O termo microbotox surgiu há alguns anos atrás para se referir a alguns tipos de tratamentos no rosto que são feitos com doses muito pequenas e diluídas de Botox, ou toxina botulínica
O que é microbotox?
O microbotox ou mesobotox é uma técnica derivada do uso convencional da toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox).
Essa técnica envolve a aplicação de doses muito baixas e diluídas da toxina botulínica em áreas específicas da pele, com o objetivo de melhorar a aparência e a textura da pele, sem paralisar completamente os músculos subjacentes, como ocorre com o uso tradicional do Botox.
Quando usamos o microbotox, podemos estar querendo tratar músculos muito delicados que não podem ser completamente paralisados, como aqueles que formam rugas do sorriso ou abaixo dos olhos. Mas ele é também utilizado com outros objetivos, que falaremos adiante
Como age o microbotox?
É um tratamento cosmético não invasivo que usa exatamente a mesma formulação do Botox normal, o que significa que vai limitar os sinais nervosos aos músculos dentro de uma área de tratamento. Isto, por sua vez, estimula o relaxamento dos músculos, reduzindo ou prevenindo o desenvolvimento de rugas dinâmicas.
A principal diferença é que o microbox é diluído ou aplicado em pequenas quantidades e injetado por meio de microgotículas no nível superficial da derme.
Para que serve o microbotox?
Enquanto o Botox convencional é principalmente utilizado para tratar rugas, o microbotox é mais indicado para melhorar a qualidade da pele.
Se você sofre com algum desses problemas, o tratamento com microbotox pode ser para você:
- Pele oleosa / com tendência a acne : Para quem tem poros dilatados e pele oleosa, o microbotox faz com que encolham, tornando a pele mais lisa, clara e menos oleosa.
- Cicatrizes de Acne : Quando injetado nas bordas das cicatrizes de acne, o Microbotox relaxa as bordas das cicatrizes, tornando-as menos visíveis.
- Pele enrugada, ruguinhas mais finas: a pele enrugada pode se formar em qualquer parte do corpo, mas é mais perceptível ao redor dos olhos, pescoço, decote e acima dos cotovelos e joelhos. Ao contrário das injeções regulares de Botox, o Microbotox pode tratar a pele enrugada porque ajuda a relaxar as fibras superficiais do músculo que criam a aparência de pele enrugada.
- Linhas e/ou Rugas em regiões específicas do rosto onde a paralisia completa do músculo pode gerar assimetria
- Rosácea : O microbotox também é um tratamento eficaz para a rosácea porque interfere na capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo para a pele e reduzindo a vermelhidão e o rubor.
Como diluir o microbotox?
A diluição do microbotox pode ser de 2 a 4x maior que o botox padrão. Em mL estamos falando em diluir entre 2 e 4mL. E utilizar pequenas gotinhas dele nas áreas desejadas.
Como aplicar o microbotox?
Após preparar uma solução mais diluída, injeta-se pequenas gotinhas bem superficiais na pele. A quantidade de pontos vai depender da área a ser tratada.
Quanto tempo dura o Microbotox?
O microbotox, assim como o Botox tradicional, dura em média de 3 a 4 meses, mas quando usamos nos locais indicados. É claro que se for realizado um microbotox, ou seja, doses muito pequenas e diluídas para tratar as rugas que costumamos tratar com Botox, a durabilidade será bem menor.
O Botox ajuda a melhorar rosácea?
Sim! Principalmente as formas de grau 1, que são aquelas com mais vermelhidão e menos bolinhas.
Nos últimos anos, o mundo da dermatologia reconheceu que o Botox pode ser usado para uma variedade de problemas de pele úteis, incluindo rosácea.
Para aqueles que sofrem de rosácea e ficam frustrados com o aparecimento de vermelhidão e sensibilidade na superfície da pele, o microbotox pode ser uma opção de tratamento útil e duradoura. O estudo atual sugere que a toxina botulínica, pode interferir na capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo assim a vermelhidão que muitos pacientes com rosácea enfrentam.
Como age o microbotox para cicatriz de acne?
O microbotox relaxa a área afetada e ajuda a limitar o estresse no tecido cicatricial, o que deixa as cicatrizes menos visíveis. Ele vai apenas suavizar o local, mas o ideal é após fazer o seu efeito, combinar o tratamento com bioestimuladores e preenchedores de ácido hialurônico.
É claro que os resultados da aplicação do microbotox para cicatrizes ainda dependem muito da gravidade do problema, bem como do conhecimento e habilidade do médico que realiza o procedimento.
Quanto tempo demora para aplicar microbotox?
Quase sempre o microbotox é associado ao Botox convencional. Ou seja, tratamos as rugas como costumamos fazer e depois diluímos parte da solução e aplicamos nas áreas mais delicadas, como nas bochechas se quisermos melhorar a rosácea, nas rugas do sorriso e nas rugas abaixo das pálpebras. Isso não acrescenta muito tempo. Então, demoramos o mesmo tempo que a aplicação do Botox, em torno de 15 a 30 minutos.
Quais os efeitos colaterais do microbotox?
O principal efeito colateral é a paralisia facial por acometer músculos que não queremos paralisar, como o sorriso. Isso em geral ocorre se injetamos quantidades maiores do produto ou quando a aplicação não é superficial.
Além disso, outros efeitos que ocorrem com o Botox comum também podem ocorrer aqui, como hematoma.
Gostaram de saber mais sobre essa indicação da nossa queridinha toxina botulínica?
O microbotox quase sempre é associado ao botox comum, sendo aplicado em áreas específicas do rosto onde não podemos paralisar a musculatura. Os resultados para rosácea, oleosidade e ruguinhas mais finas são realmente surpreendentes!
3 Comentários
Edna Aparecida Silva Santos
Boa noite!
O Microtox pode ser realizado no microagulhamento?
Alessandra Drummond
Pode sim!