto dores forte na perna e estourou varizes depois q iniciei o tratamento devo suspender ou posso continuar com uso do remédio ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Imagino que você esteja acompanhando com exames de sangue. Essas dores são mais preocupantes com níveis de creatinina estão muito altos. Aí pode ser necessário mesmo suspender. Não deixe de entrar em contato com seu médico

  • por
    Gabriella

    Parei espironolactona faz 10 dias. Estou em período menstrual e minha pele do rosto está muito inflamada. Além de voltar a tomar a espironolactona, algum outro remédio ou pomada pode me ajudar com a inflamação?
    Obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Existem antibióticos tópicos e orais e tratamentos a laser também. Converse com seu dermatologista! bjs

  • por
    Douglas

    Posso fazer uso do espironactona associado ao tratamento de acne com isotretinoína?

    • por
      Alessandra Drummond

      Teoricamente não há contraindicação, mas eu não costumo associar

  • por
    Sabrina

    Tem 1 mês que eu estou tomando espironolactona e as minhas acnes piorou muito estou dando acne como eu nunca tive no início do tratamento é normal esse grande surgimento de acne ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode ocorrer no início sim

  • por
    marilza monte lima

    Boa tarde,
    Gostaria de verificar a possibilidade de agendar uma consulta para minha filha de 17 anos por telemedicina, devido morar no estado do Amapá. Ela desde os 17 anos apresenta acne ja fez vários tratamentos mas não melhorou, queria buscar outros recursos.

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu faço telemedicina. Você consegue agendar pelo contato aqui no site

  • por
    Elaine

    Olá Dra… a espironolactona é somente pra mulheres adultas? Minha filha tem 16 anos, muita acne, há 15 dias, ela começou a tomar o Selene, ela pode tomar espironolactona também?

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu aguardaria antes para ver a resposta que terá ao uso do selene, pois pode ser suficiente

  • por
    Rebeca Carolina

    Texto incrível, parabéns!! Eu tenho uma dúvida, eu tenho histórico de eflúvio telógeno por fatores hormonais, já tive 2 vezes por parada de anticoncepcional, e noúltimo episódio comecei a ter acne e decidi não voltar para os hormônios e comecei a espironolactona e pensei que não teria mais o eflúvio mas acabei não tomando direito durante 1 mês e tomei até uma dose maior sem querer e comecei a ter eflúvio telógeno novamente, só que agora já faz quase 6 meses e ainda não parou, os fios novos já estão nascendo então não estou com alopecia androgénetica mas não sei como parar o eflúvio porque ele nunca durou mais que 6 meses, se eu aumentar a dose da espironolactona de 50mg para 100mg poderia controlar melhor?

    • por
      Alessandra Drummond

      Desculpa não conseguir te orientar melhor por aqui. Seu quadro precisa de uma avaliação abrangente para diagnóstico e decisão de tratamento

  • por
    Kaliane

    Tenho 17 anos e a médica receitou fazer o uso desse medicamento de 50mg . Ela também combinou com um contraceptivo, mas estou com medo de tomar o espironolactona e ter alguma alteração na minha pressão , ou desenvolver algum problema cardíaco consequente ao uso desse medicamento. Acha que usando o espironolactona com o contraceptivo pode trazer algum efeito colateral do tipo ? Ainda não comecei a tomar por receio de não dar certo.
    Obs: tenho muita oleosidade na pele , muita acne , cravos e excesso de pelos consequente a hormônios.

    • por
      Alessandra Drummond

      sua médica está super correta. A espironolactona deve sempre ser feita junto com método contraceptivo. Se você não tiver nenhuma contraindicação ao uso de pílula, a associação é bem vinda!

  • por
    Milena Gabardo Fabricio

    Eu tenho acne persistente a 5 anos, hoje estou com 21 anos, gostaria de saber com relação a parar o medicamento, preciso utilizar por pelo menos 1 ano ou 2 para a acne não voltar? Não pode ter intervalo sem tomar?

    • por
      Alessandra Drummond

      A acne é multifatorial e não existe uma regra clara. Vamos avaliando caso a caso. Mesmo o fato de tomar por 2 anos não é garantia que ela não irá voltar quando parar

  • por
    leticia

    Otima explicação! Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar a espironoçactona. Tomo 25mg há tres meses e ja melhorou muito, mas se fico 5 dias sem tomar já começa aparecer espinhas.

    • por
      Alessandra Drummond

      Tenho pacientes que tomam há mais de 2 anos. Vai depender de cada caso. Converse com seu dermatologista sobre quais os planos do seu tratamento

  • por
    Cristiane Costa

    Fiz uso de anticoncepcional (drospirenona + etinilestradiol) por cerca de 10 anos, minha pele estava maravilhosa, nada de oleosidade, mas completei 44 anos e fiz uma histerectomia devido a miomatose uterina. Interrompi, obviamente, o uso do anticoncepcional e desde então minha vida está um inferno com várias lesões dolorosas de acne na pele, no rosto, nuca, ombros, até nas mamas, oleosidade em excesso, sudorese idem, queda acentuada dos cabelos. Sinceramente, pela idade, não gostaria de retornar ao anticoncepcional (pelos riscos de trombose, pela idade, risco de tumores hepáticos), mas tenho a pressão muito baixa (geralmente 90 x 60mmHg) e a espironolactona tem efeito antihipertensivo… O que eu posso fazer? Agentes tópicos eu não considero uma opção pela área tão extensa acometida… Alguma sugestão?

    • por
      Alessandra Drummond

      É preciso procurar um dermatologista para avaliar se a dupla antibiotico oral + tratamentos topicos poderiam controlar. Isotretinoina oral pode ser uma opção e mesmo a espironolactona em doses baixas poderia ser tentada. Mas sempre avaliamos caso a caso

  • por
    Madelena

    Estou tomando espiro há dois meses para tratamento de acne e está funcionando muito bem. Meu ciclo menstrual continua regular mas diminuiu muito o volume, o que me deixa bem feliz também, pois era absurdamente intenso e me atrapalhava na rotina. É normal?

    • por
      Alessandra Drummond

      A espironolactona pode afetar o ciclo menstrual em algumas mulheres, especialmente porque possui propriedades anti-androgênicas. Isso significa que pode interferir nos níveis de hormônios sexuais, como os andrógenos, que desempenham um papel na regulação do ciclo menstrual. Em algumas mulheres, isso pode resultar em ciclos menstruais mais regulares, enquanto em outras, pode causar alterações no ciclo menstrual, como irregularidades ou até mesmo amenorreia (ausência de menstruação). Na maioria dos casos, se não te incomoda, não costuma ser preocupante. Mas sempre relate ao seu médico qualquer efeito com a medicação

  • por
    Jacqueline

    Posso fazer remoção a laser tomando este medicamento? Minha dosagem é 100mg

    • por
      Alessandra Drummond

      Não tem contraindicação do uso de laser pelo fato de estar tomando espironolactona. A medicação que contraindica aplicação de laser é a isotretinoína oral.

  • por
    Grasieli

    Bom dia, texto maravilhoso muito esclarecedor. Coloquei diu à 8 meses, e minha pele tá horrível muita acne pescoço e queixo. Qual seria melhor doxiciclina ou espironolactona?

    • por
      Alessandra Drummond

      A escolha entre doxiciclina e espironolactona para tratar a acne depende de vários fatores, incluindo a gravidade da acne, sua história médica e possíveis interações medicamentosas. Ambos os medicamentos são frequentemente prescritos para tratar a acne, mas têm mecanismos de ação diferentes. Inclusive em alguns casos podem ter o uso combinado.

      Doxiciclina: É um antibiótico que combate as bactérias associadas à acne e também tem propriedades anti-inflamatórias. É geralmente prescrito para acne moderada a grave, por um período de tempo mais curto.

      Espironolactona: É um diurético que também tem efeitos anti-androgênicos, o que significa que pode ajudar a reduzir os níveis de hormônios andrógenos que podem contribuir para a acne, especialmente em mulheres.

      É importante discutir suas preocupações e opções de tratamento com um dermatologista. Ele pode avaliar sua condição e histórico médico para recomendar o tratamento mais adequado para você. Além disso, como você mencionou ter colocado um DIU recentemente, é essencial discutir qualquer efeito colateral ou interação potencial com medicamentos contraceptivos com seu médico.

  • por
    Tatiane

    Olá doutora faço o uso a um mês e pouco a médica reformei 25g se aguentasse aumentar pra 50g porém tive que diminuir pois estava sentindo muita dor no peito e falta de ar , porém percebo que estou tendo piora em vista do que tinha antes de espinhas é normal ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode ter uma piora inicial sim. Mas se tiver com efeitos adversos, talvez a medicação não seja a mais adequada para seu caso

  • por
    Charles

    Gostaria de saber se posso tomar Creatina como suplemento para minhas atividades físicas e se vai inteferir junto a Espironolactona?

    • por
      Alessandra Drummond

      O uso de qualquer suplemento precisa ser encarado de forma mais séria e sempre tomar acompanhando com seu médico

  • por
    Charles

    Tenho 42 anos e há vinte anos fiz um tratamento com Roacutan durante 4 meses, mas as espinhas voltaram, fui na farmácia de manipulação e me receitaram esse composto com: Zinco 15 mg, Vitamina A 50.000 UI e Silício 7,5 mg. Mas estou notando que está tendo uma piora e quero saber se continuo tomando ou paro o medicamento e qual melhor horário pra tomar?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não costumo tratar dessa forma. Seria bom uma avaliação com seu dermatologista. Roacutan por 4 meses é muito pouco. O tratamento costuma durar em torno de 1 ano

      • por
        Charles

        Bom dia!
        A senhora pode ser mais transparente porque esse composto vitamínico é justamente pra evitar a acne e foi isso que me falaram na clinica de manipulação “BELLAPHARMA”, pois a vitamina A é o próprio retinol usado em Roacutan só que é claro com dosagens bem mais baixa?

  • por
    Luane Cordeiro Cardoso

    Esse conteúdo é extremamente esclarecedor! Confortante… A doutora que me atende me explicou um pouco sobre o efeito, mas me senti ainda muito insegura com relação ao uso contínuo do medicamento e os riscos . Li a bula, busquei vários links no Google, mas somente esse conteúdo me esclareceu e confortou. Passo para agradecer! Gratidão!

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom poder ter ajudado! Obrigada por vir aqui agradecer!

Deixe um comentário