Se você tem rosácea, já deve ter percebido que a grande maioria dos produtos de skincare acabam deixando a pele irritada, vermelha ou descamativa. Os pacientes chegam até mim falando: “ poxa, eu queria poder tratar também rejuvenescimento e não consigo”. 

Trouxe esse artigo aqui para expor um pouco sobre ativos dos  que podem ser bons ou não para a rosácea.

Antes de tudo, quero esclarecer uma coisa: a pele de quem sofre com rosácea é uma pele sensível e isso não significa o mesmo que pele seca! Uma pele pode ser sensível e oleosa, ou mista ou seca e por isso a escolha dos tipos de cremes é individualizada.

PELE SENSÍVEL NÃO SIGNIFICA PELE SECA. A PELE PODE SER SENSÍVEL E OLEOSA. CUIDADO PARA NÃO OPTAR POR PRODUTOS ERRADOS!

Vitamina C é boa para pele com rosácea? Ácido retinoico é bom para pele com Rosácea?

Em uma rotina “clássica” de skincare, quase sempre está incluído o uso de vitamina C ou de ácido retinoico. Porém, a pele com rosácea costuma não responder bem a eles, que são excelentes aliados aos tratamentos anti aging.

É claro que não é uma regra, mas na maioria das vezes, acrescentar um deles pode ser um verdadeiro desastre e por isso, eu prefiro evitá-los a não ser que a pele esteja super controlada. Caso esteja controlada, podemos tentar alguns tipos de vitamina C, em baixa concentração e derivados do ácido retinoico, como retinol, que são mais suaves.

Mas então, vamos direto ao ponto? Como afinal deve ser essa rotina de skincare?

Como cuidar da pele com Rosácea? 

Vou dividir os cuidados de skincare em etapas, para facilitar o passo a passo

  • Primeira etapa de skincare para pele com Rosácea: Limpeza

É importante escolher o sabonete ideal e isso vai depender do tipo de pele. É interessante optar por sabonetes de pele sensível sempre e posteriormente decidir entre os sabonetes de pele oleosa e sensível ou seca e sensível. O sabonete também pode variar de acordo com o período, ou seja, nas épocas de crises de rosácea será diferente do sabonete da época que a pele está acalmada

O ácido salicílico é uma substância frequente nos sabonetes de controle de oleosidade, mas a tendência é evitá-lo para quem tem rosácea, porque pode agredir muito a barreira cutânea. Opte por sabonetes syndets, de pele sensível.

  • Segunda etapa de skincare para Rosácea: HIDRATAR

Em segundo lugar vem a hidratação, e deve ser feita de manhã e à noite.

A rosácea grau 1 é aquela que não dá bolinhas no rosto. Uma pele mais sensível, com mais vasos visíveis e vermelhidão. O melhor tratamento dessa pele é a hidratação + proteção solar. 

E engana-se quem pensa que fazendo apenas isso não está fazendo nada anti- idade. O principal tratamento anti-idade é exatamente o uso do filtro solar. Mas é preciso saber escolher o protetor solar ideal, aplicar a quantidade certa e reaplicar todos os dias! Uma pele sensível às radiações não pode receber o filtro apenas de manhã. Criem o hábito de reaplicar na hora do almoço. A hidratação pode ser feita com produtos à base de ácido hialurônico ou que contenham chá verde, alantoína, niacinamida, canola, ou outros calmantes.

A escolha do hidratante será diferente também para peles secas ou oleosas. Peles oleosas usarão produtos em sérum ou gel. Peles secas usarão produtos em creme.

Hidratante para pele seca: creme

Hidratante para pele oleosa: serum ou gel

Na rosácea grau 2 ou 3 já aparecem bolinhas vermelhas e de pus semelhantes a espinhas. Para essas peles, a hidratação também é importante mas não será suficiente.

  • Terceira etapa de skincare para Rosácea: PROTETOR SOLAR

Já falei acima um pouco da importância da terceira etapa da manhã, que seria proteção solar! Mas qual protetor solar escolher? Qual melhor protetor solar para quem tem rosácea?

Na pele com rosácea, quanto menos química, melhor. Por isso gosto dos protetores solares minerais, a base de óxido de zinco ou dióxido de titânio, que fazem uma proteção de barreira, sem ativos irritantes. É importante também ter cor adicionada, pois é o pigmento que adiciona proteção contra luz visível, um espectro da radiação presente no sol mas também em fontes artificiais de luz, como lâmpadas e celulares. Cuidado com os cremes que se dizem “naturais”. Nem sempre o fato de ser “natural” é melhor!

Protetor solar para Rosácea: prefira os MINERAIS e COM COR

Quais outros produtos podem ser usados na pele com rosácea? 

Falando de produtos que ajudam na rosácea e também são excelentes para rotina de skincare, o ácido hialurônico e a niacinamida são ótimas opções.

Algumas pacientes toleram bem ácido glicólico em baixa concentração e com uso reduzido noturno, que pode variar entre 1 dia na semana até dias alternados. E existem os que estão extremamente controlados que conseguem usar até mesmo derivados do ácido retinoico ou vitamina C em baixa concentração.

Priorize ácido hialurônico e niacinamida.

Evite retinol e vitamina C.

Até esse ponto falei mais da rosácea tipo 1, aquela em que a pele é sensível, vermelha, com mais vasos aparentes no rosto. Mas ela pode ser mais intensa e se parecer com espinhas, com bolinhas vermelhas no rosto que muitas vezes é confundida com acne e fica anos com tratamentos inadequados. Quando a rosácea aparece dessa forma, a abordagem já muda. Outros tratamentos precisam ser adicionados.

Como tratar as bolinhas que parecem espinhas na rosácea? 

Nesses casos pode ser necessário uso de antibióticos tópicos, como o metronidazol, ou oral, como limeciclina ou minociclina. Outras substâncias de uso tópico com boa resposta são: ivermectina em gel ou creme e ácido azeláico.

 Existe muito erro no diagnóstico entre acne e rosácea. Vejo pacientes sendo tratados como se tivessem acne, com a pele cada vez mais sensibilizada, quando na verdade, o que eles tem é rosácea. Algumas vezes acne e rosácea se misturam…uma pele sensível, oleosa, com cravos, espinhas e muita vermelhidão. Um desafio para nós e é preciso muita cautela e paciência para a melhora. Nessas misturas entre acne e rosácea ou no caso de dúvida, a substância que costumo optar é o ácido azelaico, que trata bem as 2 condições. 

A isotretinoína oral, conhecida como Roacutan, pode ser uma boa opção nesses casos, porque é indicada para acne e também em alguns casos de rosácea. Não faço de rotina, mas considero quando os cremes não estão conseguindo controlar e os ciclos de antibiótico oral estão sendo muito frequentes.

Melhores tratamentos para Rosácea grau 2:

  • metronidazol gel
  • ivermectina gel ou creme
  • ácido azeláico
  • antibióticos orais: limeciclina ou minociclina
  • isotretinoína oral, conhecido como Roacutan

Quais os melhores procedimentos no consultório para Rosácea?

Existem alguns procedimentos no consultório que podem ajudar na rosácea, e outros que devem ser evitados.

Atualmente, meu tratamento preferido é com o laser Fotona Ndyag, porque ele é capaz de atuar em todas as fases da rosácea, que muitas vezes se misturam. Ele melhora tanto a vermelhidão, quanto as lesões inflamadas. Ele tem uma capacidade anti inflamatória incrível e acalma a pele de forma imediata. Gosto também de aplicar logo após o laser, uma substância chamada exossomos, que faz parte da medicina regenerativa e possui propriedade calmante intensa.

Outros tratamentos que ajudam são: Luz Intensa Pulsada, Microbotox na área da vermelhidão, alguns tipos de radiofrequência.

Por outro lado, peelings e laser ablativo devem ser evitados!

Se você quiser saber mais sobre Rosácea, laser para Rosácea ou tiver outras dúvidas que eu possa ajudar, tenho outros artigos sobre esse tema. Deixe também aqui seus comentários e me siga nas redes sociais!!

Deixe um comentário