Acne é um dos mais frequentes problemas de pele e afeta praticamente todas as pessoas em algum momento da vida. Acomete principalmente adolescentes e mulheres adultas e algumas vezes o tratamento pode ser bastante desafiador.
Eu sou Alessandra Drummond, dermatologista no Rio de Janeiro, e nesse artigo vou falar sobre os melhores tratamentos para acne, passo a passo.
“Lavar, hidratar, tratar e proteger”
Essa é a rotina básica de cuidados da pele com espinhas, de manhã e à noite.
LAVAR: escolher um sabonete de rosto ideal
HIDRATAR: hidratantes sem óleo, não comedogênicos, após lavar e antes do produtos de tratamento
TRATAR: após hidratar aplicar o produto selecionado para a acne
PROTEGER: aplicar sempre por cima de tudo, um protetor solar
Os produtos que selecionamos para cada um das etapas não é uma receita de bolo, vai depender do tipo de acne, do tipo de pele e da idade do paciente.
Muitas vezes demoramos a acertar a melhor medicação para aquela pessoa. Algumas peles toleram, por exemplo, uso de produtos mais fortes 2x ao dia. Outras peles toleram 1x a cada 10 dias e por isso é tão importante considerarmos a sensibilidade e acompanharmos de perto o paciente.
Vou falar um pouco sobre cada uma dessas etapas.
Primeira etapa do skincare para tratamento da acne: LAVAR
É muito importante escolher corretamente o sabonete, específico para o rosto.
A pele do adolescente tende a ser mais oleosa e precisar de sabonetes com enxofre e ácido salicílico mais concentrados. Já a pele da mulher adulta não tolera sabonetes muito abrasivos, precisa de sabonetes suaves, de pele sensível, para aguentar o restante da rotina.
Não adianta lavar toda hora. O certo é lavar 2x, no máximo 3x ao dia, ok?
Lavar em excesso pode alterar o pH da pele e desencadear um efeito rebote, ou seja, uma piora da oleosidade.
Segunda etapa do tratamento de acne: HIDRATAR
Para alguns parece controverso falar para hidratar uma pele oleosa, mas de uma forma geral, essa etapa após lavar é super importante, desde que feita com o produto correto, não oleoso e em serum.
Porém ,também é verdade que alguns cremes para acne já são mais cremosos e podem dispensar o uso de um hidratante específico.
Parece estranho, mas a hidratação pode equilibrar a produção de óleo e evitar acúmulo de sebo.
Terceira etapa: TRATAR
Se suas espinhas não são muito graves, os cremes e pomadas podem ser suficientes para controlar. Minhas substâncias favoritas são peróxido de benzoíla, adapaleno, ácido azeláico e ácido glicólico e em geral, faço um esquema de alternância entre eles, entre dia e noite e também entre dias da semana.
É muito importante que as pessoas entendam que a acne é uma doença com diversos fatores envolvidos. A questão genética é a principal, porém outros fatores como alimentação, estresse,uso de suplementos ou medicamentos, podem influenciar de forma negativa nas espinhas.
Por isso é tão importante mudar alguns hábitos de vida para ter maior sucesso no tratamento: cuidar da alimentação, praticar atividade física, manejar o estresse e evitar o sol.
Quarta etapa do tratamento de acne: PROTEGER
Será que vocês imaginam o que seria “proteger” a pele?
Significa usar diariamente um protetor solar adequado para o tipo de pele e que garanta proteção também contra a luz azul ou luz visível. Essa proteção é encontrada nos protetores com cor. Usar um filtro solar ajuda a controlar as espinhas e também a evitar as marcas! Não desistam de encontrar o ideal para sua pele!
Poxa, dra, eu fiz isso tudo e não adiantou. E agora?
Antes de tudo, vamos entender o que significa “não adiantou”. Melhorou durante o uso do tratamento e quando suspendeu, as espinhas ressurgiram? Ou nem durante o uso melhorou? Entendem que são coisas diferentes? Se existe uma melhora durante o uso, significa que o tratamento deve ser mantido para sempre, e tudo bem! Cremes de espinha também são anti aging, por isso, manter seu uso para sempre não é tão ruim assim!
Mas, se a acne for mais grave, grau 3 ou 4, aquela que forma muito pus ou caroços por dentro da pele, ou ainda, se realmente não respondeu aos cremes, precisamos pensar em dar um passo adiante e acrescentar comprimidos.
Quais são os melhores comprimidos para tratar espinhas?
As melhores opções de tratamentos orais para acne e espinhas são:
- Isotretinoína ( conhecido como Roacutan porque foi a primeira isotretinoína a existir)
- Espironolactona;
- Antibióticos, como minociclina, limeciclina ( a que mais costumo prescrever), e azitromicina;
- Anticoncepcional oral, as pílulas
Falo mais especificamente sobre o Roacutan e sobre a Espironolactona em outros artigos no meu blog..
Minha dica principal é: não tentem se auto medicar com os comprimidos. O tratamento será seguro e com poucos efeitos colaterais importantes se for acompanhado de perto clinicamente e com exames de sangue. É muito importante ter um dermatologista de confiança a quem você possa sempre recorrer.
Caso esse médico da sua confiança tenha sugerido tratamento oral para a sua acne, confie, pois ele já deve ter percebido que não está conseguindo controlar com os cremes e deve querer evitar as cicatrizes. Tratar cicatrizes é muito mais difícil e custoso.
Por outro lado, cuidado com os exageros. Vejo pessoas com acne muito leve recorrendo aos comprimidos como se esse fosse o caminho mais fácil, e não é. Para fazer o tratamento de forma correta, é preciso muita dedicação e orientação.
Quais os tratamentos para acne no consultório?
Então já falamos sobre os tratamentos tópicos, em cremes, e orais. Agora vou contar um pouco sobre tudo o que podemos associar de procedimentos no consultório.
Meus preferidos procedimentos preferidos para acne são:
- peelings
Os peelings são clássicos para tratar cravos e espinhas. Já existem há muito tempo, só fomos aprimorando as substâncias e combinações. Costumo usar peeling de jessner, ácido salicílico, retinoico ou glicólico.
Mas a verdade é que atualmente, as pessoas não têm mais aceitado tanto ficar com o rosto descamando por alguns dias e por isso, buscam por outros procedimentos
- aplicação de exossomos
Exossomos são produtos de última geração, parte da medicina regenerativa. Ou seja, eles atuam diretamente na mensagem celular, se comunicam com as células e levam um aviso: “vamos lá, regenerem”. São úteis para todas as doenças inflamatórias da pele como acne, rosácea, melasma, psoríase, dermatite atópica. Ainda possuem um custo elevado porque a forma de extração dessa substância é muito criteriosa e delicada. Existem alguns produtos sendo vendidos como exossomos, mas que na verdade, na bula vem escrito “exossomos-like”, ou seja, tipo exossomos.
Eles não descamam a pele, não ardem, não precisam de nenhum preparo. O que fazem é acalmar a pele. Gosto de aplicá-los em seguida às aplicações de laser
- laser Fotona
Com o laser Fotona consegui melhorar muito os resultados dos meus pacientes. É de longe meu tratamento preferido para acne no consultório. Ele reduz a inflamação, controla a produção de sebo e trata tanto cravos quanto espinhas.
Para não ficar confuso, o laser fotona possui uma ponteira de laser erbium, que trata cicatrizes de acne de forma incrível, e também uma ponteira de laser NdYag, que trata a acne mesmo, as lesões inflamadas de espinhas e cravos.
Se quiserem saber mais sobre ele, leiam meu artigo sobre Fotona para acne.
Espero que eu tenha conseguido trazer resumidamente para vocês o que considero os melhores tratamentos para acne. Nas minhas redes sociais é um assunto que gosto bastante de abordar. Então, se tiverem interesse, me sigam, mas deixem também aqui suas dúvidas e comentários