Herpes simples é uma infecção causada por vírus, bastante comum, que provoca bolhas agrupadas que estouram e formam feridas. O local mais comum é o lábio, mas pode ocorrer na região genital ou em qualquer outra parte do corpo.

Existem várias formas de tratar e prevenir seu surgimento. Mais recentemente tem se falado muito da L- lisina, um aminoácido que pode ser encontrado em alguns alimentos ou ingerido na forma de comprimidos



O que é a L lisina?

A L lisina ou simplesmente Lisina, é um dos oito aminoácidos essenciais não fabricados pelo homem, que devem ser adquiridos através da alimentação, pois através deles fazemos a síntese de proteínas importantes para o desenvolvimento do organismo.

Quando falamos em herpes, precisamos considerar 2 aminoácidos importantes, que são encontrados na comida:

  • lisina

  • arginina.

A arginina é um aminoácido ruim em relação ao herpes, ou seja, se está em excesso, estimula o aparecimento de lesões.

Já a lisina é o aminoácido “do bem” para herpes.

Comer alimentos ricos em lisina ajuda a prevenir crises.

Além de ingerir este aminoácido na comida, é possível suplementar com comprimidos, garantindo uma dose mais elevada.

A L-lisina atua inibindo a ação da arginina, essa substância que atua estimulando o herpes. Podemos dizer então, que ela bloqueia o vírus.



Quais são os alimentos ricos em Lisina?

Os alimentos ricos em lisina devem ser consumidos pelos pacientes que costumam ter crises frequentes de herpes.

São eles:

  • Ovos

  • Peixes

  • Leites

  • Carnes

  • Queijos

  • Soja

  • Feijão

  • Espirulina



Quais são os alimentos ricos em arginina?

Os alimentos ricos em arginina devem ser evitados em quem têm crises frequentes de herpes.

São eles:

  • Chocolate

  • Amendoim

  • Trigo

  • Coco

  • Milho



Como suplementar L-lisina?

l lisina

Além da alimentação, podemos utilizar comprimidos que vão entregar uma dose maior da substância para o paciente.

Mesmo que o paciente já tenha uma alimentação rica em alimentos que contenham lisina, ele pode se beneficiar da suplementação.

A suplementação é segura, desde que se respeite as doses que são bem toleradas, ou seja, até 3g ao dia. Doses altas, em geral acima de 10g por dia, podem causar enjoo, cólica e diarreia.

A dose escolhida vai ser ajustada de acordo com o número de crises e intensidade delas. Podemos começar com doses mais altas e depois reduzir na manutenção.

Gosto de usar dose mais alta durante os surtos. Combinado ao tratamento com o comprimido de aciclovir ou valaciclovir.

Nesse caso, opto por uma dose de 3000mg/dia. Quando passa a crise, costumo manter para os pacientes que apresentam herpes recorrente, uma dose que varia entre 500 e 1000mg ao dia.



Por quanto tempo devo tomar a L-lisina?

Em geral, quando prescrevemos Lisina para prevenir crises de herpes recorrente, o tempo de tratamento será de 6 meses. Mas isso não é uma regra. É possível manter por mais tempo com doses menores.

Existem também estudos que demonstram resultados bons na suplementação de manutenção por 30 dias ao ano.

Assim, faríamos os 6 meses e depois a cada ano, escolheríamos 1 mês para fazer.

Eu costumo optar pelo verão, pois sabemos que o sol é um importante fator de risco para surgirem as lesões de herpes



Quais os benefícios da Lisina?

  • diminui a multiplicação do vírus

  • diminui o tempo de cicatrização

  • diminui o número de crises

  • diminui a intensidade das crises ( algumas lesões nem chegam a evoluir para a fase de bolhas)



Quais as vantagens do tratamento com Lisina?

  • Baixo custo

  • Poucos efeitos colaterais

  • Dose e tempo de tratamento podem ser de acordo com cada paciente

  • Apresenta bons resultados



Todas as pessoas com herpes precisam tomar Lisina?

Não. Para quem tem crises espaçadas, não há necessidade. É um tratamento para quem tem várias crises de herpes ao longo do ano.

Ainda assim, só será útil para quem conseguir manter o balanço lisina X arginina positivo. Não adianta tomar comprimidos de lisina e ingerir chocolate ou amendoim diariamente, pois assim aumentará a quantidade de arginina.



Onde comprar comprimidos de lisina?

Existe a opção de comprar produtos já prontos ou manipular. Mas sempre converse com seu médico, para que ele indique a dose adequada para você.

Precisa de orientação no tratamento de herpes de repetição. Entre em contato comigo ou deixe sua pergunta que terei prazer em ajudar

 

212 Comentários

  • por
    Alexandre

    Olá bom dia sou o alexandre, li seu artigo, tive uma crise em maio a primeira vez e agora no fim de julho junto de um resfruado forte a segunda (herpes genital) a primeira foi muito difícil e essa segunda no inicio foi tranquila duas bolhinhas sem dor comecei tomando aciclovir 200mg de 6 em 6 horas logo no primeiro dia dos sintomas porém no 3 dia ingeri muito refrigerante e parece q piorou pois estourou mais bolhas e ficou bem ruim a situaçao. Tenho 38 anos e peso entre 105 e 110 kg quanto mg de lisina seria bom pra mim e por quanto tempo, ja comprei os comprimidos e estao para chegar… Estava pensando em tomar 1 por dia (650 mg) e ter uma alimentação boa sem arginina…. Gostaria de uma opiniao se possível desde já obrigado!

    • por
      Alessandra Drummond

      Boa noite. A dose recomendada de lisina e entre 1500 e 3000 por dia, num periodo que varia de 6 meses a 1 ano. Os comprimidos sao de 500mg. Voce pode comecar fazendo 1 comprimido de 500mg a cada 8horas. O ideal e se certificar que nao tem nenhuma contraindicacao. Em alguns pacientes tambem pode ser necessario aciclovir em doses baixas diariamente, associado a lisina. Mas no seu caso, como ainda e recente, o ideal seria acompanhar por enquanto.
      Att.

      • por
        manuela

        Ola Alessandra, muito legal sua publicação.

        Talvez o CRM + tenha me presenteado a uma herpes recorrente e resistente à aciclovir.. uso 2cp/dia de valaciclovir, se eu fico 2 dias sem tomar, ja sinto os pródromos. Faz 1 ano isso.
        Voce indica laser ou imiquimode em casos recorrentes? Obgg

        • por
          Alessandra Drummond

          Você tentou já usar a lisina associada ao valaciclovir e depois tentar remover o valaciclovir? tenho tido otimos resultados, mas a questão alimentar realmente é importante. O imiquimode faço para casos raros em que as lesões não regridem, mas não me parece ser o seu caso, certo? Elas regridem e depois retornam.

          • por
            Julia

            Bom dia , estava tomando aciclovir mais n resolvia nada comecei a tomar lisina e parei o aciclovir , não e a primeira clise mais essa tá muito forte tomo só o lisina ou junto com aciclovir ?

          • por
            Alessandra Drummond

            Durante as crises, mesmo em uso da lisina, precisa associar o aciclovir ou valaciclovir na dose de tratamento

          • por
            Marta

            Bom dia Dra, o meu caso é igual o meu romeo 1 co 200g de aciclovir por 1 ano e agora nao consigo parar estou tomando valaciclovir 2 po dia qdo para volta a ardencia e constante , o imiquimode ajudaria a cicatrizar . E a imunoterapia ?.

          • por
            Alessandra Drummond

            imiquimode pode ajudar a cicatrizar sim. Imunoterapia tem pouca evidência científica, mas vários pacientes relatam melhora. Então é uma opção quando nada está respondendo

      • por
        Eliane

        Bom dia, estou tendo herpes genital praticamente todo mês, qual a dosagem de lisina seria ideal para mim? Estou sofrendo muito principalmente psicologicamente! Tenho 1,70 e peso 78kg 53 anos

        • por
          Alessandra Drummond

          Qualquer medicação o idea é ser iniciada em conjunto com um médico, para avaliar a historia de cada um. A dose recomendada em bula é de 500mg ate 3x ao dia ( 8 em 8h). Reveja os fatores que podem estar desencadeando as crises

        • por
          Sabrina

          Bom dia, Dra. Acha seguro tomar lisina em casos de alteração no colesterol com placa confirmada? Pergunto isso pela sua ação no metabolismo do Cá, motivo pelo qual também é usada para osteoporose. Obrigada

          • por
            Alessandra Drummond

            Em bula, o risco de lisina seria para quem tem alguma doença renal ou algum tipo de câncer ( nesse caso exatamente pelo aumento da absorção de calcio, que poderia favorecer crescimento de células de neoplasia). E mesmo assim, em geral, o risco maior é quando a dose utilizada é mto alta.

      • por
        Cássio

        Dr.a estou com herpes genital faz anos e fazendo supressão com aciclovir 400mg faz 1 ano e meio já, dois comprimidos por dia, durante esse tempo consegui diminuir um pouco as crises mas nunca parei de ter crise porém a mais de 1 mês que venho tenho crises toda semana e já mudei para o valaciclovir por 8h em 8h indicado pelo meu médico e mesmo assim não estou vendo regressão total da crise, estou desesperado achando que não vou melhorar mais, isso tá acabando com meu relacionamento, não sei mais oq fazer porem ainda não tomei lisina, mas acho que tomando o valaciclovir 8h em 8h horas não estou melhorando, não sei se a lisina vai adiantar muita coisa…

    • por
      Jessica

      Faço uso de aciclovir 200mg. Dois de manhã e dois a noite. Tenho muita recorrência de herpes genital. Já fazem anos que tomo assim e minhas crises oscilam. Posso tomar lisina (comprado na Amazon)? Pode me ajudar?

      • por
        Alessandra Drummond

        Pode te ajudar, mas não faça auto medicação. Até mesmo para suplementos, consulte um médico que será também quem vai te orientar caso tenha algum efeito colateral

  • por
    M

    Bom dia, tive aparecimento de bolas na região abaixo das nadegas, durante uns 4 meses ou mais não me recordo agora. Mostrei para a Ginecologista e mostrei fotos a mesma disse devido ao local não deveria ser herpes genital. Início do ano 2022 tive crises recorrentes da mesma, so que genital. Ou seja, era sim. Fiz uso por conta própria de aciclovir de 400mg de forma aleatória e da pomada também. Resultado? Tive o ano todo crises . E o mês de junho foi praticamente o mesmo todo. Estou sem saber o que fazer

    • por
      Alessandra Drummond

      As crises frequentes de herpes estão relacionadas ao estresse e também alimentação. Acho que no seu caso se já fez o aciclovir profilático, seria benéfico tentar associar a L-lisina.

      • por
        Sandra

        Bom dia! Tive a primeira criador em julho passado mas nem sabia o que era, pensei que era da Gillete. Por volta de setembro tive novamente e achei o mesmo.pois não apresentava as bolhas. Mas agora em janeiro é que percebi que tinha herpes pois vi as bolinhas. Fiquei em completamente arrasada. Ainda estou em cheia de medo de ter passado a minha filha no WC. Não fui ao médico porque estou cheia de vergonha. Mediquei me com lisina e aciclovir pomada. Agora comprei suplementos para aumentar a imunidade complexo B, vit D, vit c e uma vitamina de cogumelos. Será demais o que estou a tomar? Tomo 1 comprimido de lisina por dia.

        • por
          Alessandra Drummond

          Não fique com vergonha. Herpes é um vírus muito comum e acomete milhares de pessoas no mundo. No seu caso ainda não consideramos herpes de repetição, então o certo seria tratar adequadamente cada crise com a dose do antiviral oral de escolha. Consulte um dermatologista para uma orientação completa

  • por
    Diego Rodrigues Primo

    Olá tudo bem ?, estou com sintomas de herpes genital a cerca de 1 mês, venho tomando aciclovir por cerca de duas semanas e os resultados não estavam me animando muito, o tratamento com aciclovir demora em média quanto tempo até começarem a desaparecer as feridas deixadas na região do penis ?, aciclovir causa coceira no corpo ?

    • por
      Alessandra Drummond

      As lesões de herpes genital não costumam durar tanto tempo nas crises. É bom avaliar e ter certeza que o diagnóstico está correto

  • por
    Iralda

    Estou com herpes Foster,tenho 62 anos e artrite reumatoide
    Posso tomar quanto de lisina,estou tomando aciclovir de 400 gramas de 6 em 6 horas
    Muita dor duas semanas as bolhas 2 começaram 4 dias e algumas manchas vermelhas e muita dor no seio ,tudo lado direito

    • por
      Alessandra Drummond

      herpes zoster é outro vírus. apesar do nome herpes, ele é a reativação do virus da catapora. o tratamento é com doses altas de aciclovir e em alguns casos, corticóides orais receitados pelo dermatologista

      • por
        Diogo

        Tenho crises de 2 em 2 meses mas, só duram 5 dias, e trato só com o aciclovir.

        • por
          Alessandra Drummond

          O aciclovir oral é um dos principais tratamentos para as crises. Está correto. Mas crises de 2 em 2 meses são mais do que o que gostaríamos, talvez seja possível reduzir esse número

      • por
        Adriana

        Ola. Dra eu peguei herpes labial através do copo da escola em 2019 e até hoje me dá crises quando estou com ansiedade e mudança de humor e sol..
        Hoje em 2024 no início do ano apareceu herpes zoster no meu braço, nunca tive isso, tenho 23 anos não sei o pq acabei pegando isso ( eu trabalho na área da saúde) eu estava com anemia aí veio a recorrente que é a herpes labial desapareceu e depois apareceu no meu braço a herpes zoster. Estou tomando 2 cápsulas por 3x ao dia de valaciclovir e passando o aciclovir pomada na região. Não sinto dor só coceira nas bolhas que estão se formando e morrendo. Tenho pensado em tomar a L- Lisina mais quantas miligramas por dia ? Tenho 64 kg e 168 de altura. Me ajuda! Não aguento mais esse negócio de herpes..

        • por
          Alessandra Drummond

          herpes labial e herpes zoster não são a mesma coisa. São vírus diferentes. O HZ é reativação do virus da catapora e a dose da medicação é mais alta mesmo. Você está fazendo a dose correta. a Lisina seria indicada para herpes simples. Procure orientação médica para não fazer sem supervisão. Qualquer medicação precisa de acompanhamento.

    • por
      Daniela Wey

      Boa tarde! Tive herpes zoster na perna esquerda há cerca de 40 dias e fiquei com neuralgia pós-herpética. Atualmente, Estou somente em tratamento para controle de dor, pois já tratada a herpes. Estou usando Pregabalina, Lisador, Tramal e Benerva. Gostaria de saber se poderia usar a Lisina ou outro tipo de vitamina/suplemento para melhorar logo essas dores na perna. Fico pensando se somente tratar a dor, mas não cuidar da causa da inflamação funciona mesmo? Não seria o caso de tomar vitaminas ou algo que recupere os nervos e músculos? Estou querendo melhorar logo… Agradeço muito a atenção e ajuda!

      • por
        Alessandra Drummond

        usamos a lisina para herpes simples. Essa neuralgia pós herpetica do herpes zoster na grande parte dos casos desaparece dentro de 90 dias, espero que ocorra assim com você. A pregabalina é um dos tratamentos direcionados para a neuralgia. No caso de não resolver, pode ser indicado toxina botulinica no local. Os trabalhos mostram bons resultados

  • por
    GABRIELLA

    ola bom dia ? tudo bem ?
    ME CHAMO GABI, TENHO HERPES LABIAL COM MUITA RECORENCIA DURANTE AO ANO, CHEGO POR MES TER 3 CRISES , ESTAVA LENDO ATENTAMENTE A SUA PUBLICACAO E VI QUE FALOU MUITO BEM DA LESINA. TENHO 28 ANOS PESO 65KG . QUAL SERIA O USO IDEAL PRA ME ? VIVO COM TANTA VERGONHA POIS MAL UMA CRISE SE CURA OUTRA JA ESTA SAINDO.

    • por
      Alessandra Drummond

      Oi, Gabi. com tantas crises pode ser necessário associar a Lisina com o aciclovir profilático em doses baixas. A dose de lisina usada em geral é de 500mg 2 a 3x ao dia. O ideal é que você consulte um dermatologista para uma avaliação geral

  • por
    Jessica

    Olá descobrir que estou com herpes faz uns dias, eu amamento uma criança de dois anos, alguma recomendação?

    • por
      Alessandra Drummond

      A orientação é seguir com a amamentação desde que as lesões não sejam nas mamas. Se for labial, mantém a higienizaçao das mãos de forma mais rigorosa e evita o contato do local com a criança até cicatrizar ( por exemplo, não dar beijo)

      • por
        Julia

        Estou usando lisina há 5 dias nossa melhorou muito , depois de 6 messes devo da pausa de quanto tempo ?

        • por
          Alessandra Drummond

          Muitas vezes após 6 meses, quando pausado, as crises já ficam mais raras e não há necessidade de voltar a tomar. Mas não tem uma resposta exata para a sua pergunta. Vamos avaliando caso a caso

          • por
            João

            Olá, eu me chamo João.
            Eu descobri que tenho herpes em junho de 2021 de lá pra cá já tive algumas crises… Sempre procuro o médico, mas só me indicam tratamentos para os momentos de crise, nenhum tratamento profilático foi indicado até o momento. Desde que descobri o período máximo que fiquei sem crises foi de 4 meses, chegando em alguns períodos no início de ter crises mais de uma vez ao mês.
            Minha dúvida é qual seria a dose necessária diariamente para um tratamento profilático com aciclovir? Comecei a tomar a lisina de 500mg 3 vezes ao dia.

          • por
            Alessandra Drummond

            Se suas crises aparecem a cada 4 meses, não tem indicação mesmo de tomar o aciclovir profilático, pois qualquer remédio tem q pesar risco-benefício. Existem os efeitos colaterais deles. A lisina tem poucos efeitos colaterais, mas eu aguardaria um pouco para introduzir o aciclovir. Tente rever os fatores de gatilho de crise. Evitar exposição solar, controlar estresse, melhorar o sono

          • por
            Claudia

            Dra, uso creatina e parece que ela pode desencadear as crises e é o q ta acontecendo. Nesse caso a lisina funciona?

          • por
            Alessandra Drummond

            A lisina pode funcionar para diversos casos de herpes de repetição. Mas a creatina contém arginina, o ideal seria suspender para o balanço ficar positivo

      • por
        Eli

        Olá sou a Ellen descobri a 4 meses que estou com herpes genital , as crises são sempre após a menstruação e demoram por norma 20 dias , ainda não tomei o suplemento estou a aguardando , quais os cuidados que devo ter em relação a tudo ?!

        • por
          Alessandra Drummond

          As alterações hormonais do ciclo menstrual podem ser o gatilho para as crises em diversas mulheres. A lisina nesses casos costuma ser muito benéfica. Não esqueça também de rever a questão alimentar

  • por
    Edenilson

    Boa tarde. Queria saber se pode tomar cápsula de arginina e lisina juntos. Ou tem que ter um espaço de tempo entre as duas.

    • por
      Alessandra Drummond

      Não faria sentido. O objetivo de tomar a lisina é exatamente reduzir a quantidade de arginina. A arginina em excesso aumenta risco de crises, por isso deve ser restringida também na dieta

    • por
      Cleiton

      Bom dia
      Tenho 48 anos, tem 25 anos que eu tenho herpes simples, fazia tempo que não tinha crise, tive duas próximas uma da outra, queria fazer esse tratamento com l. Lisina e aciclovir, peso 95kg. Uso a l. Lisina por quanto tempo junto com o aciclovir,?

      • por
        Alessandra Drummond

        Se ficou tanto tempo sem crises e só teve 2 crises recentes, ainda é precoce pra dizer que é necessário tomar a medicação. Pq não aguarda um pouco mais e tenta enquanto isso fazer as mudanças na dieta?

        • por
          Brenna

          Oi, boa noite. Sempre tive herpes labial e há 9 meses tive a primeira infecção de herpes genital e desde então estou tendo crises recorrentes todos os meses. A herpes labial que eu tinha sempre, sumiu. Fui na dermatologista e ela receitou Resist 3x ao dia por 6 meses e quando houvesse crise tomar Aciclovir 400mg 5x ao dia. Já estou no segundo mês tomando lisina e tive crises de herpes. Demora a fazer efeito? Estou triste demais com isso.

  • por
    Maria de Fátima

    Tenho herpes mais de dez anos, ultimamente só tomo aciclovir qd tenho sintomas,dores no nervo ciático sempre do lado esquerdo da perna,e a bolha sai nas nádegas,início o aciclovir e melhora mas um mês volta denovo,mas pesquisando internet ,encontrei sua página,já comprei o lisinia,comecei hj ,junto com aciclovir.
    Lisinia 1000mg + 2comp, de aciclovir = 1400 juntando .
    Agora aguardar resultado,
    Me sinto mal e me bate uma depressão qd sinto que as bolhas vão surgir,mas creio que vou melhorar,sei que não tem cura .mas preciso ter paz de espírito.e viver a vida mais feliz

    • por
      Alessandra Drummond

      Com certeza se tem crises todo mês, vale a pena o tratamento profilático. De qualquer forma, o ideal é que faça isso sempre acompanhada com um médico para ir ajustando as doses. Espero que esteja melhorando!

      • por
        Isabela

        Olá, adorei o canal criado. Muito interessante ler as perguntas e ver as suas respostas também!

        Mas a lisina provoca algum tipo de resistência no vírus sendo capaz de voltar mais forte depois?

        • por
          Alessandra Drummond

          Não! A lisina é um aminoacido apenas, presente na alimentação. O suplemento só aumenta a sua quantidade no organismo. Não é a cura para o herpes, mas é um dos fatores implicados em desencadear crises.

          • por
            Brenna

            Oi, boa noite. Sempre tive herpes labial e há 9 meses tive a primeira infecção de herpes genital e desde então estou tendo crises recorrentes todos os meses. A herpes labial que eu tinha sempre, sumiu. Fui na dermatologista e ela receitou Resist 3x ao dia por 6 meses e quando houvesse crise tomar Aciclovir 400mg 5x ao dia. Já estou no segundo mês tomando lisina e tive crises de herpes. Demora a fazer efeito? Estou triste demais com isso.

          • por
            Alessandra Drummond

            Reveja também sua alimentação e nível de estresse. Ansiedade e estresse são grandes deflagradores de crises

  • por
    Gabriel

    Vou dar uma dica que funcionou há mais de 20 anos com a herpes genital. Eu tinha 10 a 15 por ano, por vezes 3 no mes. Pesquisando descobri que a equinacea púrpura tinha efeitos benéficos conta a herpes, vendida em cápsulas. Comprei na época nos EUA pq não havia aqui. Mas o segredo nem é esse, a equinacea é boa mas o que eu fiz foi abrir a cápsula e aplicar o pó diretamente na lesão já aberta (além de tomar). Imediatamente o pó criou uma crosta e secou a lesão. 3 dias depois sumiu . Não tive mais ocorrências por 2 anos. Quando tive refiz o processo e nunca mais a lesão apareceu no órgão genital. Hoje sei que há episódios pq dói um ou dois dias, mas as lesões nunca mais apareceram no órgão e migraram para a virilha, aparecendo menos de uma vez por ano e sem atrapalhar. Sugiro que façam isso, provavelmente também deve funcionar nos labios mas se deve tomar cuidado para deixar seco por um tempo sem saliva para que a equinacea aja.

    • por
      Rondi

      Vou testar e volto para relatar

      • por
        David

        E então, você testou? Deu certo?

      • por
        Maria

        Vc já usou a lisina

    • por
      David

      Amigo,vqueria muito tirar umas dúvidas contigo. Pode me chamar no meu whatsapp por favor? 85999116596. Ou se achar melhor pode deixar o seu que eu chamo.

      • por
        Paulo

        Alguém testou e funcionou?

        • por
          luiz

          Olá nunca tive herpes mas após um ciclo menstrual intenso começou a aparecer do lado da minha boca estou desesperada tô passando cimecorte para aliviar a coceira e mandei manipular a lisina tenho 38 anos e 67 kilos

          • por
            Alessandra Drummond

            Precisa tratar a crise antes de suplementar apenas a lisina, com antiviral oral

      • por
        vitor

        olá, alguem tentou e funcinou tambem ?

    • por
      Michel

      Assim que possível mi responde agradecido.se fazendo essa dica que você falou aqui quando aparece em qualquer lugar será que com o tempo anula pra sempre

    • por
      Michel

      Gostaria muito de conversar com vc.se possível mi chama no WhatsApp 99991857578 tirar umas dúvidas e sempre bom conversar com pessoas que tem o mesmo problema

    • por
      Ana Luiza

      E aonde eu encontro esse medicamento?

    • por
      Lia

      Oi, quantas miligramas de equinacea? Você se lembra? E quanto tempo tomou?

    • por
      Em

      Qual cápsula você comprou ?

  • por
    Fernando Vitor Lima

    Bom dia;

    Tive muitas crises recorrentes de herpes genital (5 crises em 6 meses) e então usei a L lisina durante 6 meses, 3 comprimidos de 500 mg por dia. As crises sumiram quase totalmente. Foi muito bom. Após os 6 meses parei de tomar (já tem um mês que parei) e já apareceu uma primeira crise bem leve. O que sugere que eu faça? Posso tomar mais L lisina? Qual dose? Por quanto tempo? Estou evitando alimentos com muita arginina e não queria tomar os antivirais (já tomei muito Valtrex e Penvir no passado).
    Obrigado!
    Fernando Lima
    Belo Horizonte

    • por
      Maria

      Vc já usou a lisina quantos vc tomava por dia . Só pode tomar com a hepes ou pode tomar sem hepes me responde por email bj
      Obrigada

  • por
    Maria da gloria

    Lisina ajuda também a combater o herpes zóster? Pode tomar nas crises para ajudar na cicatrização?

  • por
    Brenda

    Bom dia, tenho crises de herpes labial pelo menos 1 vez por ano, no meu caso qual a recomendação do uso da lisina? Obrigada!!

    • por
      Alessandra Drummond

      1x ao ano é muito pouco. Eu recomendaria apenas tratar a crise com antiviral via oral. Pode associar se quiser durante o período do tratamento a lisina, mas não precisa do seu uso contínuo

    • por
      Carme

      Vc tomo lisina normal ou a lisina hepes.me reponde assim que vc receber

      • por
        Alessandra Drummond

        L-lisina

        • por
          Carlos Eduardo

          O resist lisina tbm funciona do mesmo mofo que L lisina

  • por
    Luana

    Boa noite, Dra.
    Preenchimento labial pode aumentar a recorrência do herpes labial? Há dois anos fiz preenchimento nos lábios e percebi que de lá para cá as crises aumentaram bastante.

    • por
      Alessandra Drummond

      O que sabemos até então é que o preenchimento pode desencadear crise logo após a injeção, pelo trauma local. Mas crises recorrentes, ainda nada sugere que possa ter o preenchedor como causa. Além disso, a durabilidade do preenchedor labial não costuma chegar a 2 anos

  • por
    ALESSANDRO REIS

    Olá Dra. Alessandra, parabéns pela sua atuação. Eu descobri a Herpes Labiak na região Genital em 2016. Os primeiros anos com várias crises, e tentei vários tratamentos como tomar Aciclovir durante 6 meses, L-Lisina, tomei um ciclo de vacina para fortalecer o sistema imunológico, mas continua aparecendo sintomas. Atualmente costuma aparecer somente 1 bolha, com dores menores. A Dra. recomenda que eu tente um tratamento com L-Lisina atualmente?

    • por
      Alessandra Drummond

      Depende da quantidade de crises que venha apresentando. Se forem poucas ao ano, não há necessidade. Se os episódios forem frequentes, acho que valeria a pena tentar utilizar sim

  • por
    Danielle Fernandes

    Olá, Dr. Descobri que tenho herpes em maio de 2022 e de lá pra cá todo mês eu tenho crises, então toda vez que aparece eu tomo aciclovir 400 mg de 8 em 8 horas + lisinato de cetoprofeno (artrosil) gostaria doutora de saber se eu poderia tomar a lisina pra prevenir tantas crises, e indicaria quantas doses do suplemento de lisina e a mg?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode tomar sim! Mas é bom conversar com seu dermato para avaliar outros possiveis gatilhos de crises. Em bula a dose recomendada é de 500mg até 3x ao dia

  • por
    Carol

    Olá, Dra. Alessandra, parabéns!!
    Dra., tenho herpes genital e gostaria muito que pudesse me ajudar.
    Esse ano que passou tive surto por mais de 7 meses, melhorava por alguns dias, mas voltava.
    Entre novembro e dezembro melhorei, mas continua.
    Nenhum médico me receitou lisina ou aciclovir nunca nem tinh ouvido falar nesse tratamento.
    Poderia me orientar, acredito que me encaixo nesse tratamento de 6 meses.
    Desde já obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      poxa, com certeza você tem indicação! Inicia a lisina, faz a dieta de restrição de arginina e se ainda assim não controlar, precisa associar o aciclovir dose baixa todo dia

      • por
        Carme

        Vc tomo lisina normal ou a lisina hepes.me reponde assim que vc receber lisina hepes própria pode tomar conta vez

        • por
          Alessandra Drummond

          L-lisina que é tomada. Pode ser comprada pronta ou manipulada

  • por
    Juliana

    Bom dia Dra. Minha filha de 13 pode tomar LLisina?
    Ela toma Depakene para epilepsia. Está com herpes que começou no nariz e está subindo para região dos olhos, sem dor , somente coceira e ardência, pela primeira vez , fazem 8 dias da primeira bolha com aciclovir comprimido e pomada e gelo.
    Muito obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Somente 1 episodio dessas lesões? Foi herpes simples mesmo? Tem que fazer a diferenciação para herpes zoster, que é outro vírus, outro tratamento.

  • por
    Cátia

    Boa noite dra Alessandra.
    Minha mãe está tendo várias crises de herpes durante o ano.
    Só no ano passado, ela deve ter tido umas 5 crises. Isso começou a acontecer com frequência depois do falecimento do meu papai, que causou uma profunda tristeza em nós duas.
    Um médico até receitou a lisina mas minha mãe ficou com medo de tomar por causa de efeitos colaterais.
    A lisina apresenta efeitos colaterais?
    Existe além da lisina, algum polivitaminico que possa ajudar a fortalecer o organismo da minha mãezinha?

    • por
      Alessandra Drummond

      Os efeitos colaterais da lisina em geral ocorrem quando a dose é muito alta ou por um tempo muito prolongado. Os mais comuns são enjoo e diarreia, que melhoram com a suspensao. Se o médico indicou, não vejo motivo para ter medo. Os riscos dos antivirais que usamos para tratar no caso de crises são bem maiores ( aciclovir ), então se puder prevenir as crises, seria melhor

  • por
    Diego

    Dr tenho herpes labial avisar de 20 anos agora pareceu alguns sintomas na parte genital tomei a aciclovir de 200 mg por 10 dias desapareceu os si tomas mas ainda está com a lesão avermelhada posso tomar a dose de lisina 3000 mg dia para ajudar na cicatrização tanto genital quanto labial

    • por
      Alessandra Drummond

      A lisina não é usada para ajuda na cicatrização, mas sim para prevenir crises

  • por
    MARCIA CRISTINA

    Olá meu nome é Márcia já tem alguns anos que tenho tido crise de herpes na boca comecei o tratamento somente com aciclovir durante as crises aí elas passavam só que aí teve um fator emocional depois de três anos tive ela em períodos mais curtos aí passei a tomar a lisina todos os dias junto com vitamina c e d tive resultados ótimos é uma farmacêutica que me recomendou. Tomei um remédio e ele baixou minha resistência onde eu pensei que fosse surgir novamente uma herpes só que graças a lisina a herpes não evoluiu achei isso muito interessante por isso estou comentando aqui. Gostaria de saber se mesmo com essa melhora eu posso usar laser fazer algumas sessões porque a minha pele é morena e ela mancha eu gostaria de saber se posso fazer essas sessões com laser durante algum tempo?? O que a senhora me diz Dra??

    • por
      Alessandra Drummond

      Em relação ao herpes, qualquer tratamento de pele a laser que vá fazer, é indicado fazer uma profilaxia antes. Ou seja, tomar aciclovir ou valaciclovir por alguns dias para evitar as crises.

  • por
    Poliana

    Olá Dr! Me chamo Poliana, tenho 24 anos e peso 58kg. De um tempo pra cá, venho sofrendo muito com o vírus do herpes, começou dar embaixo da boca, mais em uma parte grande sabe, depois passou pros olhos, lastrando manchas vermelhas no em meio rosto, partes íntimas, manchas nas costas, pé , braços. Fui ao médico e ele disse que não tinha nada a fazer, em meio as crises era só eu tomar aciclovir e me alimentar bem.estava dando umas 3 vezes no mês,Sempre com recorrência.isso, paralisa minha vida, pois lastra na pele e rosto. Ai comecei pesquisar na internet alguma coisa pra eu tomar que poderia ajudar, e achei o L lisina! Que foi uma benção de Deus, comecei tomar por conta própria 2 cápsulas de 500 ml 2x ao dia, já estou acabando o primeiro pote. Não apareceu mais!!! Queria que me ajudasse pra ver se estou tomando certo, vi que é durante 6 meses , vou tomar durante esse tempo , depôs parar ne? E depois quando volto a tomar de novo? Acha que pelo oq eu falei a dosagem tá boa?

    • por
      Alessandra Drummond

      Que bom!!! Não esqueça da dieta com restrição de arginina. Após 6 meses você pode tentar suspender. Se as crises voltarem, algumas vezes a medicação tem que ser reintroduzida mesmo. Mas na maioria dos casos os resultados são duradouros. A dose está ok também. se não estivesse dando resultados poderia até aumentar para 3x ao dia

    • por
      Amanda

      Olá, você toma 2x ao diaas.de quantas em quantas horas?
      Vou começar hoje mas estou com essa dúvida. Não sei se teria que ser sempre no mesmo horário

  • por
    Maria

    Olá! Eu gostei muito de lê suas explicações! Eu tive a primeira crise a 2anos na boca daí fui na dermatologista que passou aciclovir creme deu um alívio. Só que não fiquei boa ! Fui em outra falou que não era herpes porque não tinha bolha.passou uns hidratantes . Não melhorou comprei aciclovir 02 cp por dias de 200mg por conta própria melhorou não sabia da dieta tbm! Daí fui em outra dermatologista passou aciclovir creme e lisina 01 CP dias por 06 meses! Deu uma boa melhorada mas ficou uma sensibilidade no local passou uns se uns 8mese só usando o creme de aciclovir pra aliviar as crises! agora fui em outra que passou de novo a lisina 03 com por dias e durante 10dias valaciclovir já estou indo pro 03 mese de uso é só melhora e estou tentando associar com a dieta! Já não sei mas que fazer! será que posso procurar o tratamento a laser? Mas eu tenho lúpus tbm faço uso de relquinol pode ser que corte os efeitos da medicação ?

    • por
      Alessandra Drummond

      o creme de aciclovir não serve para tratar as crises. A cada crise é necessário fazer tratamento com comprimido e cada crise não tratada, ou mal tratada, aumenta o risco de novos episódios

  • por
    Simone

    Olá Dra ! Eu tive a primeira crise de herpes genital em junho de 2022 e depois voltou em fevereiro agora , tratei com penvir 5 dias 7dias voltou fiz o uso de aciclovir de 200 5 vezes ao dia por 5 dias ! Em 7 dias ela voltou mais forte ainda conclusão ! Menos de 1 mês 3 crises ! Agora o desespero me fez tomar aciclovir 400 2 vezes ao dia mais lisina ! Estou ficando com depressao por conta disso

    • por
      Alessandra Drummond

      Você ainda não tem indicação de fazer um tratamento preventivo. Jamais trate as crises somente com pomada. Certamente as lesões serão curadas, porque elas somem mesmo sem tratamento, mas cada crise não tratada aumenta a replicação do virus e o risco de novas crises. Essas crises em sequencia podem estar relacionadas com algum periodo de estresse. Procure ajuda medica para orientação sobre as doses corretas, ok? eu prefiro para as crises o valaciclovir. Deixo o aciclovir para profilaxia

  • por
    Jess

    Tenho herpes tipo 1 e tenho crises na vagina recorrentes desde 2017, tem mêses que eu tenho 3 crises continuas. Já estudei bastante sobre a dieta que devo fazer com restrição da arginina e tento evitar ao máximo, assim como comer o máximo possível de alimentos ricos em lisina. Eu tomo 500mg de lisina 3x por dia e tomo aciclovir 400mg 2x por dia sempre que tenho crises. Mas eu não aguento mais ter tantas crises recorrentes, atrapalha totalmente a minha vida. Dra, o que você acha que posso fazer pra diminuir essas crises?

    • por
      Alessandra Drummond

      O balanço lisina/arginina não é a unica causa de crises. É preciso reduzir o estresse, não se expor ao sol e também tratar todas as crises. Eu pediria orientação ao seu médico para trocar para valaciclovir o tratamento das crises.

  • por
    Francisco

    Olá, tenho herpes genital , crises praticamente todo semana , como posso me livrar dessas crises .

    • por
      Alessandra Drummond

      Poxa, para crises semanais você precisa mesmo de um tratamento preventivo. Não é garantia de cura, mas pelo menos para tentar espaça-las. Além das medicações, busque evitar fatores desencadeantes, como sol e estresse. E jamais deixe de tratar as crises, pois cada crise não tratada aumenta a quantidade de vírus, e assim, aumenta o risco de novas crises e também de transmissão. Procure ajuda médica!

  • por
    Eduardo

    Dra, tenho algumas perguntas..

    A suplementação com Creatina aumenta a chance de novas lesões? Se sim, ela combinada com a suplementação de lisina, estaria balanceada? (Se puder passar as dosagens em que encontro esse equilíbrio, agradeço. Sei que vai depender também dos alimentos, mas eu como de tudo e pelo que li não como muito da lista ruim, mais da boa. (Tenho 90kg)

    Além desses, quais outros alimentos devem ser menos ingeridos? Eu li algo sobre aveia também, eu coloco um pouco de aveia em flocos nas frutas de manhã, não preciso cortar né?!

    Sua matéria é muito boa, com certeza está ajudando muitas pessoas! Obrigado!

    • por
      Alessandra Drummond

      Se o objetivo é aumentar o balanço de lisina, não faz sentido suplementar creatina, que tem arginina. O ideal seria suspender. No texto coloco a lista dos alimentos ricos em lisina e ricos em arginina

  • por
    Fran

    Olá!
    Gostaria de saber se a creatina, por possuir arginina em sua composição, aumenta a incidência de crises de herpes. Desde que comecei a fazer o uso desse suplemento estou tendo episódios recorrentes, que não tinha há anos. Mesmo fazendo uso da lisina, não sinto tanto eficácia no controle quando surgem os sintomas iniciais. É normal isso? Devo suspender a creatina?

    • por
      Alessandra Drummond

      Uma das questões do herpes é manter um balanço arginina – lisina. Se vc toma lisina, mas ainda assim ,sua arginina está alta, ela pode “ganhar” e sobressair. É claro, que este não é o único fator que desencadeia crises, mas é um fator importante. Então, sim, o suplemento de creatina pode piorar.

  • por
    Luana

    Estou pegando herpes de 1 em 1 mês, esse ano já foi 2 vezes, tomo o aciclovir de 200mg 2 comprimido de 6 em 6 horas. Mandei fazer o suplemento de lisina de 60 cápsulas 500g. Como tomo ele? Acha que resolve?

    • por
      Alessandra Drummond

      Essa dose de aciclovir que voce esta tomando é diária? se for, está muito alta, precisa ajustar. A dose de lisina varia entre 1000 e 3000mg ao dia. Converse com seu dermato para saber o melhor pra voce, ok?

  • por
    ALINE

    Olá Dra. boa tarde! Estou tendo crises de Herpes genital, devo utilizar aciclovir com a lisina? A Lisina encontro em farmacia?

    • por
      Alessandra Drummond

      Encontra a lisina em farmacias sim. Pode usar lisina e aciclovir só nas crises, ou também entre as crises em dose de prevenção, se estiver sendo muito recorrente. Converse com seu dermatologista

  • por
    SILVIA

    Doutora parabéns pelas explicações e muito obrigado.
    Existe várias marcas de lisina poderia dizer se todas são boas ou tem alguma específicas.

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu sempre prefiro a lisina pronta e não manipulada

      • por
        Jocélio Loiola

        Doutora Boa noite.
        A L Lisina já que não indica a manipulada,fico grato se me indicar alguma.Obrigado!

        • por
          Alessandra Drummond

          Costumo usar o Resist

          • por
            Vânia

            Dra.
            Comprei o Resist e já comecei a tomar.
            Mas o qual sua opinião sobre o LISIMUNE LISINA/VITAMINA C/ZINCO ?

          • por
            Alessandra Drummond

            não costumo prescrever

  • por
    Elen

    Me chamo Elen , 55 anos e 85kg tenho tido crises recorrentes nos últimos meses, e recentemente três crises em um mês. Após ler as perguntas e respostas, percebo que as crises acontecem com maior frequência devido a alguns alimentos ingeridos. Faço uso constante de aveia, passas e amendoim. Devo fazer uso da lisina por que período? E qual a dosagem?
    Desde já agradeço!

    • por
      Alessandra Drummond

      Sugiro sempre uma orientação de nutricionista quanto a dieta porque pode melhorar as crises. E sobre a dose de lisina faça sempre com acompanhamento médico, ok?

  • por
    Terezinha da cruz grassi

    Gostei MT pois tenho herpes genital e quadril crises fortes comecei a tomar lisina 60 cápsulas duas vezes ao dia com os seus conselhos com as respostas e perguntas fiquei muito feliz com as suas respostas quero saber mais sobre a herpes tenho 71 anos peso 61 kg tem 1,66 m de altura tive crise muito forte de herpes faz um ano e meio que começou

    • por
      Alessandra Drummond

      Se tem poucas crises, basta tratar quando tiver crise. Só fazemos tratamento preventivo quando as crises começam a ser muito frequentes

      • por
        Marta

        Dra. Fui diagnosticada com herpes a 6 anos , a casa crise tomava aciclovir 200mg de 4/4 horas , porem comecaram a se repetir 10 dias apos o termino do aciclovir. A medica me mandou tomar 1 cp de aciclovir por dia 1 ano.
        Agora nao consigo parar o aciclovir, logo que paro volta a arder dor com intensidade
        Comecei a 2 moses tomar lisina . O que + posso fazer?
        Como sei se adquiriu resistencia ao aciclovir e se sim o que posso fazer?

        • por
          Alessandra Drummond

          A retirada do tratamento profilático pode ser bastante difícil mesmo. Gosto de entrar com a lisina e o aciclovir/valaciclovir juntos e depois tentar tirar o aciclovir. Se funciona enquanto está usando, não tem resistência. Converse com sua médica sobre essa opção

  • por
    Terezinha da cruz grassi

    Obrigada por nos ajudar

  • por
    Alessandra

    Caramba, que bom encontrar pessoas com os mesmos problemas e as mesmas dúvidas. Dr. amei a matéria, muito esclarecedora e pontual, as resposta são suscitas e esclarecedoras. Eu estou com crises a 6 meses, já tomei aciclovir não fez efeito, o Penvir só nos primeiros 10 dias, a lisina eu ia parar tomei por um mês e não vi resultado, mas vou insistir mais um pouco, tomei creatina por anos sem parar e lendo os comentários percebi q pode ser por causa dela, vou tentar o Valaciclovir e estou marcando um infectologista

    • por
      Alessandra Drummond

      É otimo eu poder ajudar com meus conhecimentos e vocês também se ajudarem trocando experiências aqui

  • por
    Ailton

    Boa tarde, a uns meses atras eu percebi ter adquirido herpes genital, venho tendo varias crises ao longo desse tempo. Algumas vezes 3 crises ao mês, tomo o aciclovir e consigo controlar ao menos no momento, porem sempre volta e com mt frequência.

    • por
      Alessandra Drummond

      Você precisa fazer o tratamento profilático, com doses menores do aciclovir ou valaciclovir para tentar reduzir o numero de crises. Converse com seu dermatologista

      • por
        Luis

        Dra, tenho herpes genital recorrente há mais de um ano. 2 ou 3 crises por mês, assim que aparecem as bolhas eu tomo aciclovir 200 mg, e logo elas somem e cicatrizam, ou seja, são crises que respondem ao tratamento com aciclovir. Contudo, já estou cansado de tanto tomar esse medicamento, porque as crises sempre voltam. Qual seria a sua indicação para mim? Tenho 24 anos, peso 74 kg.

        • por
          Alessandra Drummond

          Acho bom você avaliar com seu médico o tratamento preventivo, com doses baixas diárias de aciclovir e lisina

  • por
    Gisele

    Consegui conter as crises com 1 ano de Valciclovir (Valtrex) e fiquei muitos meses sem crises. Depois de uma reação alérgica passei a tomar antialérgico e minhas crises desapareceram!! Terminei o tratamento com o antialérgico (Alegra), tive uma pequena crise que passou após os 3 dias de Valtrex . Na outra crise, já nos primeiros sintomas, tomei o antialérgico e as bolhas mal apareceram e nem estouraram. Uma explicação do meu médico é que as minhas reações alérgicas abaixam minha imunidade e favorecem o aparecimento da herpes. Agora ando com o antialérgico na bolsa. Quando sinto os primeiros sintomas, tomo o Alegra e nem preciso mais do Valtrex. Outra coisa que ajudou MUITO foi o probiótico!!! O intestino funcionando com qualidade eu me senti muito melhor e sem crises!! Ah, tomo Lisina diariamente. Quando sinto que vai vir alguma crise, tomo mais um ou 2 comprimidos no dia para reforçar. Aciclovir nunca fez efeito para mim.

    • por
      Alessandra Drummond

      Todas as condições que baixam a imunidade podem fazer surgir crises. Muito interessante seu relato.

    • por
      Lívia Rodrigues de França Moura

      Olá! Qual probiótico voce toma, por favor? Preciso urgente.

  • por
    Ana Flávia

    Bom dia Dra!
    Tenho grise recorrente de herpes genital. Já tomei o Penvir e uso a pomada também quando tenho crise e tive bons resultados mas as crises permanecem.
    Qual dose tomo de lisina e Aciclovir? Quero associar os 2. Obrigada,aguardando retorno.

    • por
      Alessandra Drummond

      Oi! A dose de lisina e aciclovir ou valaciclovir podem variar. O ideal é que você converse com seu dermato ou ginecologista para decidirem em conjunto

      • por
        Larissa

        Boa tarde, Dra!
        Venho apresentando crises de herpes genital recorrentes (todo mês).
        Esse mês por exemplo já estou na segunda crise.
        Recomenda o uso de L – Lisina?
        Se sim, de quantas mg?
        Peso 70 kg, tenho 23 anos.

        • por
          Alessandra Drummond

          Precisa otimizar todo o tratamento preventivo e não apenas a lisina. Consulte seu dermatologista para orientação sobre as medicações e dose, ok?

  • por
    Thiago

    Boa tarde Doutora. Sabe me dizer se existe diferença entre lisina e cloridrato de lisina? Pois os farmacêuticos, das farmácias onde fui, dizem ser a mesma coisa.

    • por
      Alessandra Drummond

      sim, mesma coisa

  • por
    Sofia

    Boa tarde! Tenho herpes labial desde jovem. Poucas crises, anos sem nada, mas em 2022, tive 4 crises de herpes labial num curto espaço de tempo. O dermatologista receitou em Abril 2022 (ao fim da 3ª crise) Aciclovir 800mg/dia, 6 meses. 3 dias após terminar os 6 meses, fiquei com uma rinofaringite e tive a 4ª crise (Novembro 2022). O médico mandou então fazer mais 1 ano de Aciclovir 800mg/dia, que termina agora no final de Novembro 2023. Apesar de estar quase a completar 1 ano de tratamento e de não ter tido herpes desde Novembro, tive agora 2 crises em Outubro (basta começar o Outono que fico com herpes).
    Faço análises regularmente, tendo até testado para HIV, estando sempre tudo ok! Já tomo vitaminas A, B, C, D e E, zinco e selénio para reforçar a imunidade e tenho uma alimentação rica e variada. Contudo, consumo chocolate (arginina) com regularidade…
    Devo tomar lisina? Se sim, qual a posologia que indica? E o que me indica com relação ao Aciclovir? Muito obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Acho que poderia discutir sim com seu médico tentar introduzir a lisina. Mas só faz sentido se cortar o que é rico em arginina. E isso é apenas mais uma tentativa.

  • por
    Natally

    Bom dia tudo bem. Comecei ter herpes genital nem sei quando, já perdi as contas. Mas na semana passada tive na região do ânus e ontem passei na minha médica ela deu o tratamento de aciclovir comprimido e pomada. Comprei vitamina de A a Z pra mulher posso continuar tomando junto ou não. E esse comprimido liminar posso tomar junto . Estou com herpes na vagina agora. A médica deu tratamento de 4/4 horas 5 vezes ao dia durante 14 dias . Se no caso depois do tratamento ter herpes tenho que passar no dermatologista e fazer biopsia pra ver por que estou tendo muita herpes. Mas é tudo desencadeado nervoso, estresse e ansiedade e imunidade baixa. Por favor me dê a resposta no meu e-mail . Se possível se posso tomar a liminar junto ou nao. Obrigada

    • por
      Alessandra Drummond

      Se já tem uma médica te acompanhando, siga o tratamento recomendado ok?

  • por
    Anônimo

    Boa tarde Doutora,

    eu tinha episódios recorrentes de herpes genital, pelo menos 1x por mes, as vezes até 2x, durante anos.

    Consegui controlar tomando 400mg de aciclovir e 1000mg de lisina diariamente. Desse modo fiquei 1 ano sem nenhuma ocorrencia.

    Tentei então diminuir a dose de aciclovir para apenas 1x por semana ao invés de diario (e mantive a lisina 1000mg/dia) e logo no primeiro mês ja tive uma nova ocorrencia.

    Tentei tambem 400mg de aciclovir duas vezes por semana, mas tambem nao teve efeito.

    A pergunta é: existe alguma contra indicação ao uso prolongado de aciclovir 400mg +100mg de lisina por dia, como profilaxia? Essa foi a unica dose que realmente funcionou 100% no meu caso. Não senti nenhum efeito colateral nesse periodo de 1 ano.

    Obrigado pelo excelente trabalho, muito util suas respostas por aqui.

    • por
      Alessandra Drummond

      O uso prolongado de aciclovir e lisina precisa ser monitorado

  • por
    Katia Almeida da Silva

    Oi Dra tenho herpes genital ele demora para aparecer mas qndo surge dói muito e tomo aciclovir já tem anos mas só qdo surge o sintomas. Gostaria de saber qual a quantidade certa de aciclovir devo tomar? E se pode fazer o tratamento de seis meses com ele. Grata!

    • por
      Alessandra Drummond

      Esse tipo de dúvida só posso responder adequadamente após uma avaliação do caso. Sinto muito não poder ajudar mais por aqui

  • por
    Marcos

    Prezada, Dra. Alessandra.

    Apreciei muito sua matéria sobre herpes. Foi muito esclarecedora. O que me falta entender, é que, faço checkup anual, com hematologista, urologista, cardiologista, endocrinologista, oftalmologista e gastroenterologista. Apenas por prevenção, pois não tenho nenhuma doença crônica.
    Sou extremamente disciplinado e cuidadoso com minha saúde. Não sou estressado e levo vida equilibrada.
    Não consumo nenhum tipo de bebida alcóolica e nunca fumei.
    Todos os meus exames são normais, inclusive minhas células de defesa do sistema imune.
    Cuido da alimentação com muito zelo, ingerindo todos os nutrientes necessários (muita fruta, legumes, verduras, cereais integrais, oleaginosas, quantidade adequada, nada de doces, sal, embutidos ou alimentos processados).
    Faço 3 atividades físicas (musculação, pilates e hidroginástica), sendo variadas 2 atividades por dia.
    Vou concluir minha descrição, no próximo comentário…

  • por
    Marcos

    Continuando…

    Chocolate como somente 70% em pequena quantidade, apenas aos finais de semana. Os demais alimentos que contem arginina, como todos, esporadicamente e em pequena quantidade, variadas ao logo do ano.
    Porém, tenho de 1 a 3 crises de herpes (no nariz) por ano. Não entendo…
    Quando tenho crise, uso aciclovir pomada.
    Seria importante fazer uso de L-Lisina ainda assim?

    • por
      Alessandra Drummond

      1 a 3 crises ao ano está dentro do normal para quem tem herpes…faça o tratamento de forma correta para evitar que as crises venham com mais frequencia. O tratamento é em comprimido

  • por
    Andrea

    Boa tarde, gostaria de saber se o aciclovir de 200 pode ser utilizado todos os dias no período de 6 meses, um comprimido por dia ? Ou tem dose menor que 200g?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode sim, se não tiver nenhuma contraindicação. Costumo pedir exames antes de iniciar tratamento de longo prazo

  • por
    Andrea

    Boa Noite, mandei fazer um manipulado com lisina, porém tem outros componentes como vitamina C, b6, ac nicotinico, pant de cálcio e zinco. Seria melhor somente a lisina ? Ou esse suplemento também ajuda?

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu não costumo prescrever complexo vitaminico

  • por
    Andreia

    Tenho a herpes a mais de 25 anos. No começo as crises vinham 1 a 2 vezes ao ano, mas após os 40 anos (tenho 45) estão muito recorrente, de 2 em 2 meses elas voltam. Nesse momento estou numa crise e tomando o aciclovir já estou no 5° dia tomando e nada de desaparecerem. Comprei o l lisina de 1.000 mg pra testar mas estou em dúvida qt a posologia ideal pra mim. Desde já agradeço sua orientação

    • por
      Alessandra Drummond

      A posologia é decidida caso a caso. Assim como dose do aciclovir ou troca de antiviral. Converse com seu dermatologista

  • por
    Silvia

    Olá tive a minha 1 crise em agosto que se desencadeou com a menstruação, desde então todo mês tenho crises na menstruação me ajude !

    • por
      Alessandra Drummond

      Poxa, eu posso ajudar apenas informando e pedindo que vocÊ procure um dermatologista para te orientar melhor sobre os tratamentos. Vá informada, pede por tratamento oral nas crises e se estiverem muito recorrentes, avalie tratamento preventivo

  • por
    Messias

    Doutora, boa noite!!!
    Primeiramente gostaria de agradecer pela postagem, conteúdo muito enriquecedor, principalmente, para os que sofrem com essa enfermidade. Contrai a herpes genital, percebo que ela ataca, principalmente, quando tenho alto pico de estresse e ansiedade. Depois que contrai ela fiquei com uma mancha avermelhada na parte superior do pênis, ela diminui, todavia nunca sai por completo. Quando estou com crises tomo o aciclovir. Queria saber se eu tomando a lisina existe a possibilidade dessa mancha sair por completo. Ela me incomoda muito sabe.

    • por
      Alessandra Drummond

      A mancha pode ser apenas residual, como ficaria após um machucado. Nesse caso a lisina não resolveria…

  • por
    Manuel

    bom dia Dutora Alessanra desde 2016 que Pelo menos uma vez no ano que me vem o herpes sempre no lábio de cima mas incha muito depois rebenta e deita liquido para fora durante uma semana recorro sempre ao medico e sempre me receita antebiotico em comprimidos e em creme para colocar mas não me recomenda mais nada, agora encomendei lisina e comecei a tomar hoje mas estou com receio porque tomo todos os dias a noite um compremido de 15mg de remeron para conseguir dormir.

    O que a senhora doutora me aconselha?

    Em espera de uma resposta desde jà muito obrigada

    Com os meus melhores cumprimentos

    Manuel Monteiro

    • por
      Alessandra Drummond

      Se sua crise é 1x ao ano não tem necessidade de tratamento preventivo. Imagino que quando você chegue para procurar o médico, o herpes possa já ter curado e estar com infecção secundária, por isso receitam antibiótico. Tem que tratar logo no início das lesões

  • por
    Iara

    Oi minha mãe tá com herpes labial,só descobriu com quase um mês, ela tomou benvir por 8 dias mais continua em crises, ela pode tomar o benvir por mais dias?
    Ela sente queimaçao em todo o corpo e não dorme a noite, tá sofrendo muito, o que eu faço?

    • por
      Alessandra Drummond

      Acho que vocês precisam buscar outro diagnóstico. Herpes simples não dá queimação em todo o corpo

  • por
    Elio

    Ola doutora,tenho herpes todo mes o urologista so me recomenda valaciclovir so q passa depois de 5 dias volta de novo,vi que existe um tratamento de 6 meses com injeção semanais vc sabe me informar algo sobre

  • por
    Elio

    Ola doutora,tenho herpes todo mes o urologista so me recomenda valaciclovir so q passa depois de 5 dias volta de novo,vi que existe um tratamento de 6 meses com injeção semanais vc sabe me informar algo sobre, e eu tomo reforgan esparto de arginina e bom ou ruim

    • por
      Alessandra Drummond

      Não precisa fazer tratamento injetável, pode fazer a dose de prevenção do valaciclovir ou aciclovir. Os trabalhos sugerem que arginina atrapalha e lisina ajuda

  • por
    Anonimus

    Parabéns pela sua explicações Dra, com certeza ajudou muitas pessoas que não teriam acesso às estas informacoes valiosas, vc faz diferenca.

    • por
      Alessandra Drummond

      Fico muito feliz em poder compartilhar meu conhecimento para ajudar as pessoas!

  • por
    Gabriel

    Olá, tenho crises de mês em mês, as vezes de 3 em 3, mas isso me incomoda muito, estava lendo sobre a lisina, pode usar ela diariamente? Ela funcionaria como uma vitamina ? Precisa de receita para comprar a mesma ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Converse com seu médico para decidir a dose e associação de outras medicações

  • por
    Gabriel

    Olá Dr, tenho crises com intervalos de 1 a 2 meses, queria que me indicasse alguma vitamina para tomar diariamente; estava lendo sobre essa tal Lisina, ela pode ser tomada diariamente como uma vitamina para prevenção ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode sim. A dose precisa ser decidida com seu médico. Também pode ser necessário associar outras medicações

  • por
    Juliana

    Boa tarde Dra , tenho tido essas bolhas sempre quando tá acabando a cartela do anticoncepcional, fui no médico uma vez me passou acíclovir , fui em outra aciclovir.. fui em outra falou que é foliculite ….
    Pois geralmente aparece qdo os pelos estão maiores e também acho que em questão hormonal .
    Resumindo li seu artigo e comprei lisina 1000mg da sunflower. Minha dúvida é tomo 2 caps por dia? Igual tá escrito no rótulo ?

  • por
    Ana Luiza

    Dr. tenho crises de herpes frequentemente desde que descobrir e primeiro apareceu na genital e depois na perna. Só que em menor quantidade agora. Mas está sendo frente! Comecei a tomar lisina! Eu tomo aciclovir nas crises. Mas vou começar a tomar por 6 meses. Porque não aguento mais.

    • por
      Alessandra Drummond

      Só não faça sem acompanhamento médico. É importante ter alguém para te orientar e avaliar exames e evolução

  • por
    Marcia

    Bom dia! Pesquisando sobre o Herpes zoater encontrei seu contato e achei muito interessante, por isso meu contato.
    A primeira vez que apareceu em mim foi em 2020 e se concentra na região do queixo. As recorrências eram bem espaçadas, tive em 2020 e depois só voltou a aparecer em 2022. No entanto com recorrência cada vez mais frequentes, em 2022 tive 2 vezes. Esse ano essa já é a 4 vez. Sendo que o espaçamento entre essa crise de agora e a ultima foram em menos se 2 meses.
    Seria o caso de fazer um tratamento profilatico? Outra coisa, sempre que vou ter alguma crise o primeiro sintoma antes mesmo de começar a coçar ou a vermelidão no local, vem uma dor de estômago. Aguardando seu retorno, obrigada!

    • por
      Alessandra Drummond

      Herpes zoster ou simples?

  • por
    Jessica

    Olá, boa tarde!
    Estava a tempos querendo iniciar o tratamento com lisina pois estou tendo crises pelo menos de dois em dois meses, esse mês tive uma feia e mandei manipular. A minha dúvida é se já começo a tomar (a crise já passou) ou se espero a próxima e aí sim início, pode me ajudar ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode fazer a lisina para prevenir. Consulte um dermatologista para saber a dose ideal no seu caso

  • por
    Aládia

    Bom dia Dra. Meu problema com herpes muito, muito repetitivo as vezes chega a sair 3 vezes no mês, cansativo, além desconforto de coceira e dor.
    Só para de coçar depois que furo as bolhas uso Aciclovir em pomada.
    Está semana saiu e nem tinha curado as bolhas grandes já saiu em outro lugar muitas muitas bolhas pequenas…
    Socorro Dra… me indique como tomar por favor!!
    Vou começar a tomar e por qto tempo tomar qtas mg …
    Esqueci dizer agora na menopausa as crises pioraram de sair em seguida …
    Melhor mandar manipular ou comprar pronta as cápsulas para tomar …
    Sempre tenho dúvidas laboratórios confiança!
    Aguardo retorno!

    • por
      Alessandra Drummond

      Não posso prescrever aqui sem avaliar e conversar com paciente. Procure orientação de um dermatologista. Mas não fure as bolhas pois isso ajuda a espalhar o vírus

  • por
    Maria eduarda

    Olá. Posso tomar as doses de uma vez ao invés de 3x ao dia? No caso, as 1500 após o café da manhã?
    Tive essa dúvida

    • por
      Alessandra Drummond

      Não. a dose é fracionada

  • por
    Maria eduarda

    Ola, posso tomar de uma vez a cápsula ao invés de 3x ao dia?
    Ex.: as 150mg após o café da manhã?
    Tive essa dúvida

    • por
      Alessandra Drummond

      não. a dose é fracionada mesmo

  • por
    Luiz

    Boa noite, eu tive uma crise a um ano atrás e agora volto de novo tô tomando aciclovir ele tá ajudando muito oque devo tá fazendo mais agora apareceu na boca

    • por
      Alessandra Drummond

      Crises esporádicas não precisam de tratamento de longo prazo. Trate apenas as crises mesmo

  • por
    Andréa

    Olá!
    Dra. Tenho herpes genital há 20 anos. Nunca tomei nada, apenas tratava as lesões com aciclovir pomada mas parou de fazer efeito. As lesões agora só aparecem nas nádegas e há 4 meses cura uma e aparece outra, assim direto. Estou tomando lisina há 3 meses, tomei de 500mg 3x/dia e esse mês comecei a tomar 4x/dia. Parece que as lesões vêm um pouco mais fracas mas não deixam de aparecer…
    Vou fazer hemorroidectomia e devido ao trauma, tenho medo de q apareça e complique o pós-operatório.
    Gostaria de saber se posso usar aciclovir junto por 6 meses, qual seria melhor, o de 200 ou 400 e quantas vezes ao dia?
    Desde já, agradeço

    • por
      Alessandra Drummond

      Não posso prescrever medicações sem te avaliar, até porque costumo pedir exames quando indico tratamento a longo prazo.

  • por
    Cássio

    Dr.a estou com herpes genital faz anos e fazendo supressão com aciclovir 400mg faz 1 ano e meio já, dois comprimidos por dia, durante esse tempo consegui diminuir um pouco as crises mas nunca parei de ter crise porém a mais de 1 mês que venho tenho crises toda semana e já mudei para o valaciclovir por 8h em 8h indicado pelo meu médico e mesmo assim não estou vendo regressão total da crise, estou desesperado achando que não vou melhorar mais, isso tá acabando com meu relacionamento, não sei mais oq fazer porem ainda não tomei lisina, mas acho que tomando o valaciclovir 8h em 8h horas não estou melhorando, não sei se a lisina vai adiantar muita coisa…

    • por
      Alessandra Drummond

      Procure ajuda psicológica pois o herpes também está bastante ligado a estresse e ansiedade. Em casos de herpes de repetição costumo investigar alterações de imunidade também.

  • por
    Marcos

    Olá doutora, muito informativo o site, gostaria de saber se sem lesão na pele ainda existe o risco de transmitir a doença em uma relação íntima.

    • por
      Alessandra Drummond

      Existe um risco menor, mas por isso o herpes é um vírus tão prevalente. Existe grande chance inclusive da parceira ou parceiro já ter o vírus e nem saber por nunca ter desencadeado lesões

  • por
    Gisele

    Oi tudo bem? Eu tenho herpes labial desde criança, e as crises nao eram recorrentes demorava muito para aparecer, e em dezembro e janeiro tive 3 vezes seguidas, o que eu faço? Qual remédio eu devo tomar?

    • por
      Alessandra Drummond

      O sol, calor e estresse são os principais desencadeantes de herpes. Trate todas as suas crises com antiviral oral. Por enquanto ainda é cedo para considerar tratamento preventivo. Evite o que pode desencadear as lesões

  • por
    Marcos

    Boa tarde Dra. Comecei com a crise herpes viral que me atingiu lábios, rosto e cavidade bucal, um pouco do ouvido. Está horrível más o dermatologista me receitou Aciclovir 400 4 x dia, agora no terceiro dia de medicação estou percebendo alguma melhora. Minha pergunta é, já posso ir a busca do lisina para evitar que seja recorrente ? Obrigado desde já.

    • por
      Alessandra Drummond

      Pela descrição das lesões, seu quadro deve se tratar de herpes zoster e não herpes simples. Procure ajuda médica. Se a crise já estiver resolvida, procure orientação quanto a vacina de herpes zoster

  • por
    Patrícia Ramos

    Estou tomando lisina por causa de herpes zoster , posso tomar lisina e ferro ao menos tempo . Minha concentração de ferro está baixa ., já estava baixa antes do surto , acho que por isso fiquei com imunidade baixa . Medo de misturar.

    • por
      Alessandra Drummond

      Pode tomar junto! Mas não suplemente ferro sem orientação.

  • por
    MARIA

    Boa tarde Drª

    TENHO HIPERTIROIDISMO E GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR LISINA
    OBRIGADA

    • por
      Alessandra Drummond

      Como a L-lisina é um aminoácido, não há evidências específicas de que seu consumo seja prejudicial para pessoas com Hipertireoidismo. No entanto, como acontece com qualquer suplemento, é importante que pessoas com essa condição discutam com seu médico antes de iniciar a suplementação com L-lisina.

  • por
    Victor

    Tive herpes a 10 meses, primeira crise muito pesada, depois fiquei tendo pequenas crises até ir a um médico e tomar aciclovir por 6 meses, não tive crises nesse período, porém a medicação acabou e com 15 dias as crises voltaram. O que devo fazer?

    • por
      Alessandra Drummond

      Experiemente fazer a suplementação com Lisina. Acompanhe com exame de sangue para avaliar se pode prolongar o uso do antiviral. Algumas vezes a dose pode ser reduzida gradualmente

  • por
    MARIA

    a lisina pode ser tomada por quem tem doença de Grave?

    • por
      Alessandra Drummond

      Como a L-lisina é um aminoácido, não há evidências específicas de que seu consumo seja prejudicial para pessoas com doença de Graves. No entanto, como acontece com qualquer suplemento, é importante que discuta com seu médico antes de iniciar a suplementação com L-lisina e acompanhe seu quadro clínico

  • por
    Gabi

    Oi Dra, tenho crises pelo menos uma vez ao mês, manipulei lisina 1000mg para iniciar um tratamento visto que nenhum médico me passou mas vi muitas pesquisas e indicações. Minha pergunta é, nas suas respostas vc indica tomar 3x ao dia 500mg, existe algum problema tomar uma dose dupla (1000mg) uma vez ao dia ?

    • por
      Alessandra Drummond

      Eu prefiro fracionar a dose em 3 tomadas de 500mg. Em alguns casos duplico essa dose, mas acompanhando o paciente

  • por
    Marta

    Boa noite, Dra existe pomada de lisina ?
    E o laser é indicacao para herpes genital?

    • por
      Alessandra Drummond

      Não existe pomada de lisina. O laser ajuda a acelerar a cicatrização do herpes simples

      • por
        Marta

        Boa tarde Dra., tenho crises desde 2017. Tomei aciclovir nas crises e supressao. Agora estou tomando so lisina 2000mg dia
        Nao tenho bolhas, so queimacao e ardencia . Existe o uso de botox para hsv2?
        E o laser para hsv2,?
        E o remedio valpromida ?

Deixe um comentário